No final, Espanha derrota a Inglaterra por 2 a 1 e conquista o tetra da Euro

Hoje, no estádio Olímpico de Berlim, com gols de Nico Williams e Oyarzabal, a Espanha derrotou a Inglaterra por 2 a 1 e conquistou a Euro pela quarta vez na história. Cole Palmer marcou o gol da seleção Inglesa.

Primeiro Tempo

Yamal e Bellingham disputando a bola. (Richard Pelham/Getty)

A primeira parte da decisão da Euro 2024 foi marcada por um equilíbrio tenso e estratégico, resultando em um placar que permaneceu zerado ao fim dos primeiros 45 minutos. O confronto entre Espanha e Inglaterra no Estádio Olímpico de Berlim destacou-se pelas intensas disputas físicas e pela organização defensiva de ambas as equipes, o que limitou as oportunidades claras de gol.

Os goleiros, embora presentes, foram pouco exigidos ao longo do jogo, refletindo em uma participação discretamente observada durante a primeira etapa. Das sete finalizações registradas até então, apenas uma encontrou o caminho em direção ao gol adversário. Nos acréscimos do primeiro tempo, Foden conseguiu cabecear com perigo após uma cobrança de falta na área, mas Unai Simón mostrou segurança ao realizar a defesa.

As tentativas seguintes de ambas as equipes não conseguiram ameaçar seriamente o gol adversário, frequentemente sendo neutralizadas pela bem postada defesa adversária. Assim, o jogo transcorreu com um ritmo controlado e sem grandes emoções, evidenciando a cautela e o respeito de ambas as partes entre os dois times na busca pelo sonhado título europeu.

Segundo Tempo

Oyazarbal celebrando o seu gol na decisão. (Kai Pfaffenbach/Reuters)

Se o primeiro tempo foi pouco movimentado, a parte final do jogo reservou grandes emoções para a decisão. Mal começou a etapa final, a Espanha, através de duas de suas jóias, inaugurou o marcador. A jogada passou por Lamine Yamal que deu um passe preciso para Nico Williams mandar para a rede. Logo no lance seguinte, quase que o autor do gol foi garçom, mas Dani Olmo desperdiçou a oportunidade de ampliar. A primeira chance da Inglaterra foi em um chute de Jude Bellingham que passou longe do gol.

No entanto, o English Team, não se deixou abater e aos 27 minutos, Bukayo Saka recebeu dentro da área, rolou para Harry Kane que fez o pivô e Cole Palmer mandou para a rede para igualar o placar da decisão e manter vivo o sonho de um país que desde 1966 não conquista uma taça.

Porém, minutos depois, o técnico Luís de la Fuente fez uma substituição que ficará marcada na eternidade do futebol Espanhol, ele colocou Oyarzabal no lugar de Morata e minutos depois, em um cruzamento rasteiro feito por Marc Cucurella, o jogador da Real Sociedad desviou de carrinho e marcou o gol do tetracampeonato da Espanha.

Tetracampeã!!!

Com a conquista, a Espanha chega a quatro conquistas de Eurocopa. A primeira delas foi na edição de 1964, onde a fúria derrotou a então União Soviética por 2 a 1. A segunda conquista veio em 2008, na edição disputada na Austria e na Suíça. Puyol, marcou o gol na final contra a Alemanha que deu o título para a Roja. 4 anos depois, na competição sediada entre Polônia e Ucrânia, a Espanha passeou frente a Itália e conquistou o tri vencendo por 4 a 0.

A conquista de hoje, coloca a Espanha como a maior campeã de forma isolada da competição.

Melhor da partida

Tendo marcado um gol nessa decisão e sendo bem atuante, coloco Nico Williams como o craque da partida.

Próximos compromissos de Espanha e Inglaterra

As duas seleções voltaram a entrar em campo apenas nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026

você pode gostar também