São Paulo e Botafogo se enfrentaram na noite dessa quarta-feira (25), na casa do Tricolor Paulista, o MorumBIS, em duelo válido pelo jogo de volta das quartas de final da Copa Libertadores, na ida as equipes empataram no Rio de Janeiro sem gols. O São Paulo foi massacrado pelo Alvinegro mas segurou o empate.
Na segunda partida a história foi parecida, o Botafogo mandou na primeira etapa, conseguiu abrir o placar e o São Paulo desperdiçou um pênalti. Mas no segundo tempo o São Paulo tomou as rédeas da partida e chegou ao empate já no fim com Calleri.
Nos pênaltis, após um pênalti perdido de cada lado, Nestor desperdiçou e Matheus Martins cobrou para classificar o Botafogo para a semifinal.
Primeiro tempo
A partida começou pegada, com o Botafogo querendo dominar as ações e o São Paulo buscando escapar em velocidade, e logo com 14 minutos o Botafogo abriu o placar após vacilo defensivo do Tricolor.
Luiz Gustavo escorregou com a bola dominada na defesa e Savarino ficou com a bola e acionou Igor Jesus. O atacante devolveu para o venezuelano que cruzou na área, Rafael ficou indeciso, saiu mal e espalmou para o meio da área, o argentino Thiago Almada aproveitou o rebote e mandou para o gol.
Aos 26 mais um erro defensivo do São Paulo quase resulta em gol, Rafinha foi desarmado na saída de bola por Almada e a bola sobrou para Igor Jesus, o atacante finalizou de longe e a bola passou muito perto da trave.
Após tentativas de ambos os lados mas sem mais muitos sustos, já no fim da primeira etapa, o VAR entrou em ação para checar um possível toque no braço de Barboza dentro da área. O toque foi confirmado, mas Lucas cobrou a penalidade para fora e desperdiçou a chance do empate.
Segundo tempo
O Botafogo iniciou o segundo tempo tal qual o primeiro, com muita pressão e sufocando o São Paulo, mas sem chegar com tanto perigo ao gol como na primeira etapa. A primeira chance clara foi do São Paulo, após cruzamento de Luciano, a bola chega em Calleri, que completamente livre na pequena área manda para fora perdendo um gol incrível.
Pouco depois Lucas foi para a jogada individual, limpou a marcação dentro da área e John fez uma bela defesa para evitar o empate do Tricolor Paulista.
O Tricolor cresceu no jogo e começou a pressionar o adversário de qualquer forma em busca do empate que leva a partida para os pênaltis, até que aos 41 André Silva cruzou para Calleri, que subiu de cabeça e mandou para o fundo do gol, sem chance para John.
Após o gol, o Botafogo ficou abalado e o São Paulo estava melhor, mas o jogo esfriou com uma briga generalizada.
No fim, aos 99 o Botafogo quase voltou a frente do placar, Almada cobrou na cabeça de Adryelson, que cabeceou para fora e o juiz apitou o fim do jogo.
Disputa de Pênaltis
Na disputa de pênaltis, Calleri perdeu o primeiro para o São Paulo, Vitinho perdeu o quarto do Botafogo e na sexta cobrança Nestor desperdiçou e Matheus Martins classificou o Botafogo para uma semifinal de Libertadores após 51 anos.
Melhor da partida
O melhor em campo para o lado do São Paulo foi Calleri, que apareceu no momento certo para empatar a partida, mesmo com o pênalti perdido na disputa. Já para o Alvinegro, Almada foi quem mais se destacou na equipe.
Próximos compromissos de São Paulo e Botafogo
O São Paulo voltará a campo pelo Brasileirão, no domingo (29), às 16h (Horário de Brasília), no mesmo estádio do jogo de hoje, no entanto o adversário será o Corinthians. A partida é válida pela 28ª rodada da competição. O São Paulo tem 44 pontos e se encontra em 5º, um ponto atrás do Flamengo, que abre o G-4.
Já o Botafogo, líder do Brasileirão, atuará no sábado (28), às 21h (Horário de Brasília), contra o Grêmio no Estádio Nilton Santos. O Alvinegro tem 56 pontos, três a frente do Palmeiras, o vice-colocado.
Na semifinal, o Botafogo terá pela frente o vencedor entre Flamengo e Peñarol, por ter pior campanha que ambos os clubes, o Alvinegro decidirá a eliminatória fora de casa. As partidas estão previstas para acontecer nas semanas dos dias 23 e 30 de outubro.