Antes de fazer sua viagem para o Mundial de Clubes, o Manchester City somou mais um tropeço em casa, no Etihad Stadium, ao empatar em 2 a 2 contra o Crystal Palace pela 17ª rodada da Premier League. Os Cityzens chegaram a abrir dois gols de vantagem graças a Jack Grealish e Rico Lewis e tiveram 74% de posse de bola, mas viram o Palace empatar com gols de Mateta e Olise, que empatou a partida após pênalti cometido por Foden já nos acréscimos da segunda etapa.
Primeiro Tempo
O Manchester City começou a partida já controlando o meio de campo e consequentemente as ações do jogo. Julian Alvarez finalizou de cabeça aos cinco minutos para uma excelente defesa de Henderson. O goleiro inglês do Crystal Palace ainda teve que trabalhar em chutes de Rodri e Gvardiol mas nada pode fazer quando, aos 24, Foden achou Grealish na entrada da área que, de primeira, finalizou no canto esquerdo de Henderson e abriu o placar após longa análise do VAR em relação a um impedimento do ponta inglês.
Tamanho era o dominou do Manchester City que o Palace só conseguiu um lance de perigo aos 42, quando Mateta saiu livre e tocou para sofrer falta de Ederson na entrada da área. Houve reclamação por parte dos jogadores da equipe londrina para que o goleiro brasileiro fosse expulso, mas o árbitro Paul Tierney só deu amarelo. Na cobrança, Olise mandou por cima da meta do City.
Segundo Tempo
Na segunda etapa o Manchester City parecia querer resolver o jogo rapidamente. Aos sete minutos, Julian Alvarez cobrou falta, a bola não tocou em ninguém e acabou entrando, porém o gol foi anulado porque Rodri se movimenta em direção a bola e acaba atrapalhando o comportamento de Henderson, que ficou parado no meio da meta. Mas dois minutos depois, aos nove, Rico Lewis finalizou dentro da área após a bola sobrar de um desvio no passe de Jack Grealish e aumentou o marcador. Primeiro gol de Lewis, de apenas 19 anos, na Premier League.
Com a vantagem em dois gols e com o Palace ainda sem finalizar na partida, o Manchester City diminuiu o ritmo e começou a gastar o tempo. Ainda assim, teve chances de fazer o terceiro com Bernardo Silva, aos 18, o chute do português foi tão bonito quanto a plástica defesa de Henderson para evitar o gol. Porém a equipe de Pep Guardiola voltou a sofrer com a desatenção defensiva que já havia lhe custado pontos em jogos anteriores. Aos 31, um passe longo nas costas de Walker achou Schlupp, que avançou e fez o cruzamento rasteiro para Mateta apenas empurrar para o gol e diminuir o placar no que foi a primeira finalização a gol do time de Londres
Acreditando no empate, Roy Hodgson promoveu mudanças para deixar o Palace mais ofensivo e com isso equilibrar um pouco mais as ações. O Manchester City ainda controlava mais o jogo e teve mais uma chance com Bernardo Silva, aos 41, mas o português parou novamente em Henderson. Já nos acréscimos, aos 47, após bate e rebate dentro da área, Mateta foi mais esperto que Foden e conseguiu tocar na bola antes do inglês, que chutou sua canela. Pênalti assinalado para o Crystal Palace. Na cobrança, Olise só teve o trabalho de deslocar Ederson e empatar a partida.
Ao final do jogo, frustração por parte dos torcedores do City, que vaiaram a equipe após mais um resultado ruim em um jogo em que o time tinha total controle e, por desatenção, permitiu que o adversário conseguisse arrancar pontos. Na tabela da Premier League o Manchester se mantém na quarta posição com 34 pontos em 17 jogos, três pontos a menos que o líder Liverpool que ainda joga essa rodada contra o Manchester United. O Crystal Palace também não mudou de posição na tabela, se mantendo em 15º com 17 pontos em 17 jogos, a sete da zona de rebaixamento.
Melhor em Campo de Manchester City x Crystal Palace
Apesar do empate, o melhor em campo foi Jack Grealish, do Manchester City. O camisa 10 inglês marcou pelo terceiro jogo seguido pela Premier League.
Próximos Compromissos de Manchester City x Crystal Palace
O Manchester City agora viaja para Jeddah, na Arábia Saudita, onde enfrenta o Urawa Reds/JAP na terça-feira (19), às 15h (horário de Brasília), pelas semifinais do Mundial de Clubes que tem o Fluminense jogando no dia anterior contra o Al-Ahly/EGI. O Crystal Palace joga apenas na quinta-feira (21), às 17h (horário de Brasília), contra o Brighton no Selhurst Park pela 18ª rodada da Premier League.