O começo de setembro marca o encerramento da janela de transferências do meio de ano do futebol brasileiro. Esse momento é crucial para os clubes buscarem reforços a fim de promover um gás ao time na reta final da temporada. Com o Corinthians, não foi diferente. A diretoria, liderada pelo presidente Augusto Melo, olhou com total atenção ao mercado, diante da situação crítica para o clube em 2024. Nesse sentido, sete jogadores foram contratados na janela.
- Siga o Na Beira do Campo no Instagram
Todos os setores foram reforçados, do gol ao ataque. A começar pela chegada de Hugo Souza, arqueiro revelado pelo Flamengo e que estava no futebol português. Com apenas 14 jogos pelo Timão, Hugo já demonstrou ser um nome de segurança no time e ganhou o carinho da Fiel. Já André Ramalho foi o único reforço para a defesa. O experiente zagueiro estava no PSV, da Holanda, e já emplaca 13 jogos no alvinegro.
A área que recebeu mais atenção da diretoria foi o meio-campo. Três volantes foram contratados neste meio de ano: Alex Santana, José Martínez e Charles. Charles é o atleta de maior minutagem dentre os citados, com nove jogos pelo Timão.
No ataque, Talles Magno chegou e caiu como uma luva no time titular de Ramón Díaz. O cria do Vasco, de apenas 22 anos, pertence ao New York City (EUA) e está emprestado ao Corinthians até o fim de 2025. O ponta-esquerda já chegou mostrando serviço, com números que chamam a atenção: três gols em cinco jogos. O centroavante Héctor Hernández, centroavante espanhol, fecha a lista de contratações do clube do Parque São Jorge.
Corinthians chegou a sondar nome de peso
Fora os atletas contratados, o Corinthians tentou outros reforços, mas que não saíram do papel. Esse foi o caso do craque Mario Balotelli. O italiano de 33 anos teve seu nome constantemente ligado ao time paulista, mas as negociações não avançaram. Além de Balotelli, Gustavo Cuéllar e Michael, ambos ex-Flamengo, foram outros atletas na mira. Nos dois casos, o presidente Augusto Melo recuou na investida após ter ciência dos valores altos para contratá-los.
A última cartada do Timão foi por Carlos González. Segundo o GE, o alvinegro tentou comprar o atacante paraguaio nos últimos dias da janela. Apesar de ter um acordo verbal com o jogador, um impasse com o seu time, o Tijuana (MEX), impossibilitou o desfecho positivo.
Saídas
Além dos reforços, o Corinthians também precisou lidar com 10 saídas do elenco. Confira uma por uma:
- Cássio: ídolo corintiano acertou sua rescisão de contrato e está no Cruzeiro.
- Carlos Miguel: goleiro preferiu encaminhar sua ida ao futebol europeu e está no Nottingham Forest, da Inglaterra.
- Fausto Vera: peça importante no time em 2022, o volante entrou em baixa no time e encerrou sua passagem. Atualmente defende o Atlético-MG.
- Gabriel Moscardo: o cria do Terrão estava emprestado ao Corinthians pelo PSG até junho. Recuperado de lesão, o volante voltou a França e foi enviado ao Stade Reims.
- Gustavo Silva (Mosquito): o atacante pediu rescisão contratual devido a atrasos de pagamentos da diretoria alvinegra. Ele está no Vitória.
- Arthur Sousa: assim como Mosquito, Arthur também foi a Justiça por problemas relacionados a pagamento. O atacante conseguiu rescindir seu contrato e reforçou o Bragantino.
- Léo Natel: sem espaço, o atacante foi emprestado ao Pafos FC, do Chipre.
- Paulinho: outro ídolo corintiano, finalizou sua segunda passagem pelo clube em julho. Atualmente está livre no mercado.
- João Pedro Tchoca: também sem oportunidades, o jovem zagueiro foi emprestado ao Ceará, que disputa a Série B, até o fim do ano.
- Wesley: joia do Timão, a promessa rendeu uma bolada ao Corinthians ao ser comprado pelo Al-Nassr, da Arábia Saudita.