A primeira chance de título de Tite no comando do Flamengo está muito próxima de ser alcançada. Neste domingo (7), o Rubro-Negro enfrenta o Nova Iguaçu, pela partida de volta da final do Campeonato Carioca, no Maracanã. No primeiro jogo, também no Maraca, o Flamengo venceu por 3×0 e encaminhou seu 38º título estadual.
Pra evitar a festa vermelha e preta, o Nova Iguaçu precisa vencer por mais de três gols de diferença. Se repetir a vantagem de três gols, a decisão vai pros pênaltis. Qualquer outro resultado, dá o título que não vem desde 2021 ao Flamengo. Curiosamente, o Nova Iguaçu só marcou quatro gols em todos os confrontos contra o Flamengo em sua história e precisaria marcar quatro apenas em uma partida pra conquistar o título inédito.
Flamengo
Com o título encaminhado no Campeonato Carioca, Tite fugiu do que foi quase regra entre os times brasileiros envolvidos nas finais estaduais e nas competições sul-americanas. Com quase força máxima, o Flamengo tropeçou em Bogotá, na Colômbia, contra o Millionarios, pela primeira rodada da Libertadores. Depois de abrir o placar na altitude de 2.600 metros e ter um jogador a mais durante a maior parte do segundo tempo, o Rubro-Negro acabou tomando o empate e divide a segunda posição do grupo E com os colombianos após a vitória do Bolívar-BOL por 4×0 contra o Palestino-CHI, fora de casa.
Nico De La Cruz, que foi desfalque em Bogotá por conta de uma virose, está recuperado e pode voltar ao time titular no domingo. Guillermo Varela sentiu dores musculares e foi substituído contra o Millionarios, mas não deve ser problema. Gérson, que teve um problema no rim e ficou de fora por 50 dias, voltou a treinar com a equipe e deve estar de volta nas próximas semanas. Gabriel Barbosa segue suspenso e Wesley está lesionado.
O provável time do Flamengo deve ter: Rossi, Varela, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Pulgar, De La Cruz (Allan) e Arrascaeta; Luiz Araújo, Everton Cebolinha e Pedro.
Nova Iguaçu
Pra tentar realizar o “impossível”, o Nova Iguaçu teve a semana inteira pra trabalhar depois da derrota na partida de ida da final do Cariocão. Já realizando sua melhor campanha na história do Campeonato Carioca, a equipe de Carlos Vitor já pensa na continuidade da temporada e do possível desmanche em seu elenco. O Laranjão ainda tem a Série D do Campeonato Brasileiro pra disputar após o fim do Carioca e já sabe que vai perder seu artilheiro, Carlinhos, para o Flamengo. Bill, Xandinho, Yago e outros destaques da equipe têm propostas pra sair.
O único desfalque pra equipe de Carlos Vitor deve ser a ausência de Cayo Tenório. O lateral foi punido pelo Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD-RJ) com três jogos de suspensão nesta quinta-feira (4), por um lance em cima de Rossi, do Vasco, no jogo da quinta rodada do Carioca, em 31 de janeiro. No lance em questão, o árbitro João Marcos Gonçalves Fernandes sequer marcou falta.
O provável time do Nova Iguaçu deve ter: Fabrício Santana, Yan Silva, Gabriel Pinheiro, Sérgio Raphael e Maicon; Albert, Igor Fraga e Yago; Bill, Xandinho e Carlinhos.
Retrospecto Flamengo x Nova Iguaçu
O histórico de confrontos entre as duas equipes é bastante desequilibrado. Em 14 partidas, o Flamengo venceu 11, duas terminaram empatadas e o Nova Iguaçu só conseguiu uma vitória. O triunfo do Orgulho da Baixada aconteceu no primeiro encontro entre os dois, no Cariocão de 2006, por 1×0. Nesta edição do Campeonato Carioca, os dois se enfrentaram na primeira fase e o time sub-20 do Flamengo ficou no empate com a Laranja Mecânica, em 1×1.
Onde assistir Flamengo x Nova Iguaçu
A partida decisiva do Campeonato Carioca de 2024 terá transmissão da Band, do BandSports e do Canal Goat, no Youtube.
Ficha técnica
- Flamengo x Nova Iguaçu
- Competição: Campeonato Carioca – Finais (jogo de volta)
- Estádio: Estádio Mário Filho (Maracanã) – Rio de Janeiro, RJ
- Horário: 17h (Horário de Brasília)
Arbitragem
- Árbitro: Bruno Mota Correia
- Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique e Luiz Cláudio Regazone
- Quarto Árbitro: Grazianni Maciel Rocha
- VAR: Rodrigo Carvalhaes de Miranda