Hoje, na Arena do Grêmio, com gols de Cristaldo, Diego Costa e Nathan Fernandes para o tricolor e Gilberto para o papo, o Grêmio venceu o Juventude por 3 a 1 e se sagrou, pela segunda vez, heptacampeão gaucho. A primeira sequência foi de 1962 a 1968.
Primeiro Tempo
O primeiro momento de ameaça de uma dos times já alterou o marcador. Aos quatro, o Juventude avançou pelo lado esquerdo, onde Jean Carlos fez um cruzamento para o meio, porém a finalização de Lucas Barbosa foi bloqueada. Na volta, ele mesmo disputou com Caíque, e a bola ficou livre para Gilberto empurrar para o gol e inaugurar o placar. Logo após o reinício do jogo, com atraso devido à revisão do VAR, a defesa gremista errou na saída, e Jean Carlos chutou forte para a defesa de Caíque. O Grêmio conseguiu criar perigo aos nove minutos. Após um lançamento lateral na área, Diego Costa ajeitou de peito, e Cristaldo chutou para fora, à direita da baliza. Antes dos 12 minutos, João Pedro tentou com o pé esquerdo, de fora da área, mas saiu fraco, para uma defesa tranquila de Gabriel. Dois minutos depois, após um cruzamento de Mayk, Diego Costa disputou com o zagueiro, e a bola ficou com Gustavo Nunes, mas Gabriel fez a defesa do chute. O Grêmio tinha o controle do jogo, mas encontrava uma equipe adversária bem posicionada na defesa. No entanto, apesar das dificuldades, a reviravolta aconteceu em dois minutos. Aos 41 minutos, Pavón foi acionado na direita, driblou a marcação e cruzou procurando Diego Costa. A bola sobrou para Cristaldo, que dominou e mandou para as redes empatando a partida. O jogo mal tinha recomeçado quando ocorreu a reviravolta. Pepê recuperou a bola no ataque, passou para Cristaldo, porém a bola ficou com Diego Costa, que finalizou de fora da área, a bola desviou e acabou entrando no canto esquerdo de Gabriel. Era a virada relâmpago do tricolor e o primeiro tempo terminou em 2 a 1 para o Grêmio.
Segundo Tempo
A parte final começou com pouca movimentação. Até aos 15 minutos, o principal acontecimento foi um incidente com Alan Ruschel, que caiu em cima da mão esquerda, aparentemente quebrada, e teve que continuar a jogar com uma proteção no local. A primeira oportunidade do Jaconeto aconteceu após uma troca de passes pelo alto entre Gilberto e Rildo, onde o número 9 finalizou de pé esquerdo para fora. O Gilberto tentou novamente aos 18, em cobrança de falta defendida por Caíque. Logo depois, Diego Costa recebeu livre, entrou na área e foi derrubado pelo goleiro. O árbitro chegou a marcar o pênalti, mas foi assinalado impedimento no início da jogada. Aos 22, João Pedro recebeu pela direita, já na área, e cruzou para o meio para Cristaldo finalizar de primeira, forçando Gabriel a fazer uma boa defesa. O Juventude tentou cinco minutos depois, com um chute de Mandaca de longe, sem perigo. Sem energia, a equipa visitante não só não conseguiu empatar, como sofreu o terceiro gol. Aos 41, João Pedro acionou Diego Costa, que entrou na área, segurou a bola e passou para Nathan Fernandes marcar na pequena área: 3 a 1. Aos 48, ainda houve uma chance para o quarto gol. Nathan Fernandes recebeu pela direita, passou para o meio, Villasanti tocou e Du Queiroz finalizou para a defesa de Gabriel, esse foi o último lance de perigo do jogo, depois daí foi só aguardar o apito final e celebrar o heptacampeonato gaúcho.
Melhor da partida
O melhor da partida, o craque do jogo foi Diego Costa, o recém-contratado fez uma partida excepcional participando dos três gols e sendo peça fundamental na conquista.
Próximos compromissos de Grêmio e Juventude
Com o campeonato estadual finalizado, os dois times virarão suas atenções para outras competições. O Grêmio jogará contra o Huachipato na terça-feira pela Libertadores em um jogo que promete ser decisivo, uma vez que o time foi derrotado na estreia por 2 a o pro The Strongest. Já o Juventude irá a Criciúma enfrentar o Criciúma pela primeira rodada do Brasileirão.