Santos x Fluminense: onde assistir, prováveis escalações e detalhes da partida

O Peixão vai receber o Fluzão dentro de casa para mais um desafio na luta contra o rebaixamento

Santos x Fluminense, acontece neste quarta-feira (29), em partida válida pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro Série A. A partida será no Estádio Urbano Caldeira – a Vila Belmiro -, em Santos, São Paulo às 19h. O Santos vem de um bom resultado, se não excelente, contra o antigo líder Botafogo, dentro do Engenhão. O Peixe conseguiu o empate contra o adversário carioca já com o cronometro prestes a adentrar os acréscimos. Messias, aos 45′ do segundo tempo, cabeçou pra dentro do gol depois de um cruzamento e jogada espetacular do Soteldo pra cima do Segovinha, camisa 10 do Glorioso.

Já o Fluminense vem de uma vitória no Maracanã contra o Coritiba, por 2×1, com gols dos heróis da Copa Libertadores, German Cano e John Kennedy. A partida não foi muito emocionante para os telespectadores, principalmente pela falta de objetivos a almejar de ambas as equipes que se enfrentaram – o Coritiba está praticamente rebaixado, enquanto o Fluminense atingiu a Glória Eterna nessa temporada, então o dever já foi cumprido.

Santos

Santos x Fluminense
Santos no empate contra o Botafogo no Nilton Santos. – Foto: Divulgação/Santos FC

O Peixão não tem conseguido realizar atuações de luxo dentro das 4 linhas, porém tem conseguido obter pontos valiosos nessa reta final de Brasileirão – a exemplo o ponto convertido na última partida, contra um adversário difícil (apesar de abalado) e com um excelente mando de campo no primeiro turno, que é o Botafogo -, estando muito próximo do seu objetivo, que é espantar o fantasma do rebaixamento. Estatísticos estimam que a linha de corte do Z4 esse ano será, provavelmente, 44 pontos, ou seja, 1 a mais que o Santos já possui.

Jogando mal ou jogando bem, o Santos não pode se dar ao luxo de entregar uma vitória de bandeja para qualquer adversário que for, seja para o líder, seja num clássico, seja para o lanterna ou nesse Santos x Fluminense. E isso tem sido demonstrado pelo elenco, que rodada após rodada, mostra sua garra e gana de lutar em prol do bem comum que é o Peixão, para que ele possa escapar do rebaixamento. É nítido, entretanto, que muita das vezes o Santos joga um futebol muito carente, com ausências de criatividade e armações eficientes, ou até mesmo vazamentos defensivos, até porque se não fosse assim, não estaria na situação que está.

A última partida contra o Botafogo foi mais uma atuação desastrosa – do ponto de vista de futebol jogado – por parte da equipe do Santos. O Glorioso, até por estar em casa e na pressão que se encontrava, dominou o jogo do começo ao fim, mesmo sem uma atuação brilhante. Se tivesse que ter um vencedor nessa partida, seria o Botafogo, com toda certeza. Mas não é assim que o futebol funciona e o Peixão conseguiu atingir seu objetivo principal: pontuar fora de casa.

Vale ressaltar que, apesar de não ter atuações tão vistosas, o Peixão chegou a marca de 7 jogos consecutivos de invencibilidade. Após a goleada sofrida por 7 a 1 do Internacional há seis jogos atrás, o Peixe embalou 6 jogos sem perder, sendo 3 vitórias e 4 empates, resultados que o fizeram abrir 1 ponto do Z4 no momento, ou seja, não tem nada definido ainda.

Para o plantel do Peixão, o treinador Marcelo Fernandes contará com dois desfalques relativamente importantes no seu elenco, pensando no seu estilo de jogo, que são os meias Lucas Lima e Nonato, ambos estarão ausentes por cumprimento de suspensão após terceiro cartão amarelo diante do Botafogo. Ainda não se sabe se o Tomás Rincon, fundamental volante nessa equipe do Peixe, terá condições plenas de atuar – vale ressaltar que ele ficou fora da última partida por ter atuado intensamente durante a Data Fifa, representado sua Seleção Venezuelana.

Para repor esse “buraco” e a redução do poder de criação que a ausência desses dois meias vai causar na equipe, o Marcelo Fernandes provavelmente deve utilizar o Camacho e o Maxi Silvera – que já vem sendo bastante utilizado e evoluind bem aos poucos – no lugar do Lucas Lima e do Nonato. Talvez o Maxi Silvera tenha de puxar uma responsabilidade maior na parte criativa do time.

O provável time do Santos deve ter: João Paulo; Lucas Braga, Messias, Joaquim e Kevyson; Rodrigo Fernández, Camacho, Jean Lucas e Maxi Silvera; Soteldo e Marcos Leonardo. Técnico: Marcelo Fernandes.

Fluminense

Santos x Fluminense
German Cano, autor de um dos gols da vitória sobre o Coritiba por 2×1. – Foto: Marcelo Gonçalves/Fluminense

O Fluminense já alcançou seu objetivo principal na temporada – e que objetivo espetacular -, que era a tão sonhada e merecida Copa Libertadores – no dia 4 de novembro, em uma final épica contra o Boca Juniors -, a primeira e tão aguardada em sua história, marcada por dois heróis inesperados no passados, German Cano e John Kennedy. Quem espera sempre alcança.

Já em relação ao Brasileirão, a campanha do Fluminense não foi tão encantadora, mesmo que com a vitória contra o Coritiba na última os tenha levado ao 7° lugar, com 53 pontos em 35 jogos (15 vitórias, 8 empates e 12 derrotas). Talvez aqui que more a esperança do AlvinegroPraiano, essa ‘ausência de fome’ por parte do Fluminense, que apenas cumpre sua tabela de forma honesta, visto que já tem vaga garantida na próxima Libertadores.

Agora, mais do que nunca, com a Taça da Libertadores em mãos e sem chances de título brasileiro, o Fluzão não entenda com todo sua vontade demonstrada na Libertadores e, inclusive, estudam começar a escalar reservas nas próximas rodadas, visando a preparação de seus atletas para o Mundial de Clubes 2023, onde possivelmente vão enfrentar o Manchester City.

Para o plantel do Tricolor, o técnico Fernando Diniz contará com um possível desfalque, o ponta esquerda Keno, que ainda é duvida para o treinador. Porém, a equipe terá o retorno de dois atletas importantes e que devem começar jogando, são eles os jovens Alexsander e o Martinelli. É provável, também, que o Diniz comece com a dupla que marcou os gols na final da Libertadores, formando essa dupla de ataque que ficou famosa em 2023, John Kennedy e o argentino German Cano.

O provável time do Fluminense deve ter: Fábio; Guga, Nino, Felipe Melo e Marcelo (Diogo Barbosa); André (Martinelli), Lima (Alexsander), Ganso e Arias; Cano e John Kennedy. Técnico: Fernando Diniz.

Retrospecto Santos x Fluminense

Santos x Fluminense já aconteceu, oficialmente, noventa e quatro vezes em toda história, com ligeira vantagem para o Alvinegro Praiano, que possui 38 vitórias, enquanto o clube do Rio de Janeiro leva a pior com 35 vitórias nesse confronto. 21 empates marcam esse duelo entre os rivais interestaduais.

Onde assistir Santos x Fluminense

A partida entre Santos x Fluminense terá transmissão ao vivo e oficial no Premiere.

Ficha técnica

  • Santos x Fluminense
  • Competição: 36ª rodada do Campeonato Brasileiro 2023 Série A
  • Estádio: Estádio Urbano Caldeira (Vila Belmiro)
  • Horário: 19h (Horário de Brasília)

Arbitragem

  • Árbitro: Anderson Daronco (RS)
  • Assistente 1: Rafael da Silva Alves (RS)
  • Assistente 2: Michael Stranislau (RS)
  • Quatro árbitro: Rafael Rodrigo Klein (RS)
  • Árbitro VAR: Gilberto Rodrigues Castro Júnior (PE)
você pode gostar também