Janela de transferência de janeiro de 2024: as chegadas e partidas do Chelsea

Equipe londrina se movimentou pouco no mercado de transferências de inverno na Europa

A janela de transferências do meio da temporada europeia, amplamente conhecida como a janela de inverno no Velho Continente, chegou ao fim na noite do último dia 1º de fevereiro. Aqui está um resumo de todos os movimentos do Chelsea no período em que o mercado esteve aberto.

Novas contratações

Dujuan Richards, atacante jamaicano, concluiu sua transferência previamente acordada para o Chelsea vindo da Phoenix Allstars Football Academy, após completar 18 anos em novembro. Richards tem 10 partidas pela Jamaica e marcou seu primeiro gol pela seleção contra Trinidad e Tobago em junho de 2023.

Atacante de 18 anos foi a única nova chegada ao clube do oeste de Londres em janeiro. Foto – Chelsea FC

Empréstimos

Eddie Beach

Depois de jogar pela equipe sub-21 dos Blues na primeira metade da temporada, o goleiro Eddie Beach foi emprestado ao Gateshead, da National League, 5ª divisão do futebol inglês, pelo restante da temporada. Antes de sair em empréstimo, ele atuou 11 em partidas pelo sub-21 e foi relacionado para o primeiro time masculino em algumas ocasiões.

Armando Broja

O atacante albanês de 22 anos passará o resto da temporada 2023/24 emprestado ao Fulham, vizinho da Premier League. Ele fez 19 partidas pelos Blues nesta temporada, marcando dois gols e dando duas assistências. Um dos gols de Broja veio justamente contra o time ao qual ele se junta, na vitória do Chelsea sobre o Fulham em Craven Cottage, em outubro.

Jamie Cumming

O goleiro de 24 anos formado na academia dos Blues foi emprestado ao Oxford United, da League One. Esse é o quarto empréstimo de Cumming, que já foi emprestado ao Stevenage, ao Gillingham e, mais recentemente, ao MK Dons, onde foi eleito Jogador do Ano e Jogador do Ano dos Jogadores.

David Datro Fofana

Contratado pelo Chelsea há pouco mais de um ano, o atacante da Costa do Marfim retornou de seu empréstimo ao Union Berlin e logo seguiu para o Burnley, onde dará consequência ao seu desenvolvimento na Premier League. Na primeira metade da temporada, em empréstimo ao clube da capital alemã, David atuou em 17 jogos, sendo quatro deles pela Liga dos Campeões, marcando dois gols e dando uma assistência.

O marfinense fez sua estreia pelo Burnley na véspera do dia de fechamento da janela de transferências fechar e deu a assistência para o gol de honra dos Clarets na derrota da equipe de Vincent Kompany para o Manchester City.

Ian Maatsen

O holandês foi emprestado ao Borussia Dortmund, da Bundesliga, depois de assinar um novo contrato que estendeu seu contrato com o Chelsea até pelo menos 2026. O jovem de 21 anos fez 15 jogos pela equipe principal dos Blues nesta temporada, majoritariamente fora de posição. Maatsen se juntou ao time alemão e logo assumiu a titularidade da lateral esquerda, acumulando boas performances na Bundesliga.

Alex Matos

Contratado inicialmente para reforçar a equipe sub-21 dos Blues, vindo do Norwich, na janela de transferências de verão na Europa, Matos caiu nas graças de Pochettino e, depois de figurar no banco por algumas partidas, fez sua estreia no time profissional do Chelsea na vitória sobre o Fulham em outubro.

O meia de 19 anos teve uma segunda aparição pelos Blues, que aconteceu na vitória sobre o Blackburn Rovers pela Carabao Cup. Alex saiu em seu primeiro empréstimo da carreira para continuar seu desenvolvimento no Huddersfield Town, que briga para não ser rebaixado da Championship.

Andrey Santos

O brasileiro, que foi contratado pelo time londrino na janela de inverno europeu de 2023, passou a primeira metade da temporada no Nottingham Forest. Andrey foi chamado de volta de seu empréstimo ao Forest e treinou com os comandados de Mauricio Pochettino antes de viajar pra a disputa do Torneio Pré-Olímpico da CONMEBOL com Seleção Sub-23.

Embora houvesse a possibilidade de que Andrey permanecesse no Chelsea para o restante da temporada, a opção final foi por um novo empréstimo do meia de 19 anos que se juntará a Ângelo no Strasbourg.

Retornos ao Chelsea após empréstimo

Cesare Casadei

O meio-campista italiano fez 25 partidas em todas as competições pelo Leicester City na metade inicial da temporada, marcando três gols, antes de retornar a Londres em janeiro em meio a crise de lesões dos meias dos Blues. Ele fez sua estreia pelo primeiro time do Chelsea saindo do banco de reservas na derrota para o Liverpool na 22ª rodada da Premier League.

Match report: Liverpool 4 Chelsea 1 | News | Official Site | Chelsea  Football Club
Com o placar já decidido em Anfield, Casadei substituiu Cole Palmer para fazer sua estreia pelos Blues na véspera do fechamento da janela de inverno. Foto – Chelsea FC

Diego Moreira

Depois de jogar pelo Chelsea na vitória sobre o Wimbledon na Carabao Cup, em agosto, o atacante português saiu em empréstimo para o Lyon. No clube francês, disputou nove jogos. Tendo jogado por dois clubes profissionais na mesma temporada, um novo empréstimo ficou fora das cartas e Diego Moreira terá que batalhar por espaço em Londres.

Ted Sharman-Lowe

Goleiro da Inglaterra na última edição da Copa do Mundo Sub-20, Teddy Sharman-Lowe retornou de um período de empréstimo ao Bromley, da National League. Ele atuou em três partidas pelo clube.

Mercado do Chelsea Women

Chegadas

Nathalie Bjorn

As Blues completaram sua defesa com a contratação da zagueira Nathalie Bjorn, vinda do Everton, que também disputa a Women’s Super League. A jogadora de 26 anos assinou um contrato de três anos e meio com o clube, até o verão de 2027, e fez parte da seleção sueca que terminou em terceiro lugar na Copa do Mundo do ano passado, ao lado de Zecira Musovic e Johanna Rytting Kaneryd.

Mayra Ramírez

Ramírez assinou um contrato de quatro anos e meio com o clube inglês após deixar o Levante, da Espanha, onde atuava desde o verão de 2022. A atacante de 24 anos tem 30 partidas pela seleção da Colômbia e se tornou a primeira jogadora do país a representar o Chelsea Women ao fazer sua estreia na vitória por 3 a 0 sobre o Brighton no último dia 27 de janeiro.

Empréstimos

Cerys Brown

A jovem defensora passará o restante da temporada 2023/24 emprestada ao Watford, da Barclays Women’s Championship, a segunda divisão do futebol inglês feminino. A zagueira de 18 anos assinou seu primeiro contrato profissional com o Chelsea em julho de 2023 e passou a primeira metade da atual temporada integrada à equipe profissional.

Aimee Claypole

A promissora atacante passará o resto desta temporada disputando a Barclays Women’s Championship com o Lewes. Ela foi a artilheira da Women’s Super League Academy na temporada passada, seguindo no caminho dos gols com a equipe sub-21 feminina do Chelsea na metade inicial da temporada.

Retorno de empréstimo

Nicky Evrard

A goleira foi chamada de volta de seu empréstimo ao Brighton & Hove Albion, que joga na elite do futebol inglês feminino, após sofrer uma lesão no tendão da coxa durante um compromisso pela seleção da Bélgica. Evrard fez apenas um jogo pelas Seagulls no tempo em que esteve no clube.

Saída

Jessie Fleming

A meia canadense de 25 anos completou uma transferência definitiva para o Portland Thorns, da National Women’s Soccer League (EUA). Fleming chegou ao Chelsea em julho de 2020 e marcou 12 gols em 111 partidas com as Blues, conquistando três títulos da Women’s Super League, três FA Cup, uma Copa da Liga e uma Community Shield.

Blues pair named in provisional Canada World Cup squad | News | Official  Site | Chelsea Football Club
Jessie comemora com sua compatriota, Kadeisha Buchanan, o título da FA Cup conquistado em 2023. Foto – Reprodução/Chelsea FC
você pode gostar também