Fortaleza vence San Lorenzo fora de casa e se isola na liderança do grupo H

Leão consegue resultado histórico, mesmo sem finalizar durante 89 minutos

O Fortaleza foi até a Argentina enfrentar o San Lorenzo pela segunda rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana e voltou pra casa com uma vitória história. O 2×0 contra os argentinos foi a primeira vitória do Fortaleza na Argentina. O resultado isola o Tricolor na liderança do grupo H, com seis pontos, deixando o San Lorenzo no segundo lugar, com três, empatado com o Palestino-CHI. O Estudiantes de Mérida-VEN é o lanterna, zerado.

Escalações

Vojvoda não inventou e repetiu o time que vinha escalando, apenas com Pikachu no lugar de Galhardo, lesionado. Na disposição tática do time, também sem novidade. 4-4-2 na defesa, com Pikachu e Moisés marcando nas pontas da segunda linha, e verticalidade com a bola no pé, acionando Moisés na esquerda. Caio Alexandre, como de costume, foi o responsável pela saída de bola do time. A saída de Lucero, outra preocupação médica, mudou a movimentação do ataque, já que Romero é um “nove” bem mais fixo que El Gato.

 

Rubén Insua escalou força máxima e o 3-4-3 na fase ofensiva, se transformava num 5-2-3 quando precisava se defender. Giay e Braida recuavam, se juntando à linha de três zagueiros, deixando Elías – que pediu pra jogar, mesmo com a fratura no rosto – e Perruzzi cobrindo o centro do campo. Barrios e Vombergar abriam o campo, mudando de lado com frequência, mas a bola chegou bem mais no baixinho da camisa 10. Bareiro era o responsável pela altura da pressão sem a bola, quase sempre na intermediária do Fortaleza.

Primeiro tempo

Os primeiros 45 minutos de jogo em Buenos Aires foram de poucas emoções. O San Lorenzo teve bem mais a bola que o Fortaleza, mas criou muito pouco. Braida teve uma boa chance aos cinco minutos em cruzamento que veio da direita, mas acabou travado por Brítez na hora da finalização. O ala esquerda argentino teve outra finalização aos 25, mas o chute de longe chegou fácil às mãos de Fernando Miguel.

Primeiro tempo teve pouca movimentação no Nuevo Gasómetro. Foto: Tito Tuero

 

O momento de maior perigo a favor do Fortaleza acabou nem terminando em finalização. Moisés disparou pelo lado esquerdo, aos 30, driblou o zagueiro e bateu forte pra trás, mas Pikachu não conseguiu acertar a bola, que passou por toda a área. Barreiro, aos 45, teve a melhor chance do jogo, mas bateu forte em cima de Fernando Miguel, Tinga afastou na sobra. O Leão terminou o primeiro tempo sem chutar ao gol de Batalla.

Segundo tempo

O San Lorenzo teve uma ótima chance aos sete. Elías achou espaço pela direita e cruzou pra Bareiro, que, livre dentro da área, acabou batendo por cima do gol de Fernando Miguel. Aos 10, Barrios cobrou falta pra dentro da área, Braida desviou e a bola chegou a Vombergar, que não conseguiu chutar. O jogo seguiu sem finalizações até os 37 minutos, quando Barrios recebeu e bateu forte de fora da área, mas Fernando Miguel encaixou sem problemas.

Tinga foi fundamental no primeiro gol Tricolor. Foto: Tito Tuero

 

Mesmo sem criar durante todo o segundo tempo, o Leão chegou ao primeiro gol aos 44 minutos. Calebe bateu falta pra dentro da área e Tinga acertou a trave. Na volta, a bola pegou nas costas de Batalla e entrou. O segundo saiu logo depois, aos 46. Calebe foi até o fundo do campo e cruzou pro meio da área. Guilherme dominou, girou e bateu de esquerda pra matar o jogo e garantir a vitória Tricolor. Romero até marcou o terceiro aos 49, mas a bola bateu na mão do centroavante antes de entrar.

 

Análise

Não foi um bom jogo do Fortaleza, mas pouco importa. Defensivamente, o time conseguiu segurar o San Lorenzo, que não assustou, mas o problema foi com a bola no pé. Até o primeiro gol, aos 44 minutos do segundo tempo, o Fortaleza não havia finalizado. Mas futebol tem dessas coisas, o Leão volta pra casa com uma vitória histórica e com um passo importantíssimo pra classificação pras oitavas de final.

Calebe mudou o jogo. O meia entrou muito bem na partida e participou dos dois gols Tricolores. Defensivamente, Brítez foi o melhor da linha de zaga do Leão. Ninguém comprometeu lá atrás, mas Pochettino, Pikachu e Romero participaram muito pouco do jogo. Moisés foi a principal arma até cansar e fez um jogo regular.

 

Próximos compromissos

O Fortaleza enfrenta o Coritiba, no domingo, 23, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro, no sul do país. O San Lorenzo recebe o Platense, pela 13ª rodada do Argentinão, também no domingo.

você pode gostar também