Libertad ou Tigre: o próximo adversário do Fortaleza na Sul-Americana

Sorteio da Conmebol, nesta quarta-feira, 05, colocou paraguaios ou argentinos no caminho do Tricolor pelo título inédito

O sorteio das próximas fases da Copa Sul-Americana, nesta quarta-feira, 05, definiu o caminho do Fortaleza até a final. Líder do grupo H, com 15 pontos conquistados, cinco vitórias e apenas uma derrota, o time de Juan Pablo Vojvoda teve a terceira melhor campanha da primeira fase e se classificou diretamente pras oitavas de final da competição sem dificuldades, num grupo que tinha o San Lorenzo-ARG, Palestino-CHI e Estudiantes de Mérida-VEN. O “Laion” joga a Sul-Americana pela segunda vez em sua história, primeira neste formato, e sonha com o título.

Com a ótima campanha na fase de grupos, o Fortaleza espera o vencedor do confronto entre Libertad-PAR, terceiro colocado no grupo G da Libertadores, e Tigre-ARG, segundo colocado no grupo D da Sul-Americana. O primeiro jogo entre os dois acontece na quinta-feira, 13, no Paraguai, enquanto a decisão vai acontecer na quinta seguinte, 20, na casa do argentinos. O vencedor do confronto recebe o Fortaleza no primeiro meio de semana de agosto e visita o Castelão na semana seguinte.

 

Tigre

Vice-campeão da competição em 2012, numa final muito polêmica contra o São Paulo, o Tigre tenta surpreender nesta edição da Sul-Americana. Se há 11 anos, os argentinos abandonaram o segundo jogo da decisão, no Morumbi, no intervalo, depois de perder por 2×0, em 2023, o Tigre reencontrou o São Paulo no grupo D e perdeu por 2×0 novamente, mas sem interromper a partida. Além da derrota no Brasil, os argentinos também perderam pro São Paulo, que foi o líder do grupo, como mandantes.

Argentinos ficaram em segundo no grupo do São Paulo na Sul-Americana. Foto: Rubens Chiri

 

Nos seis jogos da fase de grupos, foram outras três vitórias, duas contra o Puerto Cabello, da Venezuela, e uma contra o Tolima, na Colômbia. Em casa, contra os colombianos, o Tigre ficou no zero e se classificou pra fase seguinte com 10 pontos conquistados, seis atrás do São Paulo. O Tigre manda seus jogos no estádio José Dellagiovanna, com capacidade pra pouco mais de 26 mil pessoas e faz um Campeonato Argentino bem ruim, estando apenas na 19ª posição, depois de 23 rodadas.

O destaque da equipe de Juan Sara é Mateo Retegui, centroavante de 24 anos. O jovem jogador foi revelado no Boca Juniors-ARG e é nascido na Argentina, mas por conta de sua descendência, defende a seleção italiana e marcou dois gols nos seus dois primeiros jogos pela Azzurra.

 

Libertad

Ainda sem títulos internacionais, o Libertad ainda tenta chegar à sua primeira final continental. Com o seu maior rival, Olímpia-PAR, com três títulos da Libertadores, a pressão sobre os “Albinegros” é sempre muito grande por uma participação relevante no cenário internacional. Na Libertadores deste ano, no entanto, o time decepcionou mais uma vez. Depois de começar a campanha no grupo G com uma vitória contra o Atlético-MG, no Mineirão, os paraguaios não conseguiram se impor em casa e somaram apenas um ponto nas três partidas em Assunção.

Paraguaios ficaram atrás dos brasileiros na Libertadores e “caíram” pra Sula. Foto: Pedro Souza

 

Somando apenas sete pontos no grupo que ainda tinha Athletico-PR, que foi o líder, e Alianza Lima-PER, lanterna, o Libertad chegou na última rodada precisando vencer o Atlético-MG, em casa, pra seguir na Libertadores, mas acabou ficando no 1×1 e a segunda vaga do grupo foi pro Galo. Como consolação, a torcida do Libertad vai ver, pelo menos, mais uma noite sul-americana. O jogo contra o Tigre deve ser no Defensores Del Chaco, maior estádio paraguaio, com capacidade pra mais de 42 mil pessoas, mas o Libertad pode optar pelo seu próprio estádio, o Dr Nicolás Leon, mais acanhado, pra 10 mil testemunhas. No Paraguaião, o Libertad foi o campeão do Apertura de 2023, com folga pro vice-líder, Cerro Porteño-PAR.

Daniel Garnero faz um longo trabalho à frente do clube paraguaio, estando desde 2021 no cargo, e conta com alguns medalhões bem conhecidos no seu elenco. O goleiro Martin Silva, que passou pelo Vasco, e o lateral Ivan Piris, com passagem pelo São Paulo, estão lá. Roque Santa Cruz, de 41 anos, e Oscar Cardozo, de 40, ídolos paraguaios e com experiência na Europa, também fazem parte do time.

você pode gostar também