Como o mundo sabe, em 2022 teremos mais uma edição de Copa do Mundo – a maior e mais importante competição de futebol do planeta. Em novembro, no Catar, conheceremos mais um campeão mundial que pode ou subir no ranking de maiores campeões do torneio, ou ampliar a lista seleta de apenas oito seleções que já ganharam uma Copa.
Para entrar de vez no clima do Mundial, conheça (ou relembre) os países que mais venceram a Copa do Mundo FIFA, durante as 21 edições realizadas desde 1930.
1 título de Copa do Mundo: Inglaterra e Espanha
Inglaterra (1966)
Pioneiros do futebol, a Inglaterra possui apenas uma conquista da Copa. O título foi erguido em 1966, quando inclusive, foram o país-sede do Mundial. Naquele ano, os ingleses decidiram a final contra a Alemanha. Pelo placar de 2×2 no tempo normal, a vitória inglesa foi construída na prorrogação, com gol de Peters e Hurst! No entanto, até hoje existe uma pôlemica no lance que deu um dos gols do título a Inglaterra. Isso porque, no lance, Hurst chutou a bola que bateu no travessão, e logo depois, na linha. Sem a tecnologia na época, o árbitro decidiu confirmar o gol.
Outra curiosidade, é que o título foi entregue aos ingleses por ela, a Rainha Elizabeth II, que veio a falecer recentemente aos 96 anos.
Espanha (2010)
A Espanha conquistou sua única (até então) taça da Copa do Mundo em 2010. Naquele ano, a competição aconteceu na África do Sul, onde os espanhóis venceram a Holanda, por 1 a 0, na prorrogação. A Seleção Espanhola era a recém-campeã da Eurocopa, e tinha no seu elenco de estrelas como o goleiro Iker Casillas e o gênio Iniesta, que marcou o gol do título.
2 títulos de Copa do Mundo: Uruguai, Argentina e França
Uruguai (1930 e 1950)
Os uruguaios sediaram a primeira edição de Copa do Mundo, em 1930. Além disso, o Uruguai também foi o primeiro campeão, quando venceu a Argentina por 4 a 2 no estádio Centenário, e levantou a taça. Por muitos anos, eles foram a principal estrela do futebol mundial.
20 anos depois, o Uruguai levantou mais um título de Copa, e entrou para o seleto grupo de bicampeões mundiais. O segundo título veio em 1950, quando o Brasil sediou o torneio pela primeira vez. A nossa Seleção Brasileira era a grande favorita, e foi para afinal no recém inaugurado Maracanã, hoje, um dos principais estádios do mundo. No entanto, os uruguaios calaram os mais de 200 mil torcedores presentes, e fizeram o famoso “Maracanaço”, vencendo o Brasil por 2×1.
Argentina (1978 e 1986)
Os Hermanos venceram a Copa do Mundo duas vezes, ambas com seu grande ídolo: Diego Maradona. Primeiro em 1978, quando sediaram a competição e bateram os Países Baixos, por 3 a 1. E depois, em 1986, na Copa do México, vencendo a Alemanha por 3 a 2.
No entanto, existe uma grande polêmica quanto ao gol que Maradona marcou, nas quartas de final da Copa de 86, contra a Inglaterra. Isso porque, o Deus Argentino havia marcado um gol com as mãos, e mesmo assim foi validado pela arbitragem da época.
França (1998 e 2018)
Os franceses são um dos favoritos para a Copa do Mundo de 2022, já que são os recém-campeões do último campeonato, que aconteceu em 2018, na Rússia. Naquele ano, os franceses vençeram os croatas por 4 a 2, com gols de Mandzukic, Griezmann, Pogba e Mbappé. A maioria dos craques desta edição podem estar novamente no Catar, em novembro deste ano.
A princípio, o primeiro título da França na Copa foi em 1998, quando também sediaram o torneio. Os franceses chegaram a final junto com o Brasil, que tinha no seu elenco craques como Cafu, Taffarel, Ronaldo Fênomeno, Edmundo e Bebeto. O Brasil chegava com moral para a grande decisão, já que eram os últimos campeões da Copa, que havia acontecido nos Estados Unidos. Porém, a França não perdoou e atropelou a Amarelinha por 3 x 0, sendo dois gols de Zinedine Zidane.
4 títulos de Copa do Mundo: Alemanha e Itália
Alemanha (1954, 1974, 1990 e 2014)
O primeiro título da Seleção Alemã foi em 1954, na final contra a Hungria, onde venceram por 3 a 2, na edição que aconteceu na Suíça. Alguns anos depois, em 1974, a Alemanha foi país-sede da Copa, voltou a vencer a competição, entrando para o grupo de bicampeãs após triunfar contra o Países Baixos. Após 16 anos, os alemães conquistam o 3º título: em 1990, na Copa da Itália, eles venceram a Argentina por 1 a 0 na final.
A 4ª taça da Alemanha foi conquistada em 2014, na trágica Copa do Mundo do Brasil. Isso porque, nas semis da competição, acontecia o inesquecível 7×1 dos alemães contra a Seleção Brasileira, em casa. O placar garantia os europeus em mais uma final contra a Argentina, e não foi diferente: naquele ano, a Alemanha venceu os Hermanos nos pênaltis, e levantou a taça no Maracanã.
Itália (1934, 1938, 1982 e 2006)
Os arquirrivais da Alemanha também tem muita história pra contar na Copa do Mundo. Os italianos venceram a Copa do Mundo 4 vezes, nos anos de 1934, 1938, 1982 e 2006. A Azurra foi, assim como o Uruguai, por muito tempo, a equipe mais temida do mundo. O bicampeonato da Itália aconteceu de forma consecutiva, quando venceu a Tchecoslováquia em 34 e a Hungria em 38. No entanto, a Azurra passou por uma seca de 44 anos sem títulos da Copa do Mundo, voltando a conquistar somente em 82, contra a Alemanha, na Copa da Espanha.
Em 2006, a Alemanha era a anfitriã da Copa, e tinha estrelismo para vencer mais uma vez. No entanto, a Azurra voltou a surpreender e venceu os alemães na semifinal, por 2 a 0. Na final, a Itália conquistou o título em cima da França, nos pênaltis.
5 títulos de Copa do Mundo: Brasil
Brasil (1958, 1962, 1970, 1994 e 2002)
O Brasil é o maior vencedor da Copa do Mundo. Ninguém superou a Seleção Brasileira durante todos esses anos, quando conquistaram a maior competição do planeta incríveis 5 vezes. Além disso, a Amarelinha carrega muita história, dentre elas, o peso de ter o jogador considerado o rei do Futebol, Pelé. Não apenas ele, como outros gigantes da história do esporte, vestiram o manto do Brasil, como os campeões Ronaldinho, Ronaldo Fenômeno, Garrincha, Bebeto e entre vários outros. Além disso, o Brasil é uma das grandes favoritas a conquistar o mundo mais uma vez, em novembro, no Catar e fazer história novamente, sendo a primeira seleção do a ser hexacampeã da Copa do Mundo.
Para relembrar os títulos do Brasil, é preciso apenas conhecer o famoso canto “Brasil, Olê, Olê, Olê”, que viralizou durante a Copa de 2018.
“Em 58, foi Pelé
Em 62, foi o Mané
Em 70, o esquadrão
Primeiro a ser tricampeão
Oh, 94, Romário
2002, Fenômeno
Primeiro tetracampeão
Único penta é Brasilzão!”