Na data FIFA de outubro, a Seleção Feminina terá mais dois amistosos importantes que, no fim das contas, terão como objetivo principal a preparação do grupo comandado por Pia Sundhage para a Copa do Mundo Feminina, que acontecerá entre 20 de julho e 20 de agosto de 2023 na Austrália e na Nova Zelândia. Brasil x Noruega, portanto, promete ser um duelo interessante.
Essa será a quarta data FIFA de 2022, sem contar com a Copa América Feminina, que aconteceu entre junho e julho deste ano, e que acabou com a oitava conquista brasileira na competição continental de seleções. O primeiro jogo, portanto, será contra a Noruega, nesta sexta-feira (7), às 14h (horário de Brasília).
O momento da Amarelinha
O Brasil chega para essa data FIFA com certa moral e com muitas expectativas positivas em relação ao futuro – mais especificamente em relação à Copa do Mundo de 2023. Além da campanha brilhante que levou ao octacampeonato da Copa América Feminina em julho, a Seleção acumula ótimos resultados nos amistosos de 2022.
Sendo assim, mantendo a base das últimas convocações, a treinadora Pia Sundhage convocou 24 atletas com as quais contará para disputar os amistoso contra Noruega e Itália, que, por sua vez, acontecerá na próxima segunda-feira (10) às 13h30 (horário de Brasília).
Por conta de lesões, a lista original acabou sofrendo duas alterações: a zagueira Rafaelle acabou sofrendo uma lesão e foi cortada, e Pia optou por não convocar uma substituta para a defensora. Além da zagueira, a atacante Debinha também acabou se lesionando e a meia Micaelly, do São Paulo, foi convocada para substituí-la.
Pia, então, perde duas de suas lideranças em campo e nos bastidores para os amistosos de outubro. E também segue sem Marta, que ainda se recupera de uma operação no joelho e só deve voltar aos gramados em 2023.
De qualquer forma, com moral e com talentos jovens sendo integrados ao plantel, a Seleção Feminina tem qualidade de sobra para performar da melhor forma possível. É verdade que enfrentará uma das melhores seleções do mundo, no entanto, as adversárias desta sexta-feira não estão em seu melhor momento e também tem alguns desfalques de peso próprios.
Noruega
Depois da eliminação precoce na Euro Feminina, em julho, a Noruega tem buscado se reerguer, afinal, ainda não tem sua vaga no Mundial do ano que vem garantida. Parte dessa volta por cima, inclusive, envolve a troca de treinadores: Hege Riise, campeã da Copa do Mundo com a Seleção Norueguesa em 1995, assumiu no lugar de Martin Sjögren.
Ademais, para essa data FIFA, as nórdicas terão um desfalque de peso: Ada Hegerberg. A atacante levou uma pancada na perna esquerda na data FIFA de setembro, em jogo das eliminatórias europeias para a Copa do Mundo, e não joga desde então. Outro desfalque da Noruega é a meia Caroline Graham Hansen, que escolheu dar uma pausa no futebol de seleções por conta de um problema no coração.
Mesmo assim, Riise tem a sua disposição um grupo muito forte e que, de forma similar ao Brasil, mantém a base das convocações anteriores (na medida do possível). Como o futebol norueguês feminino demonstra ao longo dos anos, a tendência é que as europeias busquem controlar a posse e atacar das mais diferentes faixas do campo. Porém, quando são tiradas da sua zona de conforto, as nórdicas apresentam certas dificuldades para encontrar alternativas e fazer seu jogo fluir.
Enfim, com um trabalho ainda nos estágios iniciais, a Noruega representará um ótimo teste para Pia e suas comandadas que, cada vez mais, estão tendo a oportunidade de jogar contra seleções do topo do ranking da FIFA.
Retrospecto: Brasil x Noruega
O amistoso desta sexta-feira marcará o nono encontro na história entre as seleções femininas de Brasil x Noruega. Até aqui, portanto, são oito jogos com quatro vitórias brasileiras, dois empates e duas vitórias das nórdicas.
Além da vantagem do número de vitórias, a Seleção Brasileira apresenta um saldo de gols positivo: foram 14 gols marcados enquanto sofreram apenas nove.
Onde assistir Brasil x Noruega?
A transmissão entre Brasil x Noruega será exclusiva do SporTV.
Ficha Técnica
- Jogo: Brasil x Noruega
- Competição: Amistoso internacional
- Estádio: Estádio Ullevaal – Oslo, Noruega
- Horário: 14h (horário de Brasília)