Dando inicio a nossa nova série de textos aqui no Na Beira, traremos textos sobre os jogadores a se observar em alguma seleções que disputaram a Copa do Mundo. Começando por Jonathan David atacante de 22 anos que defende o Lille/FRA e é um dos principais nomes do Canadá para a Copa do Mundo.
Como joga
Centroavante, Jonathan David é um camisa nove de bastante mobilidade que pode também atuar aberto como ponta ou mesmo em uma dupla de atacantes como tem feito na seleção canadense ao lado de Cyle Larin. Com 1,77 de altura e destro, David costuma se sair melhor em situações onde pode explorar sua velocidade seja para atacar em campo aberto ou até mesmo se desmarcando buscando a profundidade e a finalização.
Com boa explosão, David costuma a aproveitar bastante em situações de bola recuada onde usa da sua velocidade para pressionar e roubar a bola do adversário e a partir dai finalizar ou finalizar. Outro ponto do seu jogo é que o atacante pode sair da para criar chances vindo de frente para o gol ou no apoio frontal.
Carreira
Antes de chegar ao Lille na França, o atacante que é nascido no Brooklyn nos Estados Unidos, foi muito bem no KAA Gent da Bélgica. Em 2020, Jonathan David se transferiu para o Lille onde passou a chamar ainda mais atenção dos clubes pelo mundo e passou a ser nome frequente nas listas de convocação do Canadá.
Na seleção o jovem atacante assumiu o papel de ser uma liderança técnica assim como o ala-esquerdo Alphonso Davies. David foi o artilheiro da Copa Ouro da CONCACAF em 2019 com seis gols.
Seu papel na Copa
Em um grupo com Bélgica, Croácia e Marrocos, é esperado que o Canadá adote uma postura mais reativa nos jogos da Copa se aproveitando das melhores características de seus principais jogadores que é a velocidade. Sendo assim Jonathan David terá papel fundamental já que seu jogo é pautado na velocidade para agredir as costas da defesa rival.