Neste domingo (09), às 12h30 (horário de Brasília), Arsenal x Liverpool promovem mais um duelo pela Premier League, em partida válida pela décima rodada do campeonato. Para recuperar a liderança, tomada temporariamente pelo Manchester City, que venceu o Southampton nesta rodada, os Gunners buscam vencer os Reds que não vêm fazendo uma boa temporada até então.
Prováveis escalações
Arsenal
A equipe de Mikel Arteta faz uma excelente campanha na atual temporada europeia e vem de uma sequência de três vitórias consecutivas, sendo duas pela Premier League e a última pela UEFA Europa League contra o time norueguês, FK Bodø/Glimt.
Na Premier League, os Gunners possuem uma média de 2,5 gols por partida, somam sete vitórias e somente uma derrota, que aconteceu contra o Manchester United na sexta rodada. Além disso, a equipe londrina possui um xG (gols esperados) acumulado equivalente a 15,3 e 20 gols marcados no total, segundo os dados do Fbref. Sendo assim, os donos da casa possuem um aproveitamento de 4,7 gols (Gols marcados – Gols esperados), ou seja, uma equipe que sabe muito bem valorizar suas chances de marcar gols.
O brasileiro Gabriel Jesus é o grande destaque da equipe no campeonato, com cinco gols e três assistências até então. Além do camisa 9, o brasileiro Gabriel Martinelli, o norueguês Martin Odegaard, o suíço Granit Xhaka e o inglês Bukayo Saka também são jogadores que têm se destacado bastante, pois são atletas que tiveram participações efetivas em jogadas que resultaram em finalizações ou gols.
Neste quesito, Martinelli e Odegaard são os jogadores mais criativos da equipe, somando respectivamente 4,43 e 4,24 participações efetivas em jogadas que resultaram em finalizações por 90 minutos. Já em relação a participações em gols, o atacante Saka possui uma incrível média de uma participação de jogadas resultantes em gols por partida.
Em um provável 4-2-3-1, o técnico Mikel Arteta deve entrar em campo com a seguinte escalação:
- Ramsdale; Ben White, Zinchenko, Saliba e Gabriel Magalhães; Partey, Xhaka e Odegaard; Saka, Martinelli e Gabriel Jesus.
Liverpool
A equipe de Jürgen Klopp busca emplacar uma boa campanha na Premier League. Os Reds ocupam a 10ª posição na atual temporada e possuem quatro empates, uma derrota e apenas duas vitórias. O ataque do Liverpool, no entanto, é um dos melhores do campeonato (4º), com 18 gols marcados e 13,9 gols esperados, ou seja, um excelente aproveitamento de 4,1 gols, segundo os dados do FBref.
O brasileiro Roberto Firmino é o grande destaque da equipe no campeonato, com cinco gols, três assistências e uma participação de jogadas que resultaram em gols por 90 minutos, um número significativo. Além do centroavante dos Reds, o atacante colombiano Luis Díaz (3 gols, 1 assistências) e o egípcio Mohammed Salah (2 gols, 3 assistências) também vêm fazendo um bom campeonato até aqui.
Outros dois jogadores que vale a pena ficar de olho nesta temporada no Liverpool são o meia inglês Harvey Elliott e o zagueiro grego Kostas Tsimikas, que se destacam na criação de jogadas, com respectivamente 4,76 e 4,24 participações efetivas em jogadas que resultaram em finalizações. Interessante observar que o zagueiro possui 0,94 em criação para jogadas que resultaram em gols por 90 minutos, um número expressivo para sua posição.
Em um provável 4-3-3, o técnico Jürgen Klopp deve entrar em campo com a seguinte escalação:
- Alisson; Van Dijk, Alexander-Arnold, Matip, e Tsimikas; Henderson e Thiago Alcântara; Salah, Jota, Darwin Núñez e Luis Díaz.
Retrospecto
Arsenal e Liverpool já se enfrentaram em 192 oportunidades na história da liga inglesa, com maior aproveitamento dos Reds, que venceram em 75 delas (39%). O Arsenal venceu em 65 oportunidades (34%) e o duelo conta com 52 empates (27%), segundo os dados do OGol.
Onde assistir?
O duelo válido pela décima rodada da Premier League será transmitido no Star+ (streaming dos canais Disney) e televisionado pelo canal ESPN.
Ficha Técnica
Jogo: Arsenal x Liverpool
Competição: Premier League
Estádio: Emirates Stadium
Árbitro: Michael Oliver
Horário: 12h30 (horário de Brasília)