O atacante Karim Benzema era o favorito para levar o prêmio da Bola de Ouro. Após uma temporada mágica, o jogador do Real Madrid garantiu o prêmio de melhor jogador do mundo na temporada 2021/22.
É a primeira vez que o jogador de 34 anos recebe o prêmio. Benzema é ainda o jogador mais velho a receber o prêmio desde Stanley Matthews.
Jogador reiterou ainda a superação de sua carreira e poder voltar a jogar vestindo a camisa do seu país, já que o jogador passou seis anos longe da seleção francesa.
— É muito trabalho, não largar nada. Treinar sempre mais e sempre manter esse sonho na nossa cabeça. Tudo é possível. Houve momentos difíceis para mim. Você não olha somente o lado bom. Mas esse período em que não estive na seleção e não deixei nada. Treinei sempre, tenho muito orgulho do meu percurso.
Os números de Benzema na temporada 2021/22:
- 46 jogos
- 44 gols
- 15 assistências
Venceu quatro títulos sendo eles: Champions, Espanhol, Supercopa da Europa e Supercopa da Espanha.
Ao receber o título em seu discurso o jogador citou Ronaldo Fenômeno:
Benzema, sobre Ronaldo:
"Ele sabe que é meu ídolo. Para mim, não existe outro atacante como ele. O que fez no campo é impossível de repetir. Na história, é o único que, se estiver no meu time, sentarei no banco sem dizer nada" #BallonDor pic.twitter.com/UvgCiH95FK
— ge (@geglobo) October 17, 2022
Sadio Mané ficou em segundo lugar pela temporada que realizou ainda quando era jogador do Liverpool. Agora ele joga pelo Bayern de Munique. De Bruyne, do Manchester City, completa o top 3 dos melhores jogadores da temporadas passada.
Top-10 da Bola de Ouro:
- Benzema (FRA, Real Madrid, atacante)
- Mané (SEN, Bayern de Munique, atacante)
- De Bruyne (BEL, Manchester City, meia)
- Lewandowski (POL, Barcelona, atacante)
- Salah (EGI, Liverpool, atacante)
- Mbappé (FRA, PSG, atacante)
- Courtois (BEL, Real Madrid, goleiro)
- Vini Jr. (BRA, Real Madrid, atacante)
- Modric (CRO, Real Madrid, meia)
- Haaland (NOR, Manchester City, atacante)
Confira a lista completa aqui.
Com o prêmio, a França se tornou o país com mais bolas de ouros vencidas, ao lado da Argentina, com sete no total.
Os mais vitoriosos do prêmio nos últimos tempos, Cristiano Ronaldo ficou na 20ª posição, e Lionel Messi não esteve entre os 30 colocados. O argentino não ficava fora da lista desde 2005.
Lembrando que a Bola de Ouro não tem nenhuma ligação com FIFA, que ainda realizará sua premiação com o “The Best” após o fim da Copa do Mundo.