Hoje teremos Cruzeiro x Atlético, em clássico válido pela nona rodada do Campeonato Mineiro 2021.
Este superclássico nos traz algumas curiosidades, por exemplo; vai ser o primeiro das equipes disputado sem torcida, devido à pandemia da COVID-19. Teremos também, apesar da grande diferença de investimentos, a melhor defesa contra o melhor ataque da competição e ainda, o Cruzeiro lutando para permanecer no G4 do Estadual contra o Atlético sobrando na fase preliminar, líder isolado e praticamente classificado para a Semifinal.
O Mineirão, palco da partida de hoje e local onde o confronto foi mais jogado, trouxe os números do clássico no estádio: foram 239 partidas disputadas entre as equipes, com 86 vitórias para o Cruzeiro, 78 empates, contra 75 vitórias do Atlético. Ainda temos, de acordo com reportagem do GE, os números gerais do confronto trazidos pelos clubes: Cruzeiro: 496J, 169V,133E e 194D, Atlético: 514J, 207V, 137E e 170D. A divergência se dá, pois o Cruzeiro considera apenas jogos oficiais, enquanto o Atlético contabiliza todos os confrontos existente entre as equipes.
Sobre o jogo, as equipes têm técnicos que jogam com intensidade e pra frente, Cuca experiente no clássico, o disputando à frente das duas equipes, entre meados de 2010 até o final de 2013, contra Felipe Conceição, que vai para seu primeiro clássico. As equipes devem manter as equipes que vêm jogando e, se tivermos surpresas seria algo mínimo, como a troca de uma ou outra peça em específico, sem alterar a forma de cada um jogar.
O Cruzeiro, provavelmente, entrará com: Fábio; Cáceres, Weverton, Ramon, Matheus Pereira; Adriano; Bruno José, Barbosa, Marcinho, Airton; Sóbis.
Já o Atlético provavelmente entrará com: Everson; Guga, Rever, Alonso, Arana; Alan, Zaracho, Nacho; Hulk, Keno, Vargas.
Em caso de vitória do Cruzeiro, ele se mantém no G4 e pode subir uma posição em caso de tropeço do América e assumiria a segunda colocação, já o Atlético continuaria na liderança em qualquer hipótese; no caso do empate, o Cruzeiro poderia ser ultrapassado pela URT em caso de vitória da mesma, a Raposa cairia uma posição, ficando em quarto; já no caso de derrota do Cruzeiro, a equipe poderia ser ultrapassada por URT e Pouso Alegre em caso de vitória destas equipes.
A primeira partida do Clássico (quase) Centenário, aconteceu dia 17/04/1921, no Estádio Prado Mineiro e o, ainda Palestra Itália, venceu o Atlético por 3×0 na ocasião.