Bélgica vence Canadá em estreia na Copa do Mundo

Gol de Batshuayi no final do primeiro tempo definiu a vitória belga.

Na última partida do dia, Batshuayi marcou e a Bélgica venceu o Canadá por 1 a 0 no Estádio Al Rayyan.

Primeiro tempo

Thibaut Courtois of Belgium saves the penalty taken by Alphonso Davies of Canada during the FIFA World Cup Qatar 2022 Group F match between Belgium and Canada at Ahmad Bin Ali Stadium on November 23, 2022 in Doha, Qatar.
Courtois defende cobrança de Alphonso Davies. (Foto: Clive Brunskill/ Getty Images)

 

O Canadá começou com a iniciativa e, logo aos sete minutos, teve sua primeira grande chance para abrir o placar. Em escanteio, a bola sobrou para Buchanan, que finalizou no braço aberto de Carrasco. O árbitro não marcou nada, mas, após consulta no VAR, confirmou a penalidade. Na cobrança, Alphonso Davies bateu rasteiro no canto para a defesa de Courtois. A equipe canadense não se abateu e seguiu em cima. Pouco tempo depois, Hazard dominou a bola dentro de sua área, passou para trás e Buchanan foi derrubado. O árbitro auxiliar, no entanto, não percebeu que o passe veio do jogador belga e assinalou impedimento na grande polêmica da partida.

A Bélgica, dada inicialmente como favorita, tinha dificuldades para sair por baixo. Nas poucas vezes que teve espaço, De Bruyne forçou o jogo pelo lado esquerdo, onde a marcação canadense estava mais presente. A alternativa encontrada foi insistir na bola longa para os homens de ataque. Aos 43 minutos, em uma dessas jogadas, Alderweireld lançou do seu campo para Batshuayi, que saiu de frente para Milon Bujan e estufou a rede canadense.

Segundo tempo

Steven Vitória disputa a bola com Michy Batshuayi. (Foto: Natacha Pisarenko/ The Associated Press)

 

Com o placar desfavorável, o Canadá buscou pressionar desde o início da segunda etapa, e John Herdman acionou Cyle Larin, maior goleador da história do país, na vaga de Hoilett. Do outro lado, a Bélgica se postou no campo defensivo para avançar com liberdade. Além da lenta transição defensiva do Canadá, a entrada de Onana deu mais vigor e organização ao meio-campo belga e permitiu ao time chegar com perigo ao campo de ataque. Mesmo com boas chances para os dois lados, o placar permaneceu intacto até o apito final.

Situação do grupo

A vitória garantiu à Bélgica a liderança do Grupo F. Croácia e Marrocos, que empataram em 0 a 0 mais cedo, estão respectivamente em segundo e terceiro lugar. O Canadá, ainda sem pontuar, é o lanterna.
você pode gostar também