Nos últimos anos, os grandes clubes cariocas revelaram bastantes promessas, e com isso, os clubes realizaram vendas milionárias de jovens jogadores, que são tratados como jóias no futebol mundial. Com isso, os jovens talentos quando surgem no Brasil são vendidos rapidamente para o exterior e no Rio de Janeiro é semelhante. Muitos desses jogadores não chegaram a atuar nem 2 temporadas pela equipe profissional dos clubes que os revelaram, e foram vendidos para a Europa por valores bem altos. Desse modo, o Flamengo, é o clube carioca que mais lucra com vendas de jogadores. Abaixo estão as maiores vendas do futebol carioca .
Confira as 5 maiores vendas do futebol carioca:
5. Gerson – Roma (16 milhões de euros)
No topo da maior venda da história do Fluminense, o meia Gérson foi vendido para a Roma por 16 milhões de euros em 2015, o Fluminense ficou com 70% deste valor. Embora revelado no Tricolor, Gérson atualmente está jogando no Flamengo, que é o maior rival do Fluminense.
4. Paulinho – Bayer Leverkusen (18,5 milhões de euros)
Em primeiro lugar da maior venda da história do Vasco, em 2018, o Paulinho foi vendido para o Bayern Leverkusen por 18,5 milhões de euros. 10% deste valor foi destinado ao empresário Carlos Leite, que negociou a transferência. Sendo assim, o Vasco tem 10% de uma futura venda do Paulinho.
3. Reinier – Real Madrid ( 30 milhões de euros )
Em uma das maiores vendas da história do Flamengo e do futebol brasileiro, Reinier foi vendido em 2020 para o Real Madrid por 30 milhões de euros. Desse modo, o Flamengo ficou com 80% deste valor, e os outros 20% foram para o jogador e seus representantes.
2. Lucas Paquetá – Milan (35 milhões de euros)
Segunda maior venda da história do Flamengo e também a segunda maior venda do futebol carioca. Lucas Paquetá foi vendido por 35 milhões de euros para o Milan em 2018. O Flamengo ficou com 70% deste valor, os outros 30% foram para o Lucas Paquetá e seus representantes.
1. Vinicius Junior – Real Madrid (45 milhões de euros)
A maior venda da história do Flamengo e do futebol carioca. Em 2017, Vinícius Júnior foi vendido para o Real Madrid por 45 milhões de euros, o Flamengo ficou com cerca de 150 milhões de reais. Na época, 45 milhões de euros era equivalente a 164 milhões de reais. A venda de Vinicius Junior para o Real Madrid, junto com a do Rodrygo, é a segunda maior venda da história do futebol brasileiro, perdendo somente para a venda de Neymar.