Nesta tarde, Bélgica e Croácia empataram sem gols no Estádio Ahmad Bin Ali, em Al Rayyan, no Catar. O resultado classificou os croatas e eliminou os belgas da Copa do Mundo.
Primeiro tempo
Precisando da vitória, Roberto Martínez buscou surpreender os adversários desde a escalação. O treinador tirou o capitão Eden Hazard e o centroavante Batshuayi, e montou o ataque com Mertens, Carrasco e Trossard. Dalić, por outro lado, repetiu a formação que havia goleado o Canadá por 4 a 1 na última rodada.
A primeira etapa foi de muito equilíbrio. Aos dez minutos, Mertens foi acionado na ponta-direita e cruzou rasteiro para Carrasco. O camisa 11 dominou, ajeitou e, com pouco ângulo, finalizou em cima de Livaković. No minuto seguinte, De Bruyne recebeu na intermediária defensiva e carregou a bola até o ataque. Como um dos melhores passadores do mundo, encontrou Mertens livre entre os defensores da Croácia, mas o atacante mandou por cima do gol.
A resposta croata veio pouco depois. Modrić cobrou falta aparentemente inofensiva dentro da área, a defesa não conseguiu tirar o perigo e Carrasco tentou limpar a jogada antes de mandar a bola para frente em definitivo. Kramarić, no entanto, chegou antes e foi pisado por Carrasco. O árbitro não hesitou em marcar a penalidade, mas, após checagem no VAR, assinalou impedimento no início da jogada. Até o final da primeira metade, a Croácia, com o placar favorável, soube administrar o resultado trocando passes e se fechando bem.
Segundo tempo
Precisando da vitória, Martínez acionou Lukaku na vaga de Mertens. Aos 49 minutos, Gvardiol se lançou ao ataque e passou para Kovacić. O meia ajeitou e finalizou para a primeira grande defesa de Courtois. Os minutos seguintes foram de pressão da Croácia, que acumulou chances de gol com Brozović e Modrić na mesma medida que o goleiro belga acumulou grandes defesas.
Aos 60 minutos, De Bruyne passou para Carrasco dentro da área e o jogador concluiu cara a cara, mas a marcação conseguiu bloquear. O rebote caiu nos pés de Lukaku, que soltou uma bomba na trave. A necessidade do resultado fez a Bélgica se lançar ao ataque. Lukaku teve ainda duas oportunidades de classificar os belgas, e, sem ritmo de jogo, não conseguiu finalizar. Apesar das muitas chances para os dois lados, o placar sem gols permaneceu até o final.
Classificação final do Grupo F
A vitória por 2 a 1 contra o Canadá alçou Marrocos à liderança do grupo, e agora espera o segundo colocado do Grupo E para saber seu adversário nas oitavas de final. A Croácia terminou em segundo lugar e enfrenta o líder do Grupo E na próxima fase. Bélgica e Marrocos estão eliminados.