Dando início ao mata-mata da Copa do Mundo, Holanda x Estados Unidos se enfrentam neste sábado (3), às 12h (horário de Brasília). A partir de agora é simples: quem vencer avança, quem perder volta para casa. Vale lembrar que, em caso de empate nos 90 minutos, o jogo vai para a prorrogação. Persistindo o empate após os 30 minutos adicionais, a vaga será decidida nas penalidades.
Holanda
Com a vitória sobre o Catar na última rodada da fase de grupos, a Holanda conseguiu a classificação como líder do grupo A. No entanto, as apresentações até aqui não foram de encher os olhos, gerando muitos questionamentos quanto à Seleção Holandesa que, apesar de tudo, chega para a partida deste sábado sustentando uma sequência de 18 jogos de invencibilidade.
Além disso, Louis Van Gaal teve uma boa surpresa com Cody Gakpo, um dos mais jovens convocados, assumindo o protagonismo e sendo o fator surpresa que a seleção parecia não ter antes do início da Copa. Agora, com Gakpo atuando ao lado de Memphis Depay, a expectativa é que a performance ofensiva dos holandeses melhore. Até porque, qualquer leve escorregão pode levar a eliminação.
Para as oitavas, Van Gaal não tem desfalques e a expectativa é que o treinador mantenha a mesma formação e tática que vem usando até aqui. A grande questão para a Holanda, enfim, é que De Ligt e Aké estão pendurados. Sendo assim, caso sejam amarelados na partida contra os Estados Unidos, podem ficar de fora das quartas de final caso os europeus avancem.
Provável escalação: Noppert; Timber, Van Dijk e Aké; Dumfries, De Roon, Frenkie De Jong e Blind; Klaassen; Gakpo e Memphis Depay.
Estados Unidos
O gol de Christian Pulisic sobre o Irã levou os americanos ao segundo lugar do grupo B, garantindo o avanço para as oitavas de final. Enquanto o gol representou grande importância e alegria para a torcida dos EUA, também trouxe preocupação visto que o camisa 10 acabou se lesionando no lance do gol. Apesar do susto, a expectativa é que Gregg Berhalter possa contar com Pulisic neste sábado.
Esta será a terceira aparição americana em oitavas de final nas quatro últimas edições de Copa do Mundo, isso porque os Estados Unidos não se classificaram para a Copa de 2018. Por outro lado, o encontro com a Holanda chama atenção para o fato de que os últimos três embates entre os EUA e uma seleção europeia na fase de mata-mata terminaram com a derrota dos americanos.
Sem dúvidas, a Seleção Americana chega embalada e Berhalter vai tentar mudar essa maré. Da mesma forma que Pulisic, Josh Sargent e Weston McKennie sentiram lesões, no tornozelo e no quadril respectivamente, mas devem estar à disposição, até mesmo para começar a partida.
Provável escalação: Turner; Sergiño Dest, Zimmerman, Ream e Robinson; Adams, Musah e McKennie; Pulisic, Sargent e Weah.
Retrospecto Holanda x Estados Unidos
A partida deste sábado marcará o primeiro encontro entre as seleções em uma Copa do Mundo, no entanto, Holanda x Estados Unidos se enfrentaram em cinco oportunidades com um retrospecto bastante favorável aos europeus.
O primeiro confronto entre holandeses e americanos, aconteceu em fevereiro de 1998 com a vitória por 2-0 da Laranja Mecânica. Depois disso, são mais três vitórias holandesas até que em junho de 2015 os americanos conseguiram uma virada espetacular que marcou sua primeira vitória sobre a Holanda pelo placar de 4-3.
Onde assistir Holanda x Estados Unidos
O jogo terá transmissão da Globo (TV aberta) e do SporTV (TV por assinatura). Além disso, será possível assistir pelo Globoplay ou pelo FIFA+ (serviços de streaming).
Ficha técnica: Holanda x Estados Unidos
Jogo: Holanda x Estados Unidos
Competição: Copa do Mundo – Oitavas de final
Local: Estádio Internacional Khalifa
Horário: 12h (de Brasília)
Árbitro principal:Wilton Pereira Sampaio
Assistentes: Bruno Boschilia e Bruno Pires