Portugal e Suíça: Palpites, escalações e transmissão – Copa 2022

Portugal e Suíça se enfrentam nesta quarta-feira em confronto válido pelas oitavas de final da Copa do Mundo do Qatar 2022. O confronto coloca frente a frente equipes europeias que não chegaram ao mundial como favoritas. De um lado, Portugal, que somou seis pontos na primeira fase e foi líder de seu grupo. Do outro lado, a Suíça, que também somou seis pontos, mas foi segunda colocada.

Com elencos sem brilho, futebol que não agrada ao público, e sem perspectivas de ser campeões,  Portugal e Suíça prometem pouco, mas devem entregar uma partida equilibrada e com boas oportunidades de gol. Isto porque, as equipes jogam um futebol para frente, buscando atacar, e construir o jogo.

Portugal e Suíça
No último confronto entre as duas equipes, a Suíça venceu Portugal por 1×0 – Créditos: (Foto: Fabrice COFFRINI/AFP)

Como Portugal vem a campo:

Portugal passou em primeiro em um grupo onde teoricamente era amplo favorito, competindo com Coreia do Sul, Uruguai e Gana. Único europeu do grupo, os portugueses, iniciaram sua trajetória na fase de grupos da Copa do Mundo com uma vitória suada por 3×2 sobre Gana. Na segunda rodada a seleção venceu Uruguai por 2×0, com dois gols de Bruno Fernandes, em um jogo onde ambas as equipes criaram boas oportunidades. Com seis pontos, a equipe chegou para última rodada já matematicamente classificada, e então em um jogo morno, perdeu para Coreia do Sul de virada por 2×1. A partida inclusive marcou a classificação asiática para as oitavas, onde caíram para o Brasil. O técnico Fernando Santos já afirmou que o confronto não tem um favorito claro, mas que Portugal sempre visa vencer suas partidas, independentemente do adversário: “Vi a coletiva do auxiliar da Suíça e ele disse que eles são os favoritos. A Suíça entende que é favorita e que tem capacidade de ganhar o jogo, e nós também. Quando se passa às oitavas, fica mais perto de ser favorito. Isso não importa muito, quem joga por Portugal sempre tem obrigação de ganhar todos os jogos. Mal seria se não tivéssemos essa obrigação, é bom sentir essa adrenalina”.

Portugal e Suíça
Portugal e Suíça terão confronto equilibrado, onde CR7 pode definir – Créditos na Imagem

  A seleção lusitana sonha em voltar as quartas de final de uma Copa do Mundo, feito alcançado apenas duas vezes em sua história, dentre as oito aparições em copa. A última vez que avançaram foi em 2006, quando naquela temporada chegaram na quarta posição. Portanto, o técnico Fernando Santos irá com força máxima para o confronto entre Portugal e Suíça: Diogo Costa, Cancelo (Dalot), Pepe, Rúben Dias e Raphael Guerreiro; Rúben Neves, Otávio (William Carvalho) e Bernardo Silva; Bruno Fernandes, Cristiano Ronaldo e João Félix. 

Suíça espera avançar as quartas

Os suíços começaram a copa enfrentando Camarões, em um jogo que deveria ser tranquilo, mas terminou 1×0 para os europeus, em um confronto acirrado. Na segunda rodada, a seleção o adversário foi o Brasil, no confronto mais difícil da Suíça até aqui. Em um jogo amarrado, os europeus perderam por 1×0, mas chegaram para terceira rodada com a segunda colocação do grupo, com três pontos conquistados. Para encarar a Sérvia, o objetivo era apenas não perder, para conseguir boas chances de se classificar. Os suíços foram além, e venceram o jogo de virada por 3×2, garantindo a segunda colocação do grupo G.

Portugal e Suíça
Embolo é a principal arma de ataque Suíça – Claudio Villa/Getty Images

Os suíços terão pela frente Portugal, adversário que bateram este ano por 1×0 pela Nations League em junho, mas que também os derrotou uma semana antes, pelo jogo de ida da fase de grupos da competição. Embalados pela vitória por 3×2 contra a rival Sérvia, o objetivo agora é vencer outra seleção europeia para voltar as quartas de final depois de 68 anos. Com apenas três aparições nesta fase mais aguda da competição, os Suíços chegaram as quartas em 1934, 1938 e 1954. Dessa forma, para avançar, o time comandado por Murat Yakin, deve ir a campo com a seguinte escalação: Sommer, Widmer, Akanji, Schar e Rodríguez; Freuler e Xhaka; Shaqiri, Sow e Vargas; Embolo. + Patrocinador do Cruzeiro realiza ação doando seu ingresso para o jogo do Brasil, veja como foi;

Detalhes adicionais de Portugal e Suíça

Arbitragem da partida Cesar Arturo Ramos Palazuelos (MEX)
Data e hora do jogo Terça-feira 06/12 às 16h
Estádio do confronto Lusail Iconic Stadium – Lusail
Transmissão de Portugal e Suíça Rede Globo, CazéTV e SporTV

Portugal e Suíça, em quem apostar?

Portugal tem seis gols marcados na Copa do Mundo até aqui, com três assistências e dois gols de Bruno Fernandes, ou seja, o jogo da seleção passa pelos pés do meia. Decisivo para a seleção, o jogador é o segundo maior astro da equipe, atrás apenas de Cristiano Ronaldo. Com uma defesa sólida, e um esquema de jogo propositivo, os portugueses devem criar boas chances de gol, se lançando ao ataque. Por outro lado, os suíços sabem como explorar a velocidade de seu ataque, com a habilidade de Xhaka e Shaquiri, e a presença de Embolo que é o artilheiro da seleção no torneio até aqui, a Suíça não fará jogo fácil. Com um elenco que comete muitas faltas, exatas 43 em três jogos na competição. Além disso, a média de 4.46 cartões amarelos do árbitro mexicano, é provável que a equipe termine o jogo com alguns pendurados. Portugal, por sua vez, não fica atrás, tendo recebido cartões amarelos nos dois primeiros jogos, passando em branco na partida onde sua classificação já estava assegurada.

La furia de Cristiano Ronaldo contra el árbitro mexicano César Arturo Ramos  - Foto 17 de 21 | MARCA.com
No último encontro entre o árbitro e CR7, o atacante recebeu amarelo – Reprodução Marca

Dessa forma, bons palpites para aposta em Portugal e Suíça é confiar em +19,5 finalizações durante o jogo, somando ambas as equipes, com vitória dos lusitanos, e +1.5 gols no jogo. Por outro lado, podemos apostar em +3.5 cartões amarelos durante o jogo, com +12.5 faltas no segundo tempo.

você pode gostar também