Já no processo de planejamento para 2023, o Flamengo trabalha pela compra de Ayrton Lucas. O lateral esquerdo chegou ao Rubro-Negro em março deste ano, em contrato de empréstimo até o fim da temporada. Mais especificamente, o contrato de empréstimo termina no próximo dia 31.
Ayrton pertence ao Spartak Moscou, da Rússia, e o Flamengo tem trabalhado com o clube russo pela contratação definitiva do lateral para a próxima temporada. No entanto, os brasileiros parecem ter um concorrente de peso que disputa o interesse no atleta: o Olympique de Marselha, da França.
A diretoria do Marselha procurou o Spartak para indicar seu interesse no lateral, porém, o clube russo indicou que as conversas com o Flamengo estão avançadas, além de haver um interesse do próprio Ayrton Lucas em seguir vestindo o manto Rubro-Negro. Ainda assim, os franceses seguirão monitorando a situação de Ayrton.
Segundo informações divulgadas pelo jornalista Julio Miguel Neto, o Flamengo tem tudo acertado com o jogador, faltando apenas o acordo com o Spartak em relação ao pagamento. O clube russo quer receber o valor de € 6,5 milhões (R$ 35,7 milhões) no menor número de parcelas possíveis, o que é o motivo para as negociações estarem um pouco atrasadas.
Ainda assim, a expectativa é de que a diretoria do Flamengo consiga acertar os termos e anunciar em breve a permanência de Ayrton Lucas no clube. Em 2022, participou de 41 jogos da equipe, marcando dois gols e contribuindo com seis assistências. Além de fazer parte das conquistas do tricampeonato da Libertadores e do tetra da Copa do Brasil, atuando por 70 minutos na vitória do Flamengo sobre o Athletico Paranaense na final da competição continental.