Nesta sexta-feira (9), Croácia e Brasil se enfrentam em busca da vaga para a semifinal da Copa do Mundo. A partida, que acontecerá no Estádio da Cidade da Educação, está marcada para às 12h (horário de Brasília). Quem vencer, avança no Mundial e espera o vencedor do confronto entre Holanda e Argentina para descobrir o adversário das semifinais.
Croácia
Pela terceira vez em sua história, sendo a segunda consecutiva, a Seleção Croata chega à fase de quartas de final de uma Copa do Mundo. Nas oitavas, a Croácia eliminou o Japão nos pênaltis, após persistência do empate em 1-1 no tempo regulamentar e na prorrogação. O goleiro Dominik Livaković brilhou defendendo três penalidades japonesas, garantindo a vitória na disputa de pênaltis por 3-1 e cravando a classificação croata.
A Croácia, então, vem de uma partida de 120 minutos e que demandou muito física e mentalmente. Porém, isso parece ser comum para os europeus, que levaram a partida para a prorrogação em sete dos últimos oito jogos na fase eliminatória do Mundial. Inclusive, na final da Copa de 2018, quando foram derrotados por 4-2 pela França nos pênaltis.
Enfim, a partida desta sexta-feira, sem dúvidas, será a mais dura para a Croácia até aqui. Sobretudo pelo desgaste maior de seus jogadores – apesar de Zlatko Dalić ter poupado algumas de suas estrelas por alguns minutos durante a prorrogação da última partida.
Em termos de desfalques, Dalić tem apenas uma dúvida: Josip Stanisic, que tem uma lesão muscular, inclusive ficando de fora da partida contra o Japão. Por outro lado, Borna Sosa que ficou no banco durante o jogo das oitavas de final por conta de um mal-estar, deve estar apto a retornar ao XI inicial.
Do mais, não devem haver surpresas. A Croácia deve se postar de modo a controlar a posse, sobretudo no meio campo, buscando espaços para furar a defesa brasileira. Nesse sentido, os cruzamentos buscando Petkovic dentro da área podem ser uma boa arma para os croatas.
Provável escalação:
Livakovic; Juranovic, Lovren, Gvardiol e Sosa; Kovacic, Brozovic e Modric; Kramaric, Petkovic e Perisic.
Brasil
A Seleção Brasileira vem de uma vitória convincente contra a Coréia do Sul por 4-1 nas oitavas de final. Uma partida que, sem dúvidas elevou o moral da equipe ao afastar as críticas quanto à performance ofensiva da equipe. Assim como pelo fato de que representou a chance de jogadores com menos minutagem na competição de participarem da Copa do Mundo.
Logo, o clima entre os comandados de Tite parece o mesmo clima leve e de foco completo que vêm sendo demonstrado desde o início da competição – apesar das dificuldades que se apresentaram ao longo da campanha. Isso é essencial para a partida vital do Brasil nesta sexta-feira: para ficar um passo mais próximo da sexta estrela, assim como para quebrar o tabu das eliminações diante de seleções europeias que dura 20 anos.
Para o duelo das quartas de final, Alex Sandro ainda segue como dúvida, sendo mais provável que siga de fora. Além do lateral esquerdo, Tite também não contará com o reserva de Alex Sandro, Alex Telles e nem com o atacante Gabriel Jesus, que foram cortados da Copa do Mundo após lesões no joelho. A tendência, portanto, é que a linha defensiva com Danilo pela esquerda, Militão pela direita e Thiago Silva e Marquinhos no miolo de zaga seja mantida.
Esperando uma Croácia que preze mais posse de bola, a arma do Brasil podem ser os contra-ataques, se aproveitando da velocidade de Vini Jr e Raphinha pelas pontas, além da qualidade de distribuição de Neymar e Richarlisson.
Provável escalação:
Alisson; Militao, Thiago Silva, Marquinhos e Danilo; Casemiro, Paquetá; Raphinha, Neymar e Vinicius Jr; Richarlison.
Retrospecto Croácia x Brasil
O encontro nas quartas de final da Copa do Mundo marcará o quinto encontro das seleções na história. O Brasil tem um retrospecto amplamente favorável e sustentando uma invencibilidade diante da Croácia.
Nas quatro partidas anteriores, foram três vitórias do Brasil e um empate, com os brasileiros marcando sete gols e os croatas dois no total:
- 17 de agosto de 2005: Croácia 1-1 Brasil (amistoso)
- 13 de junho de 2006: Brasil 1-0 Croácia (fase de grupos da Copa do Mundo)
- 12 de junho de 2014: Brasil 3-1 Croácia (fase de grupos da Copa do Mundo)
- 3 de junho de 3018: Brasil 2-0 Croácia (amistoso)
Onde assistir Croácia x Brasil
O jogo será transmitido ao vivo pela TV Globo em canal aberto, ainda pela televisão será possível assistir o jogo no SporTV (TV por assinatura). Os serviços de streaming do Globoplay e do FIFA+ também serão opções, além da CazéTV (Youtube).
Ficha técnica
Jogo: Croácia x Brasil
Competição: Copa do Mundo – Quartas de final
Local: Estádio da Cidade da Educação
Horário: 12h (de Brasília)
Árbitro principal: Michael Oliver (ING)
Assistentes: Stuart Burt (ING) e Gary Beswick (ING)
VAR: Pol Van Boekel (HOL)