Que passeio! O América-MG derrotou o Ituano pelo placar de 3 a 0, na noite desta quinta-feira (19), pelas quartas de final da Copa São Paulo de Futebol Jr.
Na próxima fase o Coelho enfrentará o vencedor do duelo entre Santos e Fortaleza, que se enfrentam logo mais às 21h30.
Primeiro tempo
O América foi amplamente a melhor equipe nos primeiros 45 minutos. Dominador, marcou dois gols logo de cara, com Renato, logo aos 3 minutos, e Breno, aos 21. O Ituano ficou assustado com o desempenho de seu rival, e só foi levar algum perigo com Felipe Fonseca, perdendo grande chance aos 23 minutos.
Pressionado, o time paulista “respirou fundo”, e conseguiu equilibrar as ações. O problema era superar a defesa americana, que fazia grande exibição. O América entendeu o momento do jogo, e buscou jogar com inteligência. A ordem era manter o ímpeto ofensivo, mas não se expor mais que o necessário. O time mineiro seguiu tendo a melhor estratégia em campo e, não só segurou o ataque do Ituano, como quase marcou o terceiro gol. Theo cabeceou com perigo, e a bola raspou a trave.
Segundo tempo
América e Ituano fizeram mais 45 minutos de puro equilíbrio. Obviamente, a vantagem de dois gols trouxe não só calma, como segurança para o Coelho, que apostava nos contra-ataques, mas tinha boa construção ofensiva. Restou ao Galo partir para o “tudo ou nada”. E foi no desespero que o América voltou a ser dominador.
Após algumas oportunidades perigosas, veio o terceiro gol – aliás, que gol. Adyson recebeu na entrada da área, ajeitou e mandou a bola no ângulo, aos 20 minutos. Um verdadeiro golaço, e vaga garantida nas semifinais.
O Ituano perdeu seu ímpeto ofensivo, e pareceu aceitar o resultado. O América foi inteligente, e rodou a bola, controlando as ações e esperando o apito final. Praticamente nas única investidas de perigo do Ituano na segunda etapa, o americano Cássio fez boa intervenção, em finalização de Cristhian, e Vinícius acertou chute rasteiro na trave.
Fim de jogo, e festa da torcida mineira presente na Arena Barueri: o América-MG está nas semifinais da Copinha. A torcida do Ituano também fez grande festa, e aplaudiu seus atletas, gritando “time de guerreiros”. Foi a melhor participação do Galo de Itu na história da Copa São Paulo.
Melhor da partida
É até difícil eleger um jogador, num América que dominou a partida do início ao fim. Todo o ataque americano produziu bastante, mas o atacante Adyson ganhará o prêmio de melhor da partida, após ter marcado o gol da noite. Batida forte, alta e no ângulo. Um gol de quem sabe o que está fazendo, e tem muito futuro pela frente. E vale também uma menção honrosa ao técnico Mairon César, que manteve o bom trabalho deixado por seu antecessor, William Batista.
Próximo compromisso do América-MG
O América aguarda o vencedor do duelo entre Santos e Fortaleza, para saber seu adversário nas semifinais da Copa São Paulo de Futebol Jr. De qualquer maneira, o confronto será disputado neste final de semana (21 ou 22 de janeiro).