Paulistão: Com golaço de Veiga, Palmeiras vence Botafogo-SP fora de casa

Na segunda partida do ano, o Palmeiras tem dificuldade, mas ganha em Ribeirão Preto

Nessa quinta-feira (19) o Palmeiras visitou o Botafogo-SP em Ribeirão Preto, pela 2ª rodada do Paulistão 2023. Apesar de não apresentar o melhor futebol, o Palmeiras saiu com os 3 pontos e permanece na segunda posição em seu grupo, atrás do São Bernardo. O Botafogo jogou bem, apesar do resultado, e busca se manter na parte de cima do grupo e fazer uma boa campanha no Paulista e na sequência da temporada, que contará com a disputa da Série B e da Copa do Brasil.

 

Primeiro tempo

botafogo-palmeiras-ribeirão-preto
Foto: Raul Ramos / Agência Paulistão

 

A primeira etapa conto com um Botafogo muito melhor, criando mais chances e chegando com muito mais perigo. O meio-campo e o ataque do Palmeiras não criaram nada e os principais jogadores pouco apareceram, com a exceção justamente do lance do gol, onde Raphael Veiga recupero a bola na intermediária adversária e chutou dali mesmo, pegando o goleiro Rafael Pascoal adiantado e fazendo um golaço para abrir o placar para o Palmeiras. Esse gol foi o 65º de Veiga pelo verdão, igualando assim Nardo, Luizão e Oséas na 35ª posição da artilharia história do clube.

Fora o lance do gol, o primeiro tempo foi completamente dominado pelo Botafogo, que finalizou 9 vezes ao gol, contra apenas 4 do Palmeiras. Marcos Rocha estava desligado da partida, errando passes simples e falhando na marcação. Na verdade, é difícil achar alguém no Palmeiras que foi realmente bem no primeiro tempo. Por outro lado, o Botafogo chegou muito bem com Salatiel e Osman no ataque, enquanto a defesa não tomava grandes sustos.

Entre os 30 e os 40 minutos, o jogo esfriou um pouco, com o Palmeiras conseguindo controlar um pouco a posse de bola. A partir dos 40 minutos os times se alternaram em boas chances e, ao final do primeiro tempo, Endrick deu um carrinho desnecessário ao disputar a bola no ataque e saiu com um cartão amarelo.

 

Segundo tempo

Piquerez em ação em Botafogo x Palmeiras pelo Campeonato Paulista
Foto: Cesar Grecco (Palmeiras)

 

A segunda metade do jogo foi mais calma e equilibrada, com Atuesta entrando no lugar de Jailson, que sentia claramente a falta de ritmo após voltar de grave lesão. Pelo Botafogo, Robinho entrou no lugar de Guilherme Madruga pelo lado direito e fez algumas boas jogadas no setor.

Dudu trocou de lado com Rony e ambos começaram a participar mais ativamente das jogadas. Até o meio do segundo tempo o Palmeiras controlava o jogo, e na segunda metade o Botafogo chegou com perigo duas vezes, sempre com Salatiel, mas não conseguiu balançar as redes. O goleiro Rafael Pascoal trabalhou mais na segunda etapa, fazendo algumas boas defesas, inclusive em uma bicicleta de Endrick aos 17 minutos.

Breno Lopes entrou muito bem no lugar de Dudu, criando pelo menos duas boas chances em velocidade pelo lado esquerdo. Navarro substituiu Endrick aos 37 minutos e ajudou na pressão na saída de bola do Botafogo no fim do jogo. No geral, foi um segundo tempo bem mais equilibrado, com uma melhora significativa do Palmeiras e o Botafogo mantendo um bom futebol, mas pecando na hora de finalizar.

No fim das contas, o Botafogo fez uma ótima apresentação e deixa uma boa perspectiva para o campeonato e para a temporada, enquanto o Palmeiras busca entrar no ritmo da temporada gradualmente e ainda aguarda um reforço para suprir a saída de Danilo, cuja posição não foi muito bem feita nessa partida.

 

Próximos compromissos de Botafogo-SP e Palmeiras

Pela terceira rodada do Paulistão, o Botafogo receberá o Mirassol no próximo domingo (22), enquanto o Palmeiras enfrentará o São Paulo, também no domingo, no Allianz Parque.

você pode gostar também