Contexto
Após a chegada de Douglas Costa, o imortal contará com um ataque fortíssimo. Contudo o Tricolor Gaúcho se reforçou também no meio campo e na defesa com a chegada de Thiago Santos e Rafinha, nesse sentido acabou elevando o nível do elenco que acabará de se sagrar campeão gaúcho sobre o Inter, vice campeão brasileiro em 2020.
Craque(s)
O Grêmio sobretudo, vem com um dos plantéis mais fortes ofensivamente do país, conta com Ferreirinha, Diego Souza e Douglas Costa. Trio que provavelmente será o titular quando ambos estiverem 100%, pontas de alta mobilidade, velocidade e dribles, junto a um dos melhores finalizadores do Brasil, que está inclusive no Top 10 maiores artilheiros do Brasileirão, lado a lado de Luís Fabiano.
Não podemos deixar de falar de Rafinha, detentor do status de melhor lateral direito em solo brasileiro, pilar fundamental do Flamengo campeão em 2019, chega para ser o titular absoluto da equipe e estar entre os melhores da posição na América do sul.
A Incógnita do time
Certamente a grande incógnita do time do Grêmio, curiosamente também é um craque… Estamos falando de Jean Pyerre que chegou a ser deixado de lado no planejamento pelo antigo técnico tricolor, Renato Portaluppi.
Jean vive uma sequência de altos e baixos por uma série de fatores, sejam eles físicos ou técnicos, sua qualidade técnica é inquestionável e em dados momentos o jogador de apenas 23 anos demonstra ser um baita jogador, mas em meio a falta de intensidade e os problemas recorrentes envolvendo lesões.
Sobre Jean, Tiago Nunes que já trabalhou com ele antes afirmou o seguinte:
“O Jean é um cara que nós temos que potencializar esse lado criativo e técnico que ele tempo. Potencializar o que ele sempre teve de bom, desde quando eu trabalhei com ele anos atrás (na base), que era a batida de bola longa, o chute de fora da área, a assistência, a bola parada, a capacidade de girar em cima do adversário com a bola dominada. Mas, além disso, ele tem que ser esse jogador participativo, porque jogadores técnicos não adianta terem a qualidade se eles participam pouco do jogo”, disse o técnico, em entrevista ao programa “Donos da Bola RS”.
Time base
Com os jogadores bem fisicamente em um 4-3-3 ou 4-2-3-1, o time ideal do Grêmio seria:
Breno; Diogo Barbosa, Kanneman, Geromel, Rafinha; Thiago Santos, Matheus Henrique, Jean Pyerre; Ferreira, Diego Souza e Douglas Costa.
Expectativa para a temporada
Após ser eliminado precocemente na Pré-Libertadores pelo Independiente Del Valle, o Grêmio trocou o comando técnico e conseguiu ajustar melhor o time, sagrando-se assim, campeão gaúcho em 2021, após os reforços e melhorias internas, o grupo é cotado para a briga do título brasileiro e figurar entre os 4 primeiros colocados na Série A 2021.