A maior competição de clubes da Europa, a Champions League, voltará na próxima terça-feira (14). Os jogos darão início às oitavas de final, a primeira fase eliminatória dentro do torneio. Como vão os jogadores para o mata-mata da Champions? Confira cinco duplas que estão dominando na Europa, em suas respectivas ligas, para acompanhar de perto.
Neymar e Messi
Com a ausência de Kylian Mbappé no primeiro jogo devido a uma lesão no tendão da coxa esquerda, o time francês contará mais do que nunca na parceria de anos entre Lionel Messi e Neymar. Os parisienses receberão o Bayern de Munique no Parque dos Príncipes, repetindo a final da Champions 2019/20, que ocorreu em Lisboa.
O PSG conta com a excelente fase de Lionel Messi nesse período pós Copa. O argentino jogará a Liga dos Campeões pela primeira vez como campeão do mundo. Atualmente, Messi é o jogador que mais possui participações em gols na temporada (22/23) e é líder em assistências na Ligue 1.
Ao seu lado terá Neymar Jr. O brasileiro que completou 31 anos nesse domingo (5), vive uma boa temporada no clube francês, comparando com as últimas, na qual sofreu muito com as lesões. Recentemente recebeu o seu sexto prêmio do “Samba Gold”, prêmio entregue ao melhor jogador brasileiro que atua no exterior. Após uma lesão, o camisa 10 foi poupado da partida contra o Toulouse, pelo campeonato francês. Em uma nota emitida pelo próprio PSG, Neymar muito provavelmente estará em campo contra o time alemão, já que sua lesão não foi grave.
A dupla que fez tanto sucesso no Barcelona, procura repetir a dose, dessa vez em Paris.
Neymar e Messi em campo pelo Paris Saint-Germain. (Foto: Olivier Chassignole/AFP)
Harry Kane e Son
O Tottenham chega empolgado para enfrentar o Milan. O clube italiano não vive uma boa fase no campeonato italiano, o que deixa os ingleses como os favoritos do confronto. A vitória recente sobre o Manchester City mostrou o sistema defensivo sólido dos Spurs e marcou o recorde quebrado por Harry Kane, se tornando o maior artilheiro da história do clube. A dupla Kane-Son é o destaque do clube londrino.
Harry Kane dispensa comentários. O atacante inglês de 29 anos, continua na busca do seu primeiro título oficial pelo Tottenham e na carreira. Chegaram na final do torneiro na temporada 2018/19, mas não conseguiram o título, perdendo para o Liverpool. O “Furacão” se tornou recentemente o maior artilheiro da história dos Spurs, ultrapassando Jimmy Greaves. Após quebrar o recorde do clube, Kane também atingiu outra incrível marca, tornando-se o terceiro maior artilheiro da história da Premier League, atrás apenas de Wayne Rooney e Alan Shearer, respectivamente.
Do seu lado, o inglês conta com o sul-coreano Son Heung-min. O camisa 7 do clube londrino, para muitos, é o melhor jogador asiático de todos os tempos. Após fazer história com a seleção da Coréia do Sul na Copa do Mundo, Son busca novamente o seu alto nível no Tottenham. Ao lado de Kane, suas atuações são indiscutíveis. A dupla é tida como uma das maiores na história da Premier League. Os dois se conhecem muito bem e buscam levar o Tottenham mais uma vez longe na competição.
Kane e Son juntos na comemoração. (Foto: Reprodução/Twitter)
+ Champions League: Jogadores que marcaram Poker-Trick
Victor Osimhen e Khvicha Kvaratskhelia
Atualmente, uma das melhores duplas do futebol mundial, Victor Osimhen e Khvicha Kvaratskhelia, estão sobrando na Itália. Grandes responsáveis pelo excelente momento que o Napoli vive, a dupla está fazendo atuações de primeira linha. Líderes isolados do campeonato italiano, o Napoli busca o terceiro título da Calcio em sua história. Depois de realizarem uma segura fase de grupos, com direito a goleada em cima do Ajax, o time italiano enfrentará o Eintracht Frankfurt pelas oitavas.
Kvaratskhelia e Osimhen comemorando o gol pela Série A. (Foto: Carmelo Imbesi/Image Sport)
Benzema e Vinícius Jr
Embora não estejam em um bom momento, sabemos o que acontece com o Real Madrid quando joga na Champions League. Os atuais campões enfrentarão o Liverpool (outro time que não vive uma boa fase). O clube merengue se reforçou pouco para essa temporada, mas o destaque continua sendo a dupla que carregou muitas vezes o Real na temporada passada, formada por: Benzema e Vinícius Jr.
O atacante francês, atual vencedor do Ballon D’or, foi o último artilheiro da Champions com 15 gols marcados em 12 jogos. Benzema fez a melhor temporada de sua carreira, sendo protagonista do maior clube do mundo. Parceria de sucesso graças ao excelente momento e desempenho de Vini Jr. A dupla possui um entrosamento muito forte e um estilo de jogo que se completa, tendo Vini pela ponta utilizando bastante de sua habilidade e velocidade procurando Benzema na área, que é um finalizador nato. Destaque para Rodrygo, herói do Real na última temporada, que vem jogando muito bem nas oportunidades que Carlo Ancelotti lhe dá.
Recentemente, o Real Madrid vive altos e baixos distante do Barcelona no campeonato espanhol, mas quando trata-se de Champions League, o clube vira a chave e mostra o porquê é o maior vencedor da competição.
Benzema e Vini Jr. na última edição da Champions League. (Foto: Pierre-Philippe Marcou/AFP)
Jude Bellingham e Marco Reus
Fechando a lista, o Borussia Dortmund enfrentará o Chelsea. Um confronto muito equilibrado, mas os alemães possuem uma vantagem no requisito trabalho a longo prazo. Recentemente, os Blues reformularam o elenco, sendo o clube que mais gastou nessa janela de transferências, e uma de suas mudanças foi a troca de técnico. Graham Potter chegou para substituir Thomas Tuchel, porém, não conseguiu apresentar uma melhora em campo. Do outro lado temos um Dortmund brigando pelo disputado título da Bundesliga.
O Borussia é um time bastante coletivo, que possui ótimos jogadores. Destacaria Jude Bellingham e Marco Reus, uma dupla que possui um dos melhores jogadores jovens da atualidade e um excelente jogador experiente, que é ídolo na Alemanha.
Jude Bellingham é o diferencial desse time, um meio-campista completo. Com apenas 19 anos mostra uma maturidade absurda, o inglês é o jogador mais desejado pelos clubes por toda a Europa. Também possui um estilo de jogo único e moderno. Reus é um jogador voltado para a criação de jogadas, com um ótimo passe e uma boa visão, o que torna a dupla completa em vários setores. A saída de bola vinda de Bellingham visando Reus, que possui uma excelente movimentação, faz parte da “espinha dorsal” do Borussia, apresentado esse estilo de jogo versátil.
Reus (de costas) e Bellingham abraçados em campo. (Foto: Getty Images)
A Champions League estará de volta a partir do dia 14/02, para a alegria dos fãs de futebol. Veremos o que os times aprontarão no mata-mata dessa temporada. Muitos craques em busca de um único objetivo: ser campeão da Europa.