A Confederação Brasileira de Futebol – CBF – realizou, nesta quarta-feira (8), o sorteio que definiu os confrontos da primeira fase da Copa do Brasil. A CBF ainda decidirá as datas de todos os duelos, que começarão no fim de fevereiro.
Nesta fase inicial, 80 clubes batalharão pela classificação à próxima fase. Os confrontos foram divididos em chaves, o que permitiu às equipes conhecerem seus prováveis adversários, caso se classifiquem para a 2ª fase.
Sem a participação de Atlético-MG e Cruzeiro, que entrarão na competição apenas na 3ª fase, os mineiros presentes no sorteio foram: América-MG, Athletic Club, Caldense, Democrata-GV e Tombense.
Os duelos ficaram definidos da seguinte forma:
- Caldense x Ceará (vencedor enfrenta Princesa-AM ou Ituano);
- Athletic Club x Brasiliense (vencedor enfrenta Sergipe ou Botafogo);
- Tocantinópolis x América-MG (vencedor enfrenta Democrata-GV ou Santa Cruz);
- Democrata-GV x Santa Cruz (vencedor enfrenta Tocantinópolis ou América-MG);
- Caucaia-CE x Tombense (vencedor enfrenta Retrô-PE ou Avaí)
Vantagem do visitante
Graças ao formato da competição, todas as equipes visitantes terão a vantagem do empate, por serem melhor ranqueadas no sistema de clubes da CBF. Em caso de empate no tempo normal, a equipe visitante estará classificada.
Milhões em jogo
A Copa do Brasil nunca pagou prêmios tão “generosos” quanto em 2023. Em caso de título, as equipes que ingressaram a competição na 1ª fase receberão até 92 milhões de reais.