Os cinco maiores artilheiros da história da Premier League

Conheça os cinco maiores artilheiros da Premier League, competição que é considerada a mais disputada no mundo do futebol

Para disputar o título em uma liga tão qualificada como a Premier League, algumas peças são indispensáveis no elenco e uma delas é o jogador artilheiro. Afinal, uma competição que oferece boa estrutura, altos investimentos, tradição e visibilidade se torna o palco perfeito para atletas talentosos esbanjarem seu futebol.

Falando de bola na rede, por exemplo, a liga inglesa já contou com diversos jogadores que entendiam bem deste assunto. Dessa forma, que tal conhecermos os cinco nomes que lideram a lista dos maiores artilheiros da história da Premier League?

5. Sergio Agüero: 184 gols

Sergio Agüero conquistou seis títulos da Premier League em sua carreira.
Sergio Agüero conquistou seis títulos da Premier League em sua carreira. (Foto: divulgação / site Premier League)

Para abrir essa lista, temos o sul-americano Sergio Agüero, o único centroavante estrangeiro entre os cinco maiores artilheiros da Premier League. O argentino é o jogador que mais balançou as redes na história do Manchester City, totalizando 260 gols em 389 jogos, além de 73 assistências e 15 títulos pelo clube. Agüero ficou marcado na história da Premier League pela sua importância nas conquistas do City. Em 2021, o goleador encerrou sua carreira aos 33 anos, após ter descoberto um problema cardíaco.

4. Andy Cole: 187 gols

Andy Cole disputou a Premier League por diversos clubes na Inglaterra
Andy Cole disputou a Premier League por diversos clubes na Inglaterra. (Créditos: Getty Images)

Andy Cole foi um centroavante revelado pelo Arsenal que viveu seu auge no rival Manchester United. O artilheiro levantou seis taças da Premier League pelos Red Devils, além de ter conquistado a tão cobiçada Champions League. O jogador defendeu 11 clubes no total, entretanto, viveu o seu melhor momento no Newcastle e no Manchester United. Aposentado desde 2008, Andy Cole foi, sem dúvida, um dos maiores centroavantes que já atuou no território inglês.

3. Harry Kane: 200 gols

Harry Kane também é artilheiro pela seleção inglesa.
Harry Kane também é artilheiro pela seleção inglesa. (Créditos: Jack Guez / AFP)

Destaque da seleção inglesa e ídolo do Tottenham, Harry Kane é o único jogador em atividade nessa lista. Revelado pelos Spurs, clube que joga atualmente, Kane sempre teve uma característica essencial para todo centroavante: faro de gol. O sonho do artilheiro é conseguir levantar a taça do Campeonato Inglês com o Tottenham, algo que o clube almeja desde a década de 60. Harry Kane ainda não conquistou títulos em sua carreira, entretanto, já provou ser um centroavante nato.

2. Wayne Rooney: 208 gols

Wayne Rooney, campeão seis vezes da Premier League, conhecia o caminho do gol.
Wayne Rooney, seis vezes campeão da Premier League, conhecia o caminho do gol. (Créditos: Jason Cairnduff / Reuters)

+ Siga o Na Beira no Twitter

Ídolo do Manchester United, Wayne Rooney era um jogador polivalente, atuando tanto como centroavante quanto como meia-armador. Pelos Red Devils, o jogador disputou 559 partidas, marcando 253 gols, distribuindo 145 assistências e levantando 16 taças. Cinco vezes campeão da Premier League, Wayne Rooney fez história na Inglaterra, não à toa é o vice-artilheiro da história da competição.

1. Alan Shearer: 260 gols

O artilheiro Alan Shearer manteve uma média de 28 gols por temporada em sua carreira.
O artilheiro Alan Shearer manteve uma média de 28 gols por temporada em sua carreira. (Créditos: Shaun Boterill / Getty Images)

Alan Shearer, ídolo do Newcastle, Blackburn Rovers e Southampton, ocupa a primeira posição na lista de artilheiros da história da Premier League. O centroavante foi essencial para o Blackburn Rovers conquistar o Campeonato Inglês em 1994/95, marcando 34 gols nesta edição do torneio. No seu auge como atleta em 1996, Shearer ficou na terceira posição na lista de melhor jogador do mundo segundo a FIFA. O inglês pendurou as chuteiras em 2006, mantendo uma incrível média de 28 gols por temporada na sua carreira.

você pode gostar também