Neste domingo (12), às 20h30 (horário de Brasília), Brasil e Uruguai se enfrentam no El Campín. Apesar da fase final do Sul-Americano Sub-20 ser uma espécie de jogos corridos, o embate entre brasileiros e uruguaios representa uma final, com o Brasil precisando da vitória para se consagrar campeão pela 12ª vez.
Panorama geral
Com 12 pontos, o Uruguai é o líder do chaveamento final. Na sequência, vem o Brasil, com 10 pontos, por isso, para conquistar o título a Seleção Brasileira precisa dos três pontos. Ou seja, precisa da vitória sobre os uruguaios.
Em terceiro lugar, vem a Colômbia, com sete pontos. Nesta colocação, a Seleção Colombiana garante sua vaga na próxima edição da Copa do Mundo Sub-20, juntamente com Brasil e Uruguai, que acontecerá em maio deste ano.
Em ordem após os colombianos vem a Venezuela (2 pontos), o Equador (1 ponto) e o Paraguai (1 ponto). O que deixa os equatorianos na classificação é o critério de saldo de gols. Essas três seleções, por sua vez, disputam a última vaga sul-americana para a Copa do Mundo.
Jogos da rodada
Todos os jogos válidos pela 5ª, e última, rodada do Sul-Americano Sub-20 acontecerão neste domingo, sendo eles:
- Equador x Paraguai – 18h (horário de Brasília), Estádio Metropolitano de Techo
- Venezuela x Colômbia – 18h (horário de Brasília), Estádio El Campín
- Brasil x Uruguai – 20h30 (horário de Brasília)
Prováveis escalações
Brasil
Precisando da vitória, o Brasil não pode se dar ao luxo de abrir mão da ofensividade. Por sorte, a Seleção Brasileira tem o artilheiro, Vitor Roque, e um dos vice-artilheiros, Andrey Santos, da competição do seu lado.
A expectativa é de que a Seleção Uruguaia jogue de forma segura, deixando o Brasil ter a bola e esperando pelas chances de contra-ataque. Isso porque o Uruguai tem a vantagem do empate e, portanto, deve prezar pela segurança – o que não significa abdicar do jogo ofensivo. O Brasil, portanto, precisa ser paciente entrando no jogo, o que faltou um pouco no 0 a 0 com a Colômbia pela 4ª rodada desta fase final.
Para a partida, enfim, Ramon Menezes provavelmente não contará com Marlon Gomes. Apesar de ainda não confirmada a severidade e qual exatamente foi a lesão, o jogador do Vasco saiu sentindo muito o que parece o músculo posterior da coxa. Pela reação do meia, não foi uma lesão qualquer.
Por isso, a expectativa é que Ronald jogue no lugar de Marlon, até mesmo para dar mais liberdade para Andrey Santos. Logo, a Seleção Brasileira deve entrar em campo com:
Mycael; Arthur, Jean Henrique, Robert Renan e Patryck; Guilherme Biro, Andrey Santos, Ronald e Giovane; Vitor Roque e Alexsander.
Uruguai
Com a vantagem do empate a seu favor, o Uruguai terá o luxo de se fechar em campo, caso queira. Porém, pelo que a equipe de Marcelo Broli vem mostrando ao longo do Sul-Americano, é pouco provável que os uruguaios deixem o Brasil dominar a partida. Até porque, a Seleção Uruguaia também tem seus goleadores: Álvaro Rodriguez e Fabricio Diáz, ambos com cinco gols marcados até aqui (cada um).
Sendo assim, é de se esperar que o Uruguai permita que o Brasil tenha controle da bola, buscando jogadas roubadas de bola e de contra-ataque. Quando tiverem chances de trabalhar, a Celeste também vai fazê-lo, tendo qualidade no meio e no ataque para isso. A grande questão para os uruguaios pode vir a ser o emocional por entrar podendo empatar, contudo, isso pode vir a ser um grande risco para eles.
Uma coisa é certa, Broli vai colocar para jogo o que tem de melhor em busca do nono título da competição para sua Seleção, que deve entrar em campo com:
Randall Rodriguéz; Mateo Ponte, Sebastián Boselli, Facundo González e Mathías de Ritis; Ignacio Sosa e Fabricio Díaz; Luciano Rodríguez, Franco González e Renzo Sánchez; Álvaro Rodríguez.
Retrospecto Brasil x Uruguai
O jogo deste domingo será o 10º encontro entre as seleções sul-americanas na história. No primeiro confronto, na Copa do Mundo Sub-20 de 1977, deu Brasil: 4 a 0 na disputa de terceiro lugar. Enquanto no último encontro entre brasileiros e uruguaios, a Celeste se deu melhor, batendo a Amarelinha por 3 a 2 no Sul-Americano Sub-20 de 2019.
No geral, são quatro vitórias para cada lado e apenas um empate, que aconteceu na fase de grupos do Sul-Americano Sub-20 de 2015. Em termos de gols, a vantagem é levemente brasileira: são 18 gols marcados e 15 sofridos.
Onde assistir Brasil x Uruguai
A partida final da Seleção Brasileira nesta edição do Sul-Americano Sub-20 será transmitida com exclusividade no Sportv (TV por assinatura).
Ficha técnica
Jogo: Brasil x Uruguai
Competição: Sul-Americano Sub-20 – 5ª rodada, Hexagonal Final
Local: Estádio El Campín – Bogotá, Colômbia
Horário: 20h30 (horário de Brasília)
Árbitro: Mustapha Ghorbal (ALG)