A premiação do The Best ocorreu nessa segunda-feira (27) e reuniu grandes nomes do futebol mundial. Além de anunciar o melhor jogador, e melhor jogadora da temporada, a FIFA anunciou as seleções do ano e outros prêmios individuais. Os argentinos estiverem em massa na premiação, ganhando várias categorias. Acompanhe o vencedores abaixo.
Homenagem a Pelé
A FIFA, na cerimônia do The Best, realizou uma linda homenagem para o Rei Pelé, que faleceu no final do ano passado (2022). Márcia Aoki, viúva de Pelé, foi convidada para o evento e recebeu um prêmio em homenagem ao Rei pelas mãos de Ronaldo Fenômeno. Seu Jorge também fez uma linda performance, em memória ao Rei do futebol. Grande atitude da FIFA, para o maior jogador de todos os tempos.
Melhor goleira
Mary Earps, goleira do Manchester United e da seleção inglesa feminina, venceu o prêmio de melhor goleira da temporada. Mary Earps foi campeã da Euro feminina junto com a Inglaterra, sendo crucial na campanha das inglesas. O Manchester United é o único time a ter dois goleiros (masculino e feminino) vencedores do prêmio.
Melhor goleiro
Emiliano Martínez, goleiro da seleção argentina e do Aston Villa, venceu o prêmio de melhor goleiro da temporada. Após uma excelente Copa do Mundo, sendo um dos principais jogadores da Argentina, Martínez levou o prêmio. Ficou na frente de Thibaut Courtois e Yassine Bounou.
Prêmio Puskás
O polonês, Marcin Oleksy, venceu o prêmio Puskás (o gol mais bonito da temporada). O jogador teve sua perna amputada e joga futebol com muletas. O gol foi uma pintura, sendo eleito o mais bonito mundo, vencendo os gols de Richarlison e Payet.
Melhor treinadora
A treinadora da seleção inglesa feminina, Sarina Wiegman, foi eleita a melhor treinadora da temporada. A holandesa foi campeã com a seleção inglesa da Eurocopa feminina 2022. Na disputa, Pia Sundhage, técnica da seleção brasileira, também esteve presente, mas acabou não levando o prêmio.
Melhor treinador
Lionel Scaloni, técnico da seleção da Argentina, campeão da Copa do Mundo, ganhou o prêmio de melhor treinador da temporada. Scaloni nunca tinha sido treinador principal antes de assumir o cargo na seleção. Levou a Argentina à gloria novamente e foi eleito o melhor treinador, tendo seu contrato renovado com a Argentina até 2026.
Fair Play
O prêmio Fair Play é dado para a atitude mais nobre no mundo do futebol. O jogador Luka Lochoshvili recebeu o prêmio Fair Play, após ter ajudado a salvar a vida de seu adversário em campo. Na partida, Luka chega a tirar sua blusa para ajudar a socorrer o seu companheiro de profissão. Uma atitude linda!
Prêmio da torcida
Como tradição do The Best, a FIFA premia os melhores torcedores da temporada. Em 2022, a torcida escolhida foi a da Argentina, que lotou o Catar e fez uma festa linda em cada jogo. Foi uma forma de premiar o amor que os argentinos possuem pela sua seleção.
Torcida da Argentina na Copa do Mundo no Catar. (Foto: Reprodução/Internet)
Seleção feminina da temporada
A seleção feminina da temporada foi formada bem dividida nas nacionalidades, mas com uma forte influência da Inglaterra, pela conquista da Euro. As escolhidas foram:
Goleira: Endler;
Defesa: Bronze; Williamson, Renard e Leon;
Meio-campo: Walsh, Putellas e Oberdorf;
Ataque: Kerr, Morgan e Mead.
Seleção masculina da temporada
A seleção masculina com os melhores da temporada, contou com grandes nomes do futebol mundial. O esquema escolhido foi o principal tema comentando junto com a ausência de Vinícius Jr., já que o esquema possui 4 atacantes. A seleção é formada baseada com o votos dos jogadores. Os escolhidos foram:
Goleiro: Courtois;
Defesa: João Cancelo, Van Dijk e Hakimi;
Meio-campo: Modric, De Bruyne e Casemiro;
Ataque: Messi, Mbappé, Benzema e Haaland.
Melhor jogadora
Alexia Putellas, jogadora do Barcelona e da seleção da Espanha, foi eleita a melhor jogadora do mundo da temporada. A espanhola ganhou o prêmio ano passado, se tornando a melhor jogadora do mundo duas vezes seguidas.
Melhor jogador
Lionel Messi foi eleito o melhor jogador da temporada, mais uma vez. Depois de ter ganho o único título que lhe faltava, a Copa do Mundo, o argentino se consagrou mais uma vez o melhor jogador do mundo, de acordo com a FIFA. Com isso, Lionel Messi ganhou 77 vezes prêmios individuais.