Real Madrid e Barcelona se enfrentam pela partida de ida das semifinais da Copa do Rei, no Santiago Bernabéu, nesta quinta-feira (2), às 17h (horário de Brasília). O duelo é a chance do time merengue dar o troco no Barça pela final da Supercopa da Espanha. Em ótimo momento, a equipe da casa pode ainda se aproveitar dos desfalques do adversário e botar um pé na final já nesta partida de ida.
Prováveis escalações
Real Madrid
O Real Madrid recebe o Barcelona com um reforço importante: Rodrygo se recuperou de lesão, treinou com a equipe pelo segundo dia consecutivo e estará à disposição de Carlo Ancelotti. Para a partida, Alaba e Mendy ainda são desfalques. Na entrevista coletiva, o treinador comentou sobre a “Viniciusdependência” e ainda disse que este clássico não influenciará na disputa do Campeonato Espanhol.
“É um aspecto positivo. Vinicius é um dos melhores jogadores do mundo, que às vezes decide os jogos para nós. Depender dele é muito normal. Ele é um dos maiores do futebol”, declarou Ancelotti.
Apesar do time poder se aproveitar dos desfalques do Barcelona e encaminhar a classificação, o técnico italiano discorda. Ele pontuou que são 180 minutos e que nada estará decidido depois de quinta-feira.
Provável escalação: Courtois; Carvajal, Militão, Rudiger, Nacho; Camavinga, Kross, Modric; Benzema, Vinicius e Valverde.
Barcelona
Depois da eliminação para o Manchester United na Liga Europa e da derrota para o Almería, o Barcelona chega com muitos problemas a Madri. Além de Pedri e Dembélé, Xavi tem o desfalque de Lewandowski, com uma sobrecarga nos músculos da coxa esquerda. No treino desta quarta-feira (1), o zagueiro Christensen também sentiu um desconforto, mas sua presença na partida ainda não está descartada. Apesar das baixas, é a chance do Barça deixar os resultados ruins para trás.
Perguntado sobre o confronto, Xavi Hernández colocou o favoritismo para o Real Madrid: “Somos uma equipe em construção e o Madrid vem de ganhar LaLiga e Champions, por isso acho que são favoritos. Mas isso não significa que não podemos ganhar ou ferir o adversário, porque já mostramos que podemos”, declarou o treinador.
O técnico ainda exaltou a qualidade de Vinicius Jr e pediu atenção: “Ele está fazendo a diferença para o Real Madrid. Acredito que é um jogador excepcional. É muito difícil brecá-lo na corrida. É habilidoso e rápido, adicionou gols ao seu jogo. É um jogador totalmente determinante para o Real Madrid. Temos que vigiá-lo muito de perto. É um jogador diferenciado que está em um nível muito alto”, comentou.
Provável escalação: Ter Stegen; Araújo, Kounde, Eric Garcia (Marcos Alonso), Balde; Busquets, De Jong, Gavi, Kessie (Sergio Roberto); Ferran Torres e Raphinha.
Retrospecto de Real Madrid x Barcelona
No confronto, o Real Madrid tem pequena vantagem. Em 251 jogos, são 101 vitórias do Real Madrid (40%), 52 empates (21%) e 98 vitórias do Barcelona (39%). Na Copa do Rei, a vantagem se inverte: 12 vitórias do time merengue (34%), oito empates (23%) e 15 vitórias do time blaugrana (43%). Nesta temporada, as equipes se encontraram duas vezes, com uma vitória para cada lado.
Onde assistir Real Madrid x Barcelona
A partida será transmitida ao vivo na ESPN (TV por assinatura) e no Star + (serviço de streaming).
Ficha técnica
Jogo: Real Madrid x Barcelona
Competição: Copa do Rei, semifinais
Local: Estádio Santiago Bernabéu – Madri, Espanha
Horário: 17h (horário de Brasília)
Árbitro: José Luis Munuera Montero