Missão Vitor Roque: Barcelona e Athletico avançam por acordo

O novo atacante da seleção brasileira está cada vez mais perto do futebol europeu

Depois de iniciar conversas por Vitor Roque no início de fevereiro, o Barcelona e o Athletico Paranaense entraram em uma segunda fase da negociação. De acordo com a imprensa espanhola, mesmo com as dificuldades econômicas impostas pelo fair-play financeiro de LaLiga, o clube calatão deve seguir avançando pelo acordo.  

Em entrevista para o jornal Sport, Vitor Roque não escondeu a expectativa por jogar no Barcelona e fazer uma parceria com Lewandowski. “Jogar e aprender com ele na próxima temporada? Sim. Se tivesse um jogador deste nível ao meu lado, tentaria aprender o máximo que pudesse. Se isso acontecer, será muito importante para a minha carreira. Seria uma coisa maravilhosa”, revelou. 

O atacante brasileiro, que tem 18 anos recém completados, é um sonho também para a diretoria esportiva do Barcelona. Agora, o clube catalão deixou as conversas iniciais de intenção para se aproximar de um acordo com o Athletico Paranaense. Internamente, o time brasileiro já começa a admitir que Vitor Roque deve ser jogador do Barça a partir da próxima janela. 

Vitor Roque com a taça do Sul-Americano Sub-20 de 2023. Foto: Rafael Ribeiro/CBF

 

Se de um lado o Barcelona apresenta problemas econômicos para a conclusão do negócio, do outro o Athletico parece estar disposto a flexibilizar alguns valores da transferência. Segundo o site Relevo, o clube paranaense pode abaixar o montante fixo em troca de mais variáveis ou aceitar um empréstimo com opção de compra para junho de 2024. A operação deve girar em torno de 40 milhões de euros, cerca de 220 milhões de reis na atual cotação. 

Determinado a realizar o acordo, o Barcelona precisa encontrar soluções internas para o elenco da próxima temporada. No momento, o clube não pode inscrever nenhum jogador e precisa reduzir a massa salarial em cerca de 200 milhões de euros. As alavancas utilizadas na última janela de verão europeu não serão mais permitidas para a inscrição de jogadores, como adiantou Javier Tebas, presidente de LaLiga. 

Com contrato até 2027, Vitor Roque chegou ao Athletico-PR em 2022 como a maior contratação do clube. Ao todo, foram R$ 24 milhões investidos no jogador, que pertencia ao Cruzeiro. Caso a venda se concretize, o Furacão recebe 85% dos valores, os outros 15% são do América-MG. A multa rescisória para o futebol europeu é de 100 milhões de euros.

você pode gostar também