Roma vence e abre boa vantagem para o jogo de volta das oitavas da Europa League

Roma deixou a bola com a Real Sociedad e aproveitou bem suas chances para vencer por 2 a 0 no Estádio Olímpico

Em casa, mais uma vez, a Roma mostrou sua força. Com gols de El Shaarawy e Kumbulla, os Giallorossi bateram a Real Sociedad por 2 a 0 e abrem uma vantagem significativa no confronto das oitavas de final da Europa League.

Como esperado, José Mourinho promoveu algumas mudanças no time titular. Rui Patrício não foi uma delas, o português é o grande nome da meta Giallorossi e manteve sua posição no gol.

Na defesa, por sua vez, houve uma mudança: Diego Llorente entrou no lugar de Ibañez pela esquerda da zaga, marcando o primeiro jogo do espanhol como titular na Roma. Fechando a linha defensiva, ao lado de Llorente atuaram Smalling e Mancini.

No meio campo, Karsdorp e El Shaarawy foram escolhidos para as alas com Cristante e Matic atuando pela faixa central do setor. Um pouco mais avançados, Dybala e Pellegrino com Tammy Abraham sendo o titular no comando do ataque.

Escalação da Roma
Escalação da Roma. Foto – AS Roma/Twitter

 

Imanol Alguacil também fez algumas mudanças do lado da Real em relação ao time que entrou em campo por La Liga no último fim de semana. Inclusive, a formação escolhida foi diferente: o time foi postado no 4-4-2 para o jogo no Estádio Olímpico.

Com Remiro no gol, Gorosabel, Zubeldía, Le Normand e Diego Rico formaram a linha defensiva. Na primeira linha de meio campo Zubimendi e Merino mais centralizados com merino e Illarramendi e David Silva pelas faixas centrais.

À frente, Sorloth fez dupla com Takefusa Kubo no comando do ataque.

Image
Escalação da Real. Foto – Real Sociedad/Twitter

 

Primeiro tempo

A bola ficou com a Real Sociedad no primeiro tempo, mas não foi suficiente. Foto – Real Sociedad

 

Já nos primeiros minutos de jogo, ambos os times tentaram construir ataques de forma parecida: apostando em passes em profundidade para os homens de frente.

Primeiro, David Silva tentou conectar com Sorloth pelo lado da Real Sociedad, com Matic tentando o mesmo com Pellegrini pela Roma. Nos dois lances, os alvos se encontravam em posição irregular.

Porém, não demorou muito até que o placar saísse do empate sem gols.

Dybala engatou um bom contra-ataque e achou bem Abraham passando pelas costas da marcação e entrando na área. Com um drible de corpo, o camisa 9 da Roma conseguiu escapar do marcador, na medida para cruzar a bola. Livre, El Shaarawy botou a bola no fundo da rede sem problemas aos 13 minutos de jogo.

Com isso, a Real Sociedad se lançou mais ao ataque. O clube basco ampliou o controle de bola e passou a criar as melhores chances do jogo .

Aos 21 minutos, Kubo recebeu faixa direita e bateu a marcação para entrar na área puxando para a faixa central. O camisa 14 do clube basco bateu sem ângulo, mas a bola pegou na trave e resvalou em Rui Patrício antes de sair em escanteio – que não deu em nada.

O controle da Real ficou evidente, porém, os times se equilibraram. Dessa forma, a partida ficou bastante disputada com poucas chances reais sendo criadas.

Assim, a etapa inicial acabou com a Roma com a vantagem simples no placar.

Segundo tempo

Image
Zagueiro marca no final para selar a vitória da Roma e garantir boa vantagem para o jogo de volta. Foto – As Roma

 

Logo na volta do intervalo, Mourinho realizou a primeira mudança no seu time: Kumbulla entrou no lugar de Llorente na defesa.

E o jogo voltou em um ritmo parecido com o do fim do primeiro tempo: bastante disputa, sem grandes chances para os dois lados. Até os nove minutos.

Em boa triangulação da Real Sociedad pela direita, Kubo conseguiu um bom cruzamento para a pequena área, mas a defesa da Roma afastou. Mas, no rebote, Rico bateu forte, de longe, obrigando Rui Patrício a fazer grande defesa – foi a única finalização em gol dos bascos no jogo.

Para os 30 minutos finais de partida, Mourinho fez mais substituições: Wijnaldum, Spinazzola e Belotti substituíram Pellegrini, El Shaarawy e Abraham. Mudanças que mantiveram o desenho e a postura Giallorossi no jogo.

O equilíbrio e a disputa voltaram a dominar a partida, com os dois lados cometendo bastante faltas no meio campo, deixando o jogo um pouco picotado.

Tentando quebrar um pouco disso, Alguacil fez a primeira mudança do seu time na partida: Oyarzabal entrou no lugar de Sortloth, tornando o ataque da Real mais fluído.

Porém, pouco mudou e entrando nos 15 minutos finais de jogo mais duas mudanças no clube basco: Brais Méndez e Momo Cho entraram nos lugares de Illarramendi e Kubo, dando um novo gás ao meio e ao ataque da Real.

Menos de 10 minutos depois, um dos substitutos apareceu muito bem. Méndez percebeu a movimentação de Merino em direção à pequena área e passou bem para o camisa 8 da Real.

De muito perto, quase que de forma inacreditável, Merino finalizou mal e nem o alvo acertou. Uma grande chance para o empate que terminou em tiro de meta para os adversários e abriu espaço para Alguacil fazer as últimas mudanças da Real no jogo: David Silva e Gorosabel deixaram o campo para as entradas de Turrientes e Álex Sola.

Apenas cinco minutos depois da chance perdida por Merino, aos 43 minutos do segundo tempo, a Roma empatou na sua primeira finalização depois de quase 20 minutos.

Em escanteio cobrado por Dybala, Kumbulla apareceu voando na pequena área para cabecear com força e ampliar o placar. Após a assistência, o argentino deixou o campo para a entrada de Edoardo Bove.

Apesar dos sete minutos de acréscimo, pouco aconteceu e a partida terminou em 2 a 0 para a Roma, que vai à San Sebastian com uma boa vantagem em mãos.

Próximos compromissos

Portanto, jogo de volta pelas oitavas de final da Europa League acontecerá no Estádio Anoeta na próxima quinta-feira (16) às 17h (horário de Brasília).

Porém, antes de se encontrarem novamente, Roma e Real Sociedad tem compromissos pelos seus respectivos campeonatos nacionais.

Nesse sentido, ambas as equipes voltam a campo no domingo (12). A Real Sociedad viaja para enfrentar o Mallorca, às 10h (horário de Brasília), em jogo válido pela 25ª rodada de La Liga.

Por sua vez, a Roma recebe o Sassuolo no Estádio Olímpico às 14h (horário de Brasília) pela 26ª rodada da Serie A TIM.

você pode gostar também