Nesta quarta-feira (22), as atuais campeãs da Liga dos Campeões Feminina recebem o Chelsea para a disputa do jogo de ida das quartas de final. A partida acontecerá no Groupama Stadium, casa do Olympique Lyonnais, às 14h45 (horário de Brasília).
Lyon
Vencendo o Barcelona por 3 a 1 na última final, o maior campeão da Liga do Campeões Feminina chegou ao seu oitavo título da competição – e agora está vivo no caminho rumo ao nono.
Apesar da campanha do Lyon começar com uma derrota por 5 a 1 para o Arsenal jogando em casa, as comandadas de Sonia Bompastor se recuperaram na sequência, terminando na segunda colocação do seu grupo. Por isso, jogarão o primeiro jogo das quartas de final em casa.
O retrospecto recente das francesas em casa no ano, contudo, é animador: são quatro vitórias em quatro jogos, mais ainda: sem conceder gols. Logo, a expectativa é que elas possam estender essa sequência e se colocar numa posição mais confortável para o jogo de volta.
Em relação ao time, Bompastor tem dois retornos importantes ao plantel: Ada Hederberg e Melvine Malard estão entre as relacionadas. Ainda assim, são três ausências consideráveis: Griedge Mbock, Catarina Macario e Amandine Henry, todas em processo de recuperação de lesão.
Provável escalação: Endler; Carpenter, Gilles, Renard e Bacha; Horan, Egurrola, Dabritz e Marozsan; Casarino e Le Sommer.
Chelsea
Terminando a fase de grupos com 16 pontos, o Chelsea não apenas garantiu a liderança no grupo, que tinha Real Madrid e PSG, mas também terminou com a melhor campanha da fase.
Porém, o caminho não ficou mais fácil para as Blues no mata-mata: assim como na Liga dos Campeões masculina, o Chelsea enfrentará os atuais campeões continentais. Mesmo tendo a vantagem de fazer o jogo de volta em casa – novamente, como acontecerá com o masculino na competição da categoria.
Emma Hayes e suas comandadas, pelo menos, tem um retrospecto favorável a seu favor: a equipe avançou nas últimas três vezes em que esteve nas quartas de final. Além disso, as Blues chegaram para o jogo em uma sequência de três vitórias consecutivas após a derrota para o Arsenal que levou o grupo ao vice-campeonato da Continental Cup.
Hayes, como Bompastor, também terá ausências em seu plantel, algumas delas bastante importantes: Fran Kirby, Katerina Svitkova e Pernille Harder não tem condições de jogo. Harder chegou a viajar com a equipe, mas é pouco provável que a atacante dinamarquesa entre em ação pois ainda está se recuperando de uma lesão grave no joelho.
Por outro lado, Erin Cuthbert está de volta aos treinos e deve reforçar o time nesta quarta-feira, mesmo que comece no banco.
Provável escalação: Berger; Perisset, Buchanan, Bright, Eriksson; Leupolz e Ingle; James, Fleming, Reiten; Kerr.
Retrospecto Lyon x Chelsea
As equipes se enfrentaram três vezes anteriormente. A última delas justamente na pré-temporada visando 2022/23. Em torneio amistoso nos Estados Unidos, o Chelsea abriu dois de vantagem, porém, o Lyon conseguiu o empate já nos minutos finais de jogo.
O regulamento do torneio previa disputa de pênaltis em caso de empate e a disputa foi vencida pelas francesas.
As outras duas ocasiões foram justamente pela Liga dos Campeões Feminina, mais especificamente na temporada 2018/19. As equipes se enfrentaram na fase de oitavas de final e fizeram dois jogos bastante disputados.
Em casa, o Lyon venceu por 2 a 1. Na volta, em Londres, o jogo terminou com o empate em 1 a 1 no placar. Sendo assim, as Leoas avançaram à final batendo o Barcelona por 4 a 1 e, na ocasião, conquistando seu 6º título da competição.
Onde assistir Lyon x Chelsea
O jogo das quartas de final será transmitido com exclusividade e de graça no canal da DAZN (UEFA Women’s Champions League) no Youtube.
Ficha técnica
Jogo: Lyon x Chelsea
Data: 22 de março de 2023
Competição: Liga dos Campeões Feminina – Quartas de final
Local: Groupama Stadium – Lyon, França
Horário: 14h45 (horário de Brasília)
Árbitro: Tess Olofsson