O 2020/2021 do atacante belga Romelu Lukaku, é considerado a melhor temporada de sua carreira. Aos 28 anos de idade, o camisa 9 da Inter de Milão bateu inúmeros recordes e quebrou um jejum de 10 anos pelo time italiano.
Com inúmeros gols e jogadas brilhantes ao longo do ano, Lukaku chegou a Euro como o principal jogador da geração de ouro da Bélgica. E para muitos, um forte candidato aos prêmios de Melhor do Mundo e da Bola de Ouro. Mas para entender o porque do atacante ter mudando bem rápido de patamar, vamos falar sobre sua temporada.
Inter de Milão 2020/21
A temporada nerazzurri não começou muito bem. Vindo de dois vice-campeonatos em 2019/20, um da Serie A TIM, onde perderam o título por 1 ponto para a arquirrival Juventus, e o vice na final da UEFA Europa League perdida para o Sevilla, o clima não era um dos melhores.
Isso foi refletido no desempenho do clube na UEFA Champions League.
Eliminada pela primeira vez na história em último lugar do grupo, a Inter se viu numa situação delicada, onde o treinador Antonio Conte ficou bastante pressionado, assim como o elenco caro da Inter. Diante esse cenário, Lukaku, como a principal estrela do elenco nerazzurri, se sentiu bastante pressionado e foi muito cobrado.
A partir disso, a chave da temporada virou. Com uma jornada espetacular na Serie A TIM, a Internazionale seguiu na caçada do, até então líder, Milan, que vinha encantando a todos com sua equipe jovem e ofensiva. Romelu era o comandante do time vitorioso. Decisivo e importante nos clássicos, como o Derby Della Madonnina, e o Derby D’Itália, o atacante belga entrou pra história.
Contra os rivais, anotou 2 gols e 1 assistência diante o Milan nos dois jogos, e contra a Juve acabou marcando um gol apenas, na derrota por 3×2.
Contudo, Lukaku marcou gol em 20 partidas do campeonato, das 38 rodadas, sendo os gols em 118 vitórias. Com os 24 gols e as 10 assistências na campanha do título, o jogador acabou sendo eleito o craque da competição, o MVP do Scudetto histórico, que não voltava para a Inter desde a temporada de 2010/11.
🌟MVP 2020/2021🌟
Migliore in assoluto: @RomeluLukaku9 ! 🔝Strapotere atletico, tecnica superiore e assoluto trascinatore. I numeri della sua stagione sono straordinari: 24 gol e 11 assist! https://t.co/oNZ4nupzZV#SerieATIM #WeAreCalcio pic.twitter.com/wsnnNCt4fd
— Lega Serie A (@SerieA) May 31, 2021
Confira alguns recordes e marcas históricas atingidas pelo jogador no campeonato:
- MVP da temporada da Serie A TIM
- Se tornou o 4º jogador mais rápido a atingir a marca de 50 gols pela Inter. Lukaku conseguiu em apenas 70 jogos, superando Ronaldo Fenômeno que atingiu os 50 gols pela Inter em 77 partidas.
- Atingiu dois dígitos em gols e assistências na temporada, o que não acontecia desde Samuel Eto’o em 2010/11, pela Inter também
- Em Dezembro, diante o Spezia, Lukaku se tornou o 1º jogador na história da Inter a marcar gol nas 5 primeiras partidas em casa, no campeonato Italiano
- Vice artilheiro do campeonato com 24 gols, 5 a menos que o artilheiro Cristiano Ronaldo, da Juventus.
- Lukaku foi também o vice garçom da liga, com 11 assistencias em 36 jogos, uma a menos que Ruslan Malinovskyi, da Atalanta.
EUROCOPA 2020
Na competição mais importante da temporada, foi o principal jogador de sua seleção. Diante as lesões de De Bruyne e Eden Hazard, e a excelente temporada do camisa 9, Lukaku assumiu a responsabilidade da equipe. Artilheiro da Bélgica com 4 gols em 5 jogos, o jogador acabou levando 2 Man Of The Match pra casa, das 5 partidas disputadas. Além disso, é o vice artilheiro da competição, com 4 gols, junto de Harry Kane, da Inglaterra.
Porém, o sonho de conquistar um título pela sua seleção acabou parando na máquina efetiva de Roberto Mancini. Mesmo saindo derrotado por 2×1 nas quartas-de-final para a Itália, ainda anotou seu gol no jogo em uma cobrança de pênalti contra Gianluigi Donnarumma.
Mesmo com a eliminação, Lukaku aparece entre os melhores do torneio, com seus 4 gols e 2 prêmios de melhor em campo (MOTM).
Melhor do Mundo de 2021?
Até cair para a Itália na Euro, era cotado por muitos como um forte concorrente para o título do FIFA The Best e a Bola de Ouro da France Football. Mas o definitivo para levar o prêmio contra Lionel Messi, Robert Lewandowski e outros, seria o título da Eurocopa.
Infelizmente, o título europeu não veio, mas Lukaku se firmou de vez entre os melhores do mundo, e no top 3 camisas 9 da atualidade. Agora, com a nova temporada batendo em sua porta e uma nova oportunidade na UEFA Champions League, Romelu quer seguir fazendo história na Internazionale de Milão, e continuar vivendo o seu auge da carreira aos seus 28 anos.
E não se enganem pela eliminação na Euro. Romelu Lukaku e sua seleção prometem vir mais fortes do que nunca para a Copa de 2022, onde são cotados como favoritos ao titulo inédito.
O ídolo belga e nerazzurri vem forte para a disputa do melhor do mundo em 2021/22.