A Série B do Campeonato Brasileiro de 2023 finalmente tem data e horário pra começar. A CBF divulgou nesta quarta-feira, 05, o calendário das 12 primeiras rodadas da competição. Em turno e returno, os 20 clubes vão se enfrentar em 38 rodadas. Os quatro melhores sobem para a elite do futebol brasileiro, enquanto os quatro piores serão rebaixados para a Série C de 2024.
O Sport, por conta da indefinição das finais do Campeonato Pernambucano, é o único time que não tem suas duas primeiras rodadas, contra CRB e Vila Nova, com datas e horários definidos. O Sport ainda terá uma outra partida remarcada. Envolvido na final da Copa do Nordeste contra o Ceará, os dois times nordestinos terão suas partidas da quarta rodada adiadas. O Ceará tem um confronto regional com o Vitória em casa e o Sport recebe o Tombense. Os dois jogos acontecerão no dia 10/05.
O jogo de abertura da competição vai acontecer no dia 14/04, sexta-feira, entre Guarani e Avaí, às 19h, no Brinco de Ouro. Também na sexta, Ituano e Ceará se enfrentam no Novelli Júnior, às 21h. Paulistas e cearenses já se enfrentaram na segunda fase da Copa do Brasil deste ano e o Ituano avançou nos pênaltis depois de um empate por 1×1.
Sem confrontos estaduais até a terceira rodada, Criciúma e Avaí fazem o clássico catarinense na terceira rodada, no Heriberto Hulse, no dia 28/04. A rodada ainda terá Guarani x Ituano, no mesmo dia, no Brinco de Ouro. O Clássico de Campinas, maior rivalidade desta edição da Série B, acontece na sétima rodada, com mando da Ponte Preta, no Moisés Lucarelli, no dia 21/05.
Entre os times que caíram da Série A no ano passado, Ceará, Atlético-GO, Avaí e Juventude, serão apenas três confrontos nas primeiras 12 rodadas. O Juventude recebe o Atlético-GO, na oitava rodada, e o Avaí, na décima, em jogos que vão ser realizados no Alfredo Jaconi. Na 11ª rodada, vai ser a vez do Atlético-GO receber o Ceará, no Antônio Accioly.
As 12 primeiras rodadas estão definidas da seguinte forma: