A equipe do Burnley nesta sexta-feira comemorou o acesso antecipado para o retorno à Premier League. A equipe do técnico Vincent Kompany é a líder da Championship, a segunda divisão do campeonato inglês chegou aos 87 pontos e está matematicamente garantida para a próxima edição da elite do futebol inglês. O clube ainda tem 7 partidas a disputar e ainda não tem garantido o título do campeonato mesmo com 11 pontos de diferença para vice-líder Sheffield United.
Após o rebaixamento na temporada passada, a equipe do Burnley decidiu demitir o inglês Sean Dyche (atualmente no Everton) e contratar o belga Vincent Kompany para a temporada 22/23. A equipe também tomou a decisão de fazer uma renovação de elenco e vendeu nomes como o goleiro Nick Pope ao Newcastle, McNeil ao Everton, entre outros jogadores que eram do elenco titular.
O clube iniciou a temporada com resultados positivos e com atuações consistentes e tendo algumas contratações como o lateral Ian Maatsen e os zagueiros Jordan Beyer e Taylor Harwood-Bellis como principais pilares defensivos da equipe. O jovem ponta direita Nathan Tella é o artilheiro da equipe na temporada com 19 gols em 41 partidas.
Com consistência defensiva e um ataque que mescla experiência e juventude, a equipe dos Clarets se manteram na liderança do campeonato e após o jogo desta sexta-feira (7) contra o Middelsbrough fora de casa. O jogo terminou 2 x 1 para os visitantes e cravou o acesso da equipe para a Premier League após conseguir estar com 87 pontos e o terceiro colocado Luton Town consegue chegar somente a 86 pontos.
Mesmo fora de casa, os jogadores e torcida do Burnley fizeram uma bela festa após o apito final, agora a equipe busca também o título antecipado da competição e para isso tem uma vantagem de 11 pontos para o vice-líder do campeonato Sheffield United.
O próximo compromisso da equipe é contra o próprio Sheffield United na segunda-feira (10), no Turf Moor, estádio do Burnley. Se espera uma grande festa e apoio da torcida para a equipe e para o técnico Kompany que teve um impacto gigantesco no clube e no campeonato.