Neste domingo, a Roma recebe a Udinese no Estádio Olímpico buscando um resultado diferente daquele do meio de semana contra o Feyenoord pela Europa League para seguir entre os times do topo da tabela.
Roma
A derrota dos Giallorossi na competição europeia não apenas foi dolorosa pelo fato de que os italianos poderiam ter saído na frente do placar com o pênalti, que foi desperdiçado por Pellegrini, mas também porque dois dos seus atacantes saíram de campo lesionados.
Nesse sentido, a Roma tem uma chance de redenção diante da torcida neste domingo, ainda mais vindo de uma vitória pelo placar simples contra o Torino na Serie A, que acabou com uma sequência de seis jogos sem vencer fora de casa no campeonato.
Mais ainda, o histórico da Roma contra a Udinese em casa é favorável: são oito vitórias nos últimos nove jogos contra os Bianconeri no Estádio Olímpico.
Contudo, são muitos desfalques, alguns importantes, para José Mourinho considerar nesta partida. Os atacantes lesionados no meio de semana foram ninguém mais ninguém menos que Paulo Dybala e Tammy Abraham. Além disso, Ola Solbakken e Rick Karsdorp seguem indisponíveis também por conta de lesão.
Sendo assim, Mourinho vai precisar fazer algumas mudanças – não apenas por necessidade, mas também considerando a partida de volta contra o Feyenoord na quinta-feira (20).
Provável escalação da Roma: Rui Patricio; Mancini, Smalling e Llorente; Zalewski, Cristante, Matic e Spinazzola; Wijnaldum e El Shaarawy; Belotti.
Udinese
A vitória, com V maiúsculo, dos Friulanos no primeiro turno pode servir de inspiração para os visitantes neste domingo que, em caso de vitória, podem vencer as duas partidas conta a Roma no Campeonato Italiano pela primeira vez desde 1998.
A forma da Udinese na Serie A não é das melhores no momento, mas nesta reta final, o time tem a oportunidade de engatar uma sequência boa e terminar entre os 10 primeiros colocados do campeonato pela primeira vez em uma década. Ganhar no Estádio Olímpico poderia, sem dúvidas, representar um grande passo rumo à concretização desse objetivo.
Em termos de desfalques, não são muitos para Andrea Sottil, que ainda conta com a volta de Roberto Pereyra ao time após o capitão ter cumprido suspensão na última rodada. O único desfalque confirmado é Gerard Deulofeu, que deve seguir fora até o fim do mês.
Provável escalação da Udinese: Silvestri; Becão, Bijol e Perez; Ehizibue, Lovric, Walace, Pereyra e Udogie; Success e Beto.
Retrospecto Roma x Udinese
Até o jogo deste domingo, são 103 jogos disputados entre Roma e Udinese com a equipe da capital tendo um histórico favorável. São 53 vitórias Giallorossa, 24 vitórias Bianconeras e outros 26 jogos terminaram em empate. Mais ainda, são 183 gols a favor dos Romanistas e 113 marcados pelos Friulanos.
O último jogo entre as equipes foi em setembro de 2022. Naquela ocasião, no Estádio Friuli, a Udinese goleou por 4 a 0, o que culminou na queda da Roma da liderança da Serie A.
Onde assistir Roma x Udinese
A partida do Campeonato Italiano terá transmissão na ESPN (TV por assinatura) e no Star+ (serviço de streaming).
Ficha técnica
Jogo: Roma x Udinese
Data: 16 de abril de 2023
Competição: Serie A TIM – 30ª rodada
Local: Estádio Olímpico – Roma, Itália
Horário: 15h45 (horário de Brasília)
Árbitro: Antonio Giua