O primeiro empate do Campeonato Brasileiro deste ano aconteceu no Castelão. Fortaleza e Internacional se enfrentaram neste sábado, 15, e ficaram no 1×1. O resultado deixa os dois times no meio tabela. Foi a segunda estreia seguida do Fortaleza no Brasileirão sem vitória. No ano passado, o Tricolor foi derrotado pelo Cuiabá, em casa. Enquanto foi o terceiro jogo consecutivo de abertura do Inter sem sucesso, já que em 2021, o Colorado empatou com o Sport e em 2022, acabou perdendo pro Atlético-MG.
Escalações
Vojvoda vai dando impressões sobre qual é o time titular do Fortaleza no momento. Brítez tomou a vaga de Marcelo Benevenuto na zaga, Lucas Sasha assumiu a volância com Caio Alexandre e o ataque tem Moisés, Galhardo e Lucero. Hoje, o Fortaleza entrou em campo com um 4-4-2 com dois pontas agudos na linha de meio que transformavam o time em um 4-2-4 quando atacava.
Num 4-2-3-1, Mano Menezes apostou na velocidade de Wanderson e de Pedro Henrique, com Alan Patrick sendo a mente pensante no meio de campo. A linha de quatro na defesa variava pra uma saída de três, com Renê guardando posição pela esquerda, Vitão abrindo pela direita e liberando Igor Gomes pra ser um ala pela direita. Jhonny e Baralhas foram os responsáveis por guardar o meio de campo.
Primeiro tempo
O jogo começou bastante equilibrado, mas muito pegado no meio de campo. Sem muitos espaços de cada lado, a primeira boa chance saiu aos nove minutos numa cobrança de falta de Calebe. O meia acertou o canto, mas John voou pra fazer bela defesa. Calebe apareceu novamente aos 20, depois do erro na saída de bola de Baralhas. A jogada se desenrolou e chegou aos pés do camisa 27, que finalizou pra fora.
O Internacional começou a se soltar após a metade do primeiro tempo. Wanderson teve boa chance aos 23, mas chutou por cima depois da sobra da falta. Alemão teve boa cabeçada 25, em passe de Pedro Henrique, mas a bola foi pra fora. Aos 32, Alan Patrick puxou contra-ataque, avançou sem ser incomodado, mas bateu fraco no meio do gol.
A melhor chance do primeiro tempo saiu 38 minutos. Tinga cruzou, Galhardo tentou duas vezes e John tirou em cima da linha.
Segundo tempo
Substituindo Galhardo ainda no primeiro tempo, Pochettino teve a primeira chance do Fortaleza no segundo tempo. O meia carregou a bola e bateu forte, assustando John. No primeiro ataque do Internacional, Wanderson abriu o placar aos oito minutos. Alan Patrick encontrou o ponta livre na esquerda, que dominou, abriu espaço pro lado direito e bateu bonito no ângulo de Fernando Miguel. O Fortaleza não demorou a reagir.
Aos 11, Pochettino cobrou escanteio na área, a zaga Colorada afastou, mas Tinga bateu cruzado. Sem direção, Brítez acabou escorando a bola pra Moisés, que encheu o pé e empatou a partida. Alemão quase desempatou aos 16, mas foi travado por Brítez, depois de boa jogada de Wanderson.
O Fortaleza empurrou o Inter pra trás e transformou John no destaque do jogo. Aos 19, o goleiro Colorado fez grande defesa no chute de Moisés. No rebote, Calebe foi travado por Moledo. Pochettino teve boa chance aos 36 e saiu na cara de John, que fechou bem o ângulo e fez outra boa defesa. Aos 45, Guilherme driblou três defensores e obrigou mais outra grande defesa de John.
Análise
O resultado pareceu muito mais confortável pros visitantes. O primeiro tempo foi bem travado, com os dois times tendo muita dificuldade pra criar, mas o segundo tempo foi de pressão Tricolor. Se não fosse por John, o Fortaleza teria conseguido a virada.
O Fortaleza precisa de Pochettino em campo. O meia mudou o jogo no segundo tempo, deu muito mais movimentação ao ataque e criou ótimas chances pro Tricolor. Lucas Sasha fez bom jogo no meio de campo e Lucero e Galhardo ficaram devendo.
Alan Patrick e Pedro Henrique, fatores desequilibrantes do Inter, tiveram atuações apagadas. John fez grande partida, tendo pelo menos, cinco boas defesas. Rodrigo Moledo também fez bom jogo. A postura do Inter é um ponto crítico. A vantagem durou apenas três minutos e o Colorado passou longe de conseguir desempatar a partida após isso.
Próximos compromissos
Os dois terão compromissos internacionais no meio de semana. O Fortaleza enfrenta o San Lorenzo-ARG, fora de casa, pela segunda rodada da fase de grupos da Sul-Americana, na quinta-feira, 20. O Inter recebe o Metropolitanos-VEN, na terça-feira, 18, pela segunda rodada da fase de grupos da Libertadores.