Coritiba anuncia Zago como novo treinador

Com rejeição por parte da torcida coxa-branca devido a caso de racismo quando era jogador, Antônio Carlos Zago é oficializado como novo treinador do clube

O Coritiba se movimentou com agilidade no mercado e já tem um novo treinador: o ex-jogador Antônio Carlos Zago será o novo comandante alviverde para a temporada de 2023.

Natural de Presidente Prudente, Antônio Carlos Zago começou sua carreira como jogador profissional em 1986 no modesto Ubiratan. Após dois anos e um bom desempenho apresentado, o então jovem defensor foi para o São Paulo, dando sequência a sua jornada. Após o tricolor paulista, passou por outros clubes como: Albacete, Palmeiras, Kashiwa Reysol, Corinthians, Roma, Besiktas, Juventude e Santos (onde se aposentou como atleta no ano de 2007).

Tendo iniciado a carreira de treinador em 2009 no São Caetano, Zago colecionou experiências  como treinador (Palmeiras, Grêmio Barueri, Mogi Mirim, Vila Nova, Audax-SP, Juventude, Internacional, RB Brasil, Bragantino, Kashima Antlers e mais recentemente o Bolívar, onde foi campeão local) e também como auxiliar (na Roma e no Shakhtar Donetsk). No Brasil seu trabalho de maior destaque foi quando em 2019 levou o Bragantino ao título da Serie B de 2019.

Mesmo com uma carreira sólida, Zago é marcado por um dos atos mais escandalosos de racismo no futebol brasileiro. (Foto: Reprodução da internet)

No entanto pese histórico vencedor como atleta e o título recente como treinador, a maior marca de Antônio Carlos Zago é negativa: em 2006 durante um Juventude vs Grêmio, o então atleta do Jaconero apontou para o próprio braço, fazendo clara alusão a cor de pele e assim tendo um ato racista contra Jeovânio (atleta do tricolor gaúcho e de pele negra). Assim sendo ao longo de sua trajetória, Zago precisou dar frequentes explicações sobre o caso além de já ter sido punido na justiça pelo racismo.

Agora como novo comandante do Coritiba após a demissão do português António Oliveira, Zago já deu suas primeiras palavras como coxa-branca:

“Estou muito feliz pela oportunidade de comandar uma grande equipe do futebol brasileiro e voltar a atuar dentro do meu país. Vamos todos juntos com muita união, conquistar os objetivos do clube.”

Com a questão de comando técnico já resolvida, o Coritiba agora foca suas atenções na segunda rodada do Campeonato Brasileiro, diante do Fortaleza em casa. A partida será domingo às 18:30.

você pode gostar também