Botafogo vence Flamengo em clássico quente e assume liderança da Série A

Alvinegro aproveita melhor as chances e, mesmo com um a menos, segura vitória

Flamengo e Botafogo fizeram o primeiro clássico carioca do Brasileirão de 2023 neste domingo, 30, e deu Alvinegro. A vitória por 3×2 deixa o Botafogo na liderança do Brasileirão, com nove pontos, único com 100% de aproveitamento no campeonato. O Flamengo continua com três pontos e caiu pra 12ª posição.

Escalações

Jorge Sampaoli acabou tendo um desfalque muito importante de última hora. Gérson sentiu no aquecimento e Ayrton Lucas entrou em seu lugar. Só que Sampaoli não mudou o esquema e Ayrton entrou na função de Gérson, como um meia pela esquerda. Com a bola, o Flamengo fazia uma saída em 3-1-4-2, com Thiago Maia sendo a ligação do trio de zaga com o ataque e Wesley e Cebolinha abrindo o campo pelos lados. Vidal e Ayrton encostavam em Gabriel, que se movimentava bastante, e Pedro. Santos, por diversas vezes, saía bastante da área pra ajudar na saída de bola, deixando a primeira linha Rubro-Negra com quatro jogadores.

 

 

Luis Castro escalou o Botafogo no 4-1-4-1, com Danilo Barbosa recuando entre os zagueiros pra auxiliar na saída de bola e cobrindo à frente da zaga quando o time não tinha a bola. Victor Sá e Júnior Santos marcavam na linha mais avançada com Tchê Tchê e Eduardo, deixando Tiquinho isolado na frente. A velocidade dos dois pontas era a principal arma botafoguense, apostando em transições rápidas.

 

Primeiro tempo

O Flamengo começou assustando aos cinco minutos. Wesley encontrou espaço pela direita depois de tabelar com Gabriel e achou Vidal livre na área, mas o volante flamenguista acertou a trave de Lucas Perri. Aos 11, Cebolinha pegou a sobra na entrada da área e bateu mascado, pra defesa fácil de Perri. Aos 22 minutos, o Botafogo respondeu com Victor Sá, mas o chute do atacante foi no meio do gol, sem dificuldades pra Santos.

Tiquinho e Danilo deram uma ótima vantagem ao Botafogo no primeiro tempo. Foto: Vitor Silva

 

Aos 27 minutos, Edna Alves Batista viu pênalti de Wesley em Victor Sá. Tiquinho deslocou Santos e abriu o placar para o Botafogo. O gol acendeu o Botafogo, que apertou a saída de bola do Flamengo e, com Santos fora do gol, Tiquinho tentou por cobertura, mas bateu pra fora, aos 35 minutos. Os mandantes quase empataram com Pedro, aos 36. O atacante completou o cruzamento da esquerda de cabeça e obrigou boa defesa de Perri. O Botafogo chegou novamente aos 49 minutos. Tiquinho recebeu fora da área e bateu forte, mas Santos espalmou pra escanteio. Na cobrança de Eduardo, Danilo Barbosa subiu mais que a defesa flamenguista e cabeceou pra ampliar o placar.

Segundo tempo

Com 30 segundo, Gabriel perdeu a chance de botar o Flamengo de volta ao jogo. Everton Ribeiro deu lindo passe por cima, mas cara a cara com Perri, Gabriel finalizou mal. Aos dois minutos, o roteiro se repetiu. Outro ótimo passe de Everton e outra chance perdida por Gabriel na frente do goleiro do Botafogo. Rafael fez falta forte em Cebolinha aos seis e foi expulso pelo segundo cartão amarelo. A expulsão animou o Flamengo, que chegou muito bem aos oito, mas Lucas Perri fez linda defesa em chute de longe de Cebolinha.

Léo Pereira marcou os dois gols do Flamengo. Foto: Marcelo Cortês

 

O Flamengo tentou a reação aos 13 minutos em uma jogada entre zagueiros. Fabrício Bruno cruzou pra Léo Pereira pegar de primeira e estufar a rede. No minuto seguinte, Gabriel perdeu outra chance, em outro passe de Everton Ribeiro. O meia foi até a linha de fundo e passou a bola pra trás, mas Gabriel chutou pra fora. O Botafogo chegou pela primeira vez aos 24 minutos. Victor Sá puxou contra-ataque, mas parou em Santos. No rebote, Tiquinho e Marlon Freitas finalizaram, mas a bola parou na defesa Rubro-Negra.

O Botafogo seguiu no ataque e, no minuto seguinte, Tchê Tchê fez boa jogada pela direita e cruzou pra trás pra Tiquinho fazer o terceiro gol Alvinegro. Aos 39, Everto Ribeiro achou outro passe no meio da defesa do Botafogo, agora pra Pedro, que parou em Perri. A bola ainda ficou solta na área e a defesa do Botafogo afastou pra escanteio. Na cobrança de Everton, Léo Pereira subiu livre e marcou o segundo gol na partida. Marinho teve a chance do empate aos 51, depois de boa jogada de Matheus França, mas bateu fraco no meio do gol.

Próximos compromissos

O Flamengo volta a campo contra o Racing-ARG, pela terceira rodada da fase de grupos da Libertadores, na quinta-feira, 04, fora de casa. O Botafogo recebe a LDU-EQU, também na quinta, pela Copa Sul-Americana.

você pode gostar também