Com a ida de Cristiano Ronaldo ao Al-Nassr, da Arábia Saudita, e a renovação de Mbappé com o PSG, muitos começaram a refletir sobre os maiores salários do futebol mundial. Para matar a sua curiosidade, o Na Beira decidiu reunir os dez nomes mais bem pagos baseado no levantamento divulgado pelo UOL, no mês de agosto deste ano.
10º – Kalidou Koulibaly (Al-Hilal)
Abrindo a lista de maiores salários do futebol mundial está Kalidou Koulibaly, que recebe um salário de 30 milhões de euros anual, o que correspondem a cerca de 158,4 milhões de reais na cotação atual. O zagueiro, que é o único defensor da lista, fez a mudança para o futebol árabe nesta janela de transferências após uma passagem rápida pelo Chelsea na temporada 2022/23.
9º – Riyad Mahrez (Al-Ahli)
Peça fundamental no vencedor Manchester City da temporada 2022/23, Mahrez deixou o futebol inglês ao fim do seu contrato com o clube onde conquistou 11 títulos. A transferência para o Al-Ahli, do Campeonato Saudita, levou o salário do argelino a 35 milhões de euros anuais (184,8 milhões de reais na cotação atual).
8º – Jordan Henderson (Al-Ettifaq)
Depois de 492 jogos oficiais pelo Liverpool e sete temporadas como capitão da equipe, Jordan Henderson optou pela mudança para o futebol árabe nesta janela e, com isso, entrou na lista dos jogadores de futebol mais bem pagos do mundo. O meia inglês ganha um salário de 40 milhões de euros anuais, 211,2 milhões de reais na cotação atual.
7º – Sadio Mané (Al-Nassr)
Antes da janela, Sadio Mané era o nono atleta mais bem pago do mundo. Com a mudança do Bayern para o Al-Nassr, portanto, o atleta subiu duas posições no ranking ao passo que seu salário passou dos 24 milhões de euros por ano (cerca de 126,7 milhões de reais na atual cotação) para 40 milhões de euros (211,2 milhões de reais) anuais, o mesmo valor recebido por Henderson, seu ex-companheiro de Liverpool.
6º – Lionel Messi (Inter Miami)
Enquanto jogador do PSG, o argentino já fazia parte da lista dos atletas mais bem pagos do mundo. Pelo clube francês, Messi recebia 40,5 milhões de euros por ano, 213 milhões de reais na atual cotação. Com a ida pra o Inter Miami, Messi viu seu salário subir para 45 milhões de euros anuais (237,6 milhões de reais). Tendo assinado um vínculo inicial de duas temporadas, o campeão do mundo pode ultrapassar 500 milhões de reais de ganhos salariais, sem incluir acordos comerciais.
5º – Kylian Mbappé (Paris Saint-Germain)
Líder técnico no PSG, Mbappé, aos 24 anos, recebe 72 milhões de euros por ano, cerca de 394 milhões de reais na atual cotação. O valor ficou acertado na última renovação contratual com o clube parisiense em maio de 2022, além do salário que o coloca no top 5 dos jogadores mais bem pagos do futebol mundial, o novo contrato renovou o vínculo de Mbappé com o PSG até junho de 2024.
4º – N’Golo Kanté (Al-Ittihad)
O volante campeão do Mundo com a França em 2018 passou a fazer parte dos 10 jogadores mais bem pagos do mundo após a mudança para o Al-Ittihad, que conta com outro atleta na lista dos melhores salários do futebol. Em seu novo clube, Kanté recebe um salário de 500 milhões de reais (100 milhões de euros) anuais. A título de comparação, no Chelsea, o francês recebia um salário anual de pouco menos de 100 milhões de reais (15,8 milhões de libras).
3º – Neymar (Al-Hilal)
Atualmente se recuperando de lesão, Neymar recentemente deixou o PSG rumo ao futebol árabe. Antes da ida ao Al-Hilal o brasileiro já era o terceiro jogador mais bem pago do mundo, recebendo cerca 44,1 milhões de euros por ano, cerca de 232,8 milhões de reais na cotação atual. Pelo clube árabe, Neymar receberá mais que o dobro do seu salário anterior, que chega a 100 milhões de euros por ano, cerca de 528 milhões de reais na cotação atual.
2º – Karim Benzema (Al-Ittihad)
Depois de uma passagem de 14 anos pelo Real Madrid, Karim Benzema foi mais uma das grandes estrelas do futebol mundial que fez a mudança para o futebol da Arábia Saudita. Assim como Kanté, seu companheiro de seleção, o atacante se juntou ao Al-Ittihad e se tornou o segundo jogador mais bem pago do mundo recebendo 200 milhões de euros por ano. Esse valor equivale a mais ou menos um bilhão de reais na cotação atual.
1º – Cristiano Ronaldo (Al-Nassr)
Cristiano Ronaldo é o jogador com maior salário do futebol mundial. Quando chegou ao Al-Nassr no fim de 2022, o português passou a receber 200 milhões de euros por ano, cerca de um bilhão de reais na cotação atual. Com contrato até 2025, o que diferencia o montante ganho por Cristiano em relação ao seu ex-parceiro de Real Madrid, Benzema, é o fato de que o português ainda tem outros cinco anos como conselheiro do clube árabe, que o renderam mais U$ 500 milhões, ou seja, quase 2,5 bilhões de reais (na cotação atual), livres de impostos.