Ceará vence Tombense e sai da zona de rebaixamento

Vovô vence primeira em casa e acaba com sequência ruim como mandante

O Ceará enfrentou o Tombense neste sábado, 13, pela sexta rodada da Série B do Brasileirão e venceu a primeira partida como mandante. O resultado de 2×0 tirou o Vovô da zona de rebaixamento e jogou o Ceará pro 11º lugar, com sete pontos. Quem entrou na zona foi o próprio Tombense, que agora é o 17º colocado, com quatro pontos. A continuação da rodada pode mexer na posição dos dois.

Escalações

Eduardo Barroca mudou consideravelmente a escalação pro jogo contra o Tombense. Caíque Gonçalves jogou na lateral direita, Chay e Jean Carlos entraram nas vagas de Guilherme Castilho e Janderson e Nicolas foi o centroavante da equipe. Com a bola, o time tentava cadenciar o jogo, principalmente por ter dois meias de mais armação no time. Na fase defensiva, pouco mudou. O time se fechava no 4-4-2, mas com Jean Carlos fechando a segunda linha pela esquerda.

 

 

No 3-4-3, o time de Marcelo Chamusca apostava na velocidade de Marcelinho pela esquerda pra tentar incomodar o Ceará. Sem a bola, o Tombense se fechava no 5-4-1, Pedro Costa e Egídio fechando a última linha com o trio de zaga e Marcelinho e Jaderson se postavam na segunda linha, deixando Alex Sandro isolado na frente.

 

Primeiro tempo

Com um minuto, o Tombense chegou em bola parada. Egídio bateu pra área e a bola sobreou em Alex Sandro, que chutou em cima de Richard. Aos 15, o Tombense teve outra chance pelo alto, mas Luis Felipe cabeceou pra fora após escanteio cobrado da esquerda. No minuto seguinte, o Ceará também chegou em cobrança de escanteio, mas Nicolas não conseguiu aproveitar depois do bate rebate e finalizou em cima do goleiro Felipe. Aos 19 minutos, Richardson lançou pra Erick, Luis Felipe não conseguiu o corte e, na saída de Felipe, o atacante Alvinegro tocou com a perna direita por cobertura, marcando um belo gol.

 

Erick marcou um belo gol no primeiro tempo. Foto: Felipe Santos

 

Aos 25 minutos, Tiago Pagnussat errou saída de bola e entregou pra Marcelinho. A bola chegou em Alex Sandro, que bateu forte, mas Richard defendeu. Na sobra, Marcelinho pegou mal e isolou. Jaderson fez jogada individual aos 34 minutos, mas acabou finalizando pra fora. Em bom lançamento de Jean Carlos, Erick recebeu na ponta esquerda e cruzou na cabeça de Nicolas, que desviou de leve na bola e não conseguiu direcionar pro gol, aos 43 minutos. O atacante do Vovô reclamou bastante de pênalti de Augusto no lance.

Segundo tempo

A primeira boa chance do segundo tempo foi do Tombense, aos 11 minutos. Marcelinho partiu em velocidade e tentou a finalização duas vezes. Na segunda, a bola desviou em Pagnussat e foi pra escanteio. Aos 13, Chay pegou sobra do cruzamento de Willian Maranhão e forçou ótima defesa de Felipe. O Tombense esboçou uma pressão aos 28 minutos. Depois de uma sequência de escanteios, Marcelinho arriscou de fora da área, mas a bola desviou na zaga antes de ir pra escanteio.

Nicolas marcou seu primeiro gol com a camisa Alvinegra. Foto: Iago Ferreira

Aos 31 minutos, o Ceará construiu uma boa jogada, a bola chegou em Janderson e o ponta cruzou, contando com o desvio, na cabeça de Nicolas, que ampliou o placar de cabeça. Aos 38 minutos, Pedro Costa cruzou, Richard afastou mal e Luiz Fernando bateu na rede pelo lado de fora a chance do primeiro gol dos mineiros. Aos 42, Janderson recebeu de fora da área em velocidade e bateu pra defesa de Filipe. No escanteio, cobrado pro Guilherme Castilho, Filipe evitou o gol olímpico do meia. Aos 48, Felipe Cruz perdeu a melhor chance do Tombense. O atacante recebeu passe dentro da área, mas Léo Santos travou a finalização e evitou o gol dos visitantes.

Análise

O Ceará ainda tem muito a evoluir, mas a vitória veio em ótimo momento. Com uma semana até o próximo jogo, Barroca vai ter uma ambiente muito mais leve pra preparar o time. Fora do Z4 e vencendo o primeiro jogo em casa, o Ceará mereceu o resultado e foi superior durante a maior parte da partida. Erick foi o destaque do time mais uma vez e Barroca deve fazer algumas alterações no time que vinah sendo titular durante a temporada. Jean Carlos e Chay participaram bem do jogo, Nicolas marcou seu primeiro gol e não parece ter ninguém com lugar cativo entre os titulares.

Próximos compromissos

O Ceará viaja pro sul do país pra enfrentar o Criciúma, no próximo domingo, 21, enquanto o Tombense recebe o Londrina na sexta-feira, 19.

você pode gostar também