Dois dos três italianos finalistas de competições europeias se encontram neste fim de semana na Serie A. Em Florença, a Fiorentina recebe a Roma que ainda sonha em terminar o campeonato italiano entre os quatro melhores times da competição.
Fiorentina
Apesar do jogo duro contra Inter na final da Coppa Italia, a Fiorentina acabou sucumbindo diante de Lautaro Martinez em noite de glória, com isso, estendendo o período de seca de títulos da Viola, que não conquista um troféu desde a Coppa Italia de 2001. Porém, isso ainda pode mudar em breve, já que a Fiorentina enfrentará o West Ham United na final da Conference League em Praga no início de junho.
O sucesso na competição europeia compensou uma temporada da Serie A atormentada pela inconsistência. A Fiorentina está na 11ª colocação do campeonato nacional, empatado em pontos com o Bologna e com o Torino, com quem empataram no fim de semana passado. Apesar do baque do meio da semana na final da copa e da campanha ruim na liga, a Viola está invicta nos últimos sete jogos em casa na Serie A – sequência mais longa do clube desde 2017.
Tendo alternado fortemente o time na última rodada do campeonato Vincenzo Italiano, que não tem desfalques confirmados, provavelmente o fará novamente depois da dura uma derrota no meio da semana.
Provável escalação da Fiorentina: Terracciano; Dodo, Milenkovic, Igor e Terzic; Duncan e Mandragora; Kouame, Barak e Saponara; Jovic.
Roma
Uma equipe assolada por lesões e distraída por suas façanhas europeias, deslizou no fim da campanha da Serie A e está lutando para permanecer na corrida por um lugar entre os quatro primeiros do campeonato para conquistar uma vaga na Liga dos Campeões – o que também poderá alcançar se derrotar o Sevilla na final da Liga Europa na próxima semana.
Sem vencer nos últimos seis jogos do campeonato, apenas a Sampdoria somou menos pontos do que os escassos quatro da Roma no mesmo período. Mais ainda, são três derrotas nos últimos seis jogos fora de casa na Serie A antes da partida deste sábado. É uma sequência difícil dos Giallorossi que não alcançam marcas tão ruins desde 2018.
Com o empate na última rodada, os comandados de José Mourinho estão atrás do quarto colocado, Milan, por quatro pontos, com apenas duas rodadas restantes. Olhando para baixo, a Juventus – agora rebaixada para a sétima posição por sua última penalidade – está atrás da Roma por apenas um ponto.
Em contraste com os adversários, os Giallorossi seguem muito desfalcados. Rick Karsdorp, Marash Kumbulla e Leonardo Spinazzola são ausências confirmadas, todos por lesão, enquanto Mady Camara e Lorenzo Pellegrini ainda são dúvidas para Mourinho.
Provável escalação da Roma: Patricio; Mancini, Smalling e Ibañez; Missori, Bove, Cristante e Zalewski; Wijnaldum e Solbakken; Abraham.
Retrospecto Fiorentina x Roma
Em 192 confrontos realizados até aqui, o clube da capital italiana tem a vantagem somando 68 vitórias contra 58 do time de Florença. Além disso, são 66 jogos terminados com a igualdade no placar.
No primeiro turno, no Estádio Olímpico, Dybala marcou duas vezes para garantir a vitória da Roma que jogou cerca de três quartos da partida com um jogador a mais depois da expulsão de dos Santos na metade do primeiro tempo.
Onde assistir Fiorentina x Roma
A partida do campeonato italiano terá transmissão na ESPN 2 (TV por assinatura) e no Star+ (serviço de streaming).
Ficha técnica
Jogo: Fiorentina x Roma
Data: 27 de maio de 2023
Competição: Serie A TIM – 37ª rodada
Local: Artemio Franchi – Florença, Itália
Horário: 16h (horário de Brasília)
Árbitro: Giovanni Ayroldi