Na volta da torcida, Ceará perde em casa pro Novorizontino

Vovô joga mal e perde terceira partida em casa na Série B

O Ceará decepcionou mais de 37 mil mulheres, crianças e pessoas com deficiência neste domingo, 28, no Castelão. Pela nona rodada da Série B do Brasileirão, o Vovô perdeu por 3×0 pro Novorizontino e deixou passar a oportunidade de entrar no G4 pela primeira vez neste ano. O Ceará fica no nono lugar, com 13 pontos, mas pode perder uma posição na continuação da rodada. Em quatro jogos como mandante, o Alvinegro perdeu três. Com a vitória, o Novorizontino pulou pra vice-liderança, com 17 pontos e não sai do G4 até a próxima rodada.

 

Escalações

Eduardo Barroca repetiu o time que venceu os últimos três jogos na Série B, mas com a volta de Richard ao gol, depois do goleiro cumprir suspensão. Com Chay e Jean Carlos responsáveis pela criação e com Erick sendo o escape em velocidade pela direita, o Vovô tentava trabalhar a bola desde lá de trás. Na fase defensiva, Jean Carlos e Erick ajudavam pelas pontas e Chay recuava entre os volantes, deixando Nicolas sozinho à frente, num 4-5-1.

 

Num 3-4-3, Eduardo Baptista armou uma estratégia ofensiva pra apertar a saída de bola do Ceará. Aylon, Douglas Baggio e Ronaldo se adiantavam, marcando pressão no campo de defesa do Ceará e o time inteiro acompanhava, diminuindo o campo. Quando precisava se postar mais recuado, Raul Prata e Reverson fechavam a última linha com os zagueiros e Baggio e Aylon fechavam a linha de meio de campo num 5-4-1.

 

Primeiro tempo

O Novorizontino ignorou completamente o clima festivo no Castelão pela volta da torcida do Ceará à arquibancada e já assustou aos nove minutos. Aylon recebeu livre dentro da área depois da disputa de Raul Prata e Luiz Otávio, mas acabou finalizando muito mal, pra fora. Aos 15, o Ceará chegou pelo alto. Jean Carlos cobrou escanteio da esquerda, mas a cabeçada de Luiz Otávio foi nas mãos de Jordi.

 

Nicolas fez um jogo bem discreto e Ceará não se impôs em casa. Foto: Felipe Santos

 

O primeiro tempo, que ia se encaminhando sem muitas emoções, teve um momento de virada a favor dos paulistas aos 38 minutos. Ronaldo brigou pela bola na intermediária e, deitado, deu ótimo passe pra Marlon. O volante saiu na cara de Richard e bateu forte, mas no meio do gol. O goleiro do Ceará não conseguiu afastar a bola, que passou por cima de sua cabeça e foi lentamente em direção ao gol. Antes da bola entrar, Aylon apareceu em velocidade pra confirmar o gol dos visitantes.

 

Segundo tempo

O Ceará não conseguiu mais jogar como queria e o Novorizontino não sentou na vantagem. Depois de outra falha na saída de bola Alvinegra, Geovane teve muita liberdade de fora da área e bateu pro gol. A bola desviou no meio da defesa e atrapalhou Richard, que também foi mal no lance. 2×0 aos nove minutos. Os paulistas quase ampliaram aos 13 minutos, mas a finalização de Douglas Baggio, após bom passe de Ronaldo, não teve força suficiente pra entrar depois de passar por baixo de Richard e David Ricardo evitou o terceiro.

 

Marlon dividiu o primeiro gol da partida com Aylon. Foto: Ozzair Junior

 

A única estocada do Ceará foi aos 18 minutos, quando Vitor Gabriel, já no lugar de Nicolas, dominou dentro da área e arriscou um voleio que parou em Jordi. O Novorizontino voltou a aproveitar outro erro de saída de bola do Ceará e, depois do vacilo de David Ricardo, Romulo cruzou pra Léo Tocantins, sozinho na segunda trave, fazer o terceiro com o gol vazio. Aos 34 minutos, Romulo tentou um chute de longe, mas Richard conseguiu evitar a goleada.

 

Próximos compromissos

O Ceará vai ter outra oportunidade pra vencer no Castelão na próxima sexta, 02, contra a Chapecoense. O Novorizontino segue no Nordeste e visita o ABC, no sábado, 03.

você pode gostar também