Promessa das categorias de base do Cruzeiro, o volante Adriano é um ativo importante do clube, seja pensando em retorno técnico ou financeiro. O jovem de 21 anos passou por altos e baixos no Cruzeiro, mas desde a chegada de Vanderlei Luxemburgo tem sido utilizado com frequência e correspondido em campo.
No começo de 2021 sob o comando do ex-técnico Felipe Conceição, hoje no Remo, Adriano era utilizado junto de Matheus Barbosa e oscilava bons jogos com outros nem tão efetivos assim, algo normal para jogadores jovens como o volante, porém após a demissão de Conceição e a chegada de Mozart, Adriano foi perdendo espaço e sua presença em campo passou a ser menor.
Após a saída de Mozart e a chegada do experiente treinador Vanderlei Luxemburgo, Adriano em um primeiro momento ficou atrás de Ariel Cabral na concorrência pela posição de volante, porém, logo teve chances, se justificou e mostrou porque parte da torcida não aceitava a saída do jovem.
A importância de Adriano e o papel de Luxemburgo
O professor Luxa é conhecido por incentivar e utilizar jovens jogadores nos clubes onde passa, e no Cruzeiro não tem sido diferente, se em um primeiro momento de maior pressão o técnico preferiu utilizar jogadores experientes, agora com resultados chegando passou a dar espaço para atletas jovens.
Adriano é um dos que tem aproveitado esse espaço e se justifica em campo. A presença do jovem volante ao time titular agrega bastante na saída de bola, já que Adriano é um volante com boa capacidade de circulação da bola, além de saber muito bem onde se posicionar e preencher bem os espaços.
Na última entrevista coletiva do técnico Vanderlei Luxemburgo, após o empate em 0x0 contra o CRB em Maceió, em uma das respostas Luxa citou que a única “mudança” que fez com relação ao posicionamento de Adriano foi colocar o atleta “jogando de frente” porque ai o atleta pode ver todo o campo, dando mais liberdade para sair para o jogo.
Impacto na equipe e expectativas
O Cruzeiro vem tendo uma melhora de desempenho sob o comando de Luxemburgo, parte disso pela participação de jogadores como Adriano, as expectativas sempre foram altas sobre o garoto e ele vem correspondendo, é necessário frisar que o jovem tende a oscilar devido a idade, mas que tem bastante potencial e pode sim render bons frutos ao Cruzeiro, tanto em questão técnica quanto em questão financeira pensando em uma futura venda.