Fortaleza bate Palestino e encerra fase de grupos com vitória

Tricolor chegou aos 15 pontos e briga pela melhor campanha no geral

O Fortaleza conseguiu mais um resultado expressivo na Copa Sul-Americana. Nesta terça-feira, 27, contra o Palestino-CHI, fora de casa, a equipe de Juan Pablo Vojvoda conseguiu sua segunda vitória como visitante na competição e ainda sonha com a melhor campanha no geral da fase de grupos. Com 15 pontos, o Tricolor já tinha a vaga pras oitavas de final garantida com a liderança do grupo. O resultado foi trágico pros chilenos, que foram ultrapassados pelo San Lorenzo-ARG nos critérios de desempate e foram eliminados. O San Lorenzo goleou o Estudiantes de Mérida-VEN por 4×1 e chegou aos mesmos oito pontos do Palestino, mas avançou aos playoffs por causa do saldo de gols melhor.

 

Escalações

Vojvoda escalou um time cheio de mudanças no Chile. Com um alinha com três zagueiros, o argentino voltou a 2021, com Pikachu e Crispim pelas alas. Caio Alexandre e Lucas Sasha cuidavam da contenção pelo meio pra dar mais liberdade pra Calebe encostar em Guilherme e Romero. Com muita mobilidade, o time variava do 3-4-1-2 pro 4-4-2, com Pikachu mais agudo pela direita e Calebe dobrando com Crispim pela esquerda. Defensivamente, Pikachu e Crispim fechavam a última linha e o time marcava no 5-3-2.

 

Pablo Sanchez escalou um 4-4-2 bem convencional pra tentar o resultado que classificaria os chilenos pra próxima fase da Sul-Americana. Com Dàvila e Carrasco responsáveis pela criação, Farías e Cornejo marcavam pelo setor central. Na saída de bola, era Farías que recuava entre os zagueiros pra tentar dar mais fluidez no primeiro passe. Barticciotto e Salas se metiam entre os zagueiros do Fortaleza pra brigar pela bola longa.

Primeiro tempo

O Fortaleza teve a primeira boa chance no primeiro tempo com Calebe aos seis minutos. A cobrança do meia, próxima à área, passou perto do gol de Rigamonti. Aos 14, o Palestino tentou a primeira investida com Carrasco, mas o chute de longe não dificultou a defesa de João Ricardo. Aos 19, o Tricolor chegou bem e abriu o placar. Numa jogada bem trabalhada, começada com Benevenuto, a bola passou por Pikachu, Calebe e chegou pra Crispim bater de chapa, do bico da área, do ângulo do goleiro chileno. Golaço.

Crispim marcou um belo gol no primeiro tempo pra dar a vantagem ao Leão. Foto: Mateus Lotif

 

Dávila apareceu duas vezes tentando o empate. A primeira chance foi aos 28, mas o chute de longe foi pra mais longe ainda. Aos 38, o camisa 10 cobrou falta com perigo e a bola passou perto do gol de João Ricardo.

Segundo tempo

O segundo tempo foi de apenas um time. Precisando do empate e já sabendo do resultado entre San Lorenzo x Estudiantes de Mérida, o Palestino partiu pra cima. Salas recebeu ótimo cruzamento aos 12 e, sozinho, cabeceou no canto, forçando bela defesa de João Ricardo. Aos 16, Barticciotto recebeu de Cornejo dentro da área e bateu colocado, mas a bola subiu um pouco a mais e passou perto do travessão. Barticciotto apareceu novamente aos 27, em linda jogada individual, que só não terminou em um golaço porque Brítez salvou o Fortaleza em cima da linha.

Lucero marcou mais uma vez na temporada, garantindo a vitória do Fortaleza. Foto: Mateus Lotif

 

No minuto seguinte, no primeiro toque na bola, Lucero mostrou seu faro de gol. Pikachu recebeu lançamento de Caio Alexandre na área e rolou pra “El Gato” contar com o desvio na defesa e superar Rigamonti. A defesa Tricolor dormiu aos 30 em escanteio cobrado por Carrasco e Farías finalizou na pequena área pra botar fogo na partida. Salas aos 33 e Farías aos 43 ainda tentaram o empate, mas João Ricardo apareceu pra garantir a vitória do Fortaleza e decretar a eliminação do Palestino.

Próximos compromissos

O Fortaleza tem um confronto importante pelo Campeonato Brasileiro no próximo sábado, 01/07, contra o Flamengo, fora de casa. O Palestino só volta a campo no dia 07 do próximo mês, contra o Audax Italiano, na primeira rodada do segundo turno no Campeonato Chileno.

você pode gostar também