A derrocada de Paraná e Santa Cruz na Série C

Dois tradicionais clubes do futebol brasileiro tiveram decretados os seus rebaixamentos para a última divisão do futebol nacional. Paraná e Santa Cruz não resistiram as péssimas campanhas na Série C e vão disputar a Série D da próxima temporada.

Campanhas

O Paraná, que em 2018 disputava a elite do futebol nacional, terminou a Série C apenas na 9ª colocação do Grupo B, a frente apenas do lanterna Oeste. Com 16 pontos ganhos em 18 rodadas, o clube da capital paraense ficou a três pontos do Mirassol, primeiro time a escapar do descenso.

Já o Santa Cruz ficou na última colocação do Grupo A com apenas 12 pontos conquistados. A equipe de Recife teve a segunda pior campanha no geral da Série C, atrás apenas do Oeste (7). A última vez que o Tricolor havia disputado a Série A foi no ano de 2016.

Motivos

Dentre as justificativas que procuram explicar essa derrocada dos dois tradicionais clubes do cenário nacional, está a pandemia. O calendário apertado que juntou a temporada 2020/2021 mais o fator arquibancadas vazias, foram fundamentais na crise que os dois clubes enfrentaram.

Do lado do Paraná, ainda podemos citar o péssimo planejamento que fez com que o time contratasse 39 jogadores ao longo da temporada. O clube ainda teve problemas com a FDA Sports, uma empresa que tomou conta do departamento de futebol e seria uma das responsáveis pelo excesso de contratações. A parceria durou dois meses e logo a FDA preferiu deixar o clube. Está sendo processada pelos paranistas.

Já do lado do Santa Cruz, a crise financeira, além da já citada falta dos fanáticos torcedores do tricolor nas arquibancadas, acabaram fazendo com que o time não fizesse apenas uma péssima campanha na Série C, mas sim uma péssima temporada com direito a uma campanha desastrosa também na Copa do Nordeste. Nem mesmo o apelo a uma lenda do Arruda como Givanildo Oliveira, que assumiu o cargo de diretor técnico em junho, evitou o rebaixamento com umas das piores campanhas da competição.

O futuro

Agora as duas tradicionais equipes vão em busca da remontada. Para o Santa Cruz, é um filme que os torcedores já encararam, na década passada o tricolor arrancou da Série D para a Série A. O tricolor ainda tem as eliminatórias da Copa do Nordeste para disputar ainda nesta temporada, uma oportunidade para encerrar a temporada com dignidade e planejar um 2022 de superação.

Já o Paraná, irá disputar pela primeira vez 4ª divisão nacional e uma reestruturação no clube é esperada para a temporada 2022, fazer um bom campeonato estadual é o primeiro grande objetivo do time.

 

Siga-nos no twitter! | Leia também: Embalou? Vasco chega a três vitórias seguidas na série B após bater o Confiança. 

você pode gostar também