Para inaugurar a Copa do Mundo Feminina 2023, a Nova Zelândia e a Noruega se enfrentam nesta quinta-feira (20), às 4h da manhã (horário de Brasília), no Eden Park, em Auckland. A seleção neozelandesa é uma das sediadoras da competição, junto à Austrália, e planeja utilizar o fator casa para surpreender no torneio. Por outro lado, as norueguesas possuem tradição na Copa do Mundo e, com seu elenco recheado de estrelas, são favoritas à classificação no grupo A.
Como vem a Nova Zelândia?
A Nova Zelândia não empolgou em suas atuações em 2023, entretanto, o fator casa será sua principal vantagem para estrear na Copa do Mundo Feminina contra a Noruega. Na reta final da preparação para o torneio, a equipe comandada por Jitka Kilková venceu um dos nove jogos disputados.
A vitória alcançada pela Nova Zelândia aconteceu no último domingo (10), contra o Vietnã, podendo dar confiança para as neosolandesas por ter sido a partida anterior ao início da competição.
Provável escalação: Victoria Esson; CJ Bott, Katie Bowen, Ali Riley e Rebekah Stott; Betsy Hassett, Ria Percival e Malia Steinmetz; Jacqui Hand, Indiah-Paige Riley e Hannah Wilkinson
E a Noruega?
A Noruega chega como favorita no confronto contra a Nova Zelândia e também para liderar o grupo A. Mesmo com um retrospecto negativo nas últimas cinco partidas, contando com apenas uma vitória, a seleção comandada por Hege Riise aspira chegar longe na competição.
A atacante Ada Hegerberg (eleita melhor jogadora do mundo em 2018), as pontas Caroline Graham Hansen e Guro Reiten e Frida Maanum são algumas das estrelas no elenco da Noruega, que busca os três pontos nesta madrugada.
Provável escalação: Aurora Mikalsen; Thea Bjelde, Maren Mjelde, Mathilde Harviken e Tuva Hansen; Anna Josendal, Frida Maanum, Guro Reiten e Emilie Haavi; Ada Hegerberg e Carolina Graham Hansen.
Retrospecto
Segundo informações do portal Terra, as duas equipes já se enfrentaram cinco vezes na história, com quatro vitórias da Noruega e 1 triunfo da Nova Zelândia.
Onde assistir a Nova Zelândia x Noruega?
A partida de abertura da Copa do Mundo Feminina 2023 será transmitida no SporTV, FIFA+ e Cazé TV (Youtube).
Ficha Técnica
Jogo: Nova Zelândia x Noruega;
Competição: Copa do Mundo Feminina;
Estádio: Eden Park, em Auckland;
Arbitragem: Yoshimi Yamashita (árbitra), Makoto Bozono e Naomi Teshirogi (assistentes), Tatiana Guzman e Carol Anne Chenard (VAR);
Horário: 04h00 (de Brasília).